sexta-feira, 9 de setembro de 2011

71 dias e compulsões !

Segundo a Wikipédia as compulsões podem ser definidas como comportamentos e/ou atos mentais repetitivos e estereotipados que o indivíduo é levado a executar voluntariamente para reduzir a ansiedade ou mal-estar causado por uma obsessão ou para prevenir algum evento temido. O indivíduo também reconhece o caráter irracional do comportamento, apesar de dificilmente conseguir evitar sua ocorrência.

Não, não desisti do desafio, mas tive um comportamento que não pude controlar de maneira alguma e, resguardada por uma das permissões do projeto, terminei por comprar três presentes.

Como já disse, os presentes possuem importância e serão elaborados, o problema todo foi a forma quase irracional como aconteceu.

Tive uma insônia daquelas! Queria uma cafeteira Dolce Gusto, ainda quero e, para evitar entrar nestes sites e comprar, porque ontem não estava conseguindo nem pensar direito, direcionei toda minha atenção mental para presentes como forma de alívio da ansiedade.

Primeiro detalhe, um deles demorei oito horas para elaborar porque não sabia mexer com o programa, o segundo foi mais fácil considerando que escolhi algo pronto e o terceiro veio com tranquilidade porque já era craque na ferramenta on line que utilizei no primeiro.

Segundo detalhe, os dois primeiros eram para minhas irmãs e raramente envio presentes de aniversário porque moramos em cidades distantes mil quilômetros e quando vejo o tempo que pudesse ensejar a entrega já passou, restando apenas o telefone. 

O presente último foi feito para o Natal e, acaso eu deixasse para mais tarde, com a proximidade do final do ano onde tudo vira uma loucura, não teria sido feito nem ficado tão perfeito.


Até aqui vocês vão dizer, Ziula está tudo bem então!

O fato não é este!

Fiquei um pouco assustada com a necessidade de comprar alguma coisa, de entrar na internet, de procurar, de despender o tempo fazendo algo para ser adquirido, embora não fosse para mim.

Também passou por perto o medo de não resistir o desafio e, se isto acontecesse, eu realmente me sentiria muito mal e os efeitos sobre minha autoestima seriam devastadores.

E, para encerrar, pretendo após este deslize manter meus costumes habituais sobre presentes, da forma como agia antes do ano sem comprar a fim de não descambar para outro oposto, presentear pessoas que nunca presentei em determinadas datas pela simples endorfina da compra!


 Vou tomar mais cuidado e vou extravasar minha ansiedade de outra forma, prometo!


2 comentários:

  1. Ziula, adorei o seu post, me identifiquei muito e achei engraçado! Eu prometi a mim mesma que não vou comprar mais presentes do que compraria normalmente justamente pra não cair numa compulsão por presentes... agora, o prazer de comprar os presentes é inquestionável! O que eu estou fazendo ( e está funcionando) é caprichar muito nas embalagens, é escolher coisas muito bem escolhidas, enfim,é procurar os presentes que agradarão mais, com mais tempo.. isso sim está sendo uma experiência muito gostosa em oposição àquela loucura de ir ao shopping em dezembro. Outra coisa boa são os preços... Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Marina,

    Fiquei muito preocupada, porque já tive sérios problemas com compulsão e não era mera impulsividade...

    Tenho também pessoas da família com sérios problemas neste campo...

    Ontem, quando passou meu delírio, pensei... será que vou ter que consultar uma psicológa e logo lembrei de você.

    Mas já consegui reequilibrar... rs...

    Beijos

    ResponderExcluir