quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Noventa dias e algumas constatações!


Confesso que o início foi difícil, cheguei a colocar na barra direita do blog as coisas que eu queria comprar e que retirarei hoje mesmo.

Acredito que a questão seja de condicionamento, tipo aquele que fazem com ratinhos de laboratório. Desde que nascemos somos jogados em um mundo de consumo, onde consumir é uma coisa tão natural que nem sequer pensamos no que estamos comprando, basta adquirir coisas e mais coisas.

Não sei qual o tempo necessário para mudar um condicionamento ou um hábito, alguns dizem vinte e um dias que seria um número cabalístico, outros mais ou menos dias, mas não há número preciso, tudo depende de cada pessoa.

Eu nem mesmo sei quanto tempo foi necessário para minha conscientização e para que eu parasse em querer e sonhar comprar coisas. O bom mesmo foi ter colocado o desafio para todos, publicado este blog e principalmente desautomatizado.

Coisas interessantes aconteceram nestes noventa dias, que foram muito além do ano sem compras.

Deixei de roer as unhas, coisa que eu fazia desde os cinco anos de idade devido a um problema freudiano com meu pai. Parei de dar conselhos, exceto para meus filhos ou quando pergunto se a pessoa quer realmente um conselho e ela responde afirmativamente. Virei vegetariana, não comendo mais qualquer tipo de carne de animal. Passei a prestar mais atenção nos produtos que contém transgênicos para evitar o consumo.

Aprendi a levar as roupas com mais rapidez para a costureira, transformando calças de meu filho menor em bermudas, consertando blusas que anteriormente seriam doadas. Utilizei o sapateiro para recuperar sapato que em outra época também seria doado.

Tirei muitas coisas do guarda roupa, aquelas que tenho certeza de que nunca mais usarei, sendo que o desapego ficou muito mais fácil, porque antes olhava para os itens com pesar, pensando que ia perdê-los. Hoje, tenho certeza de que estão indo para as mãos de pessoas que realmente precisam e irão utilizá-los.

Até porta retrato mandei consertar. Sim, a parte de suporte do porta retrato pode ser consertada, coisa que jamais me passou pela cabeça, pois aqueles sempre iam para o lixo e sempre comprava novos.

Finalmente, as meias de nylon! Um furinho ia para o lixo! Considerando o pensamento voltado para  não comprar e para reutilização, lembrei ontem do que minha bisavó ensinou, se o furo é em um local que não vá aparecer quando usada com sapato, basta você pegar uma lâmpada, daquelas redondinhas, colocar dentro da meia, esticar o local do furo sobre o vidro e costurar. Quando você termina, a meia encolhe novamente e nem aparece onde foi costurado.

Só tenho a agradecer por todas as experiências novas que estou tendo e por todo apoio que tenho recebido das pessoas que visitam este blog. Está sendo muito gratificante esta experiência e espero que esteja ajudando outras pessoas.

Estou muito feliz e pretendo viver novas situações que possam ser compartilhadas.

Um beijo no coração de cada um de vocês !!!

6 comentários:

  1. Olá, acabei caindo no teu blog de links em links e estou achando ótimo, sempre venho ver se tem artigos novos, também estou tentando entrar nessa onda do consumo consciente!! :) Continue com seus ótimos artigos!! :-)

    ResponderExcluir
  2. Pode ter certeza que estamos aprendendo e ensinando uma com as outras, e o mais legal é o carinho que tenho por vc mesmo sem te conhecer ...

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. E eu estarei aqui curtindo as experiências e suas letras e sim, refletindo junto, trocando idéias e vendo o que em mim muda com o efeito do que leio e penso.
    As iniciativas de reflexão e de mudança de escolhas para que sejam mais conscientes nos devolve o poder de sermos nós mesmos.
    Parabéns por essas iniciativas! Parabéns pelos 90 dias!
    Até breve.

    ResponderExcluir
  4. O que eu concluí do seu texto é que você parece estar mais relaxada,menos estressada e mais tranquila. A gente não se conhece pessoalmente mas a impressão que deupelo seupost é que o ritmo da sua vida ficou mais calmo: vc até mesmo parou de roer as unhas! Nossa, Ziula, a gente muda muito mesmo e acho que é importante estar focada nesse processo, digerindo os fatos, pensando nas repercussões dessa decisão, enfim, é importante refletir sobre todas essas mudanças para extrair o máximo disso tudo. Abraço!

    Marina

    ResponderExcluir
  5. Colorada,

    Espero que eu possa te ajudar, porque consumo consciente faz bem para a saúde! Inclusive propicia encontrar as coisas que realmente importam!

    Oi, Cris,

    Fazia tempo que não nos encontrávamos por aqui! Também tenha te acompanhado, embora este mês de setembro tenha sido particularmente difícil, teve 138 dias e ainda assim pouco tempo para dar conta de tudo. Vamos guerreando! Bjs

    André,

    Espero que minhas letras não te cansem. Gosto de seus comentários e da nossa disposição em mudar alguma coisa neste mundo meio maluco em que vivemos! Abraços! Até breve!

    Queria Marina,

    Minha mentora! Foi com seu blog que tudo começou e está sendo muito melhor do que qualquer outra terapia que eu ja tenha feito... rs... Aliado ao fato de que sei que estás por aí para passar tantas coisas boas e tantos exemplos maravilhosos.
    Quanto às unhas, passaram a ser comidas a partir do momento em que meu pai levou meu primo, que tinha a mesma idade que eu, para pescar, e não me levou porque eu era menina! Pode? Pois bem, agora voltei àquela época brincando com as próprias unhas, escolhendo cores estravagantes, o que bem mantendo as unhas bem compridas e acredito que nào mais as roerei... rs...
    O interessante de tudo isto é que as pessoas se contagiam com um ou outro fato e acabam seguindo algumas atitudes e tendo diversão também.
    Um abraço grande para você!

    ResponderExcluir