segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Organização !

Realmente não lembro se foi em comentário ou em post, mas mencionei que estava fazendo minha "limpeza" de coisas inúteis, ou que não faziam mais sentido,  de forma bastante lenta, dizendo que era uma forma de impedir o arrependimento em doar ou descartar algum item.

Esta é somente uma parte da verdade! A outra parte está escondida na preguiça crônica que me impede de levar a sério a organização e de tirar tudo de uma vez só. Tenho vontade de dormir só de olhar minhas tantas caixas organizadas.

Seria mais fácil criar coragem acaso estivesse tudo atirado pela casa? Talvez, mas gosto de tudo em seu devido lugar!

Desde sempre fui muito organizada e tudo que tenho está devidamente encaixotado e etiquetado. Cada bagulho está no seu devido lugar, não atrapalhando a arrumação da casa, nem deixando cantos ou quartos com aparência de mudança ou desordem.

Ocorre que são muitas caixas com muitas coisas desnecessárias ou sem nenhum valor sentimental para meus filhos no futuro e para mim no presente.

Houve época onde eu fotografava em viagens: igrejas, postes, paisagens. Isto ocorreu até uma senhora comentar sobre a inutilidade daquelas fotos, porque ao morrermos nossos filhos e familiares não dariam valor para elas e tudo iria para o lixo.

Considerando a necessidade de revelar as fotos, pois as máquinas ainda não eram digitais, passei a controlar um pouco este impulso fotográfico, até porque não sou profissional desta área e os valores gastos na revelação não justificavam tantas fotos impessoais.

Hoje em dia continuo com esse cuidado, embora menor ante a possibilidade de armazenar digitalmente as fotografias. Por vezes paro para pensar no lixo digital e concluo, não sei se precipitadamente, que ele não ocupará tanto espaço como nossas bugigangas físicas.

Vem à mente as desculpas que acho para não colocar no lixo ou para doação todas as coisas que não me servem mais e, sinceramente, a forma com que estou fazendo a limpeza, dizendo que é para evitar arrependimentos, é somente desculpa para ter pouco trabalho.

Não pretendo continuar com esta quantidade imensa de caixas, cheias de coisas e com certeza tomarei coragem para enfrentar meu lixo que não é lixo e está tão bem encaixotado e etiquetado.

Lixo etiquetado? Pois é, para ver onde chega a loucura das pessoas.

Aqui a pergunta que não quer calar: como todos estes itens foram parar em caixas etiquetadas?

Simples, basta abrir uma gaveta e devagar ir separando as coisas encontradas em pequenos "grupos" conforme se assemelhem. Falei para minha irmã: - basta considerar que cada item pertence à mesma categoria de outro e ir arrumando tudo em pequenas "coleções".

Durante esta seleção já é possível ter uma idéia do destino de cada coisa e separar o que vai para doação, lixo e conserto, sendo de bom alvitre ter uma sacola ou caixa para cada uma destas opções.

O restante, aquilo que vai ficar, pode ser organizado em gavetas ou caixas devidamente identificadas.

Fazendo isto cômodo por cômodo da casa, em pouco ou muito tempo - dependendo de seu ânimo, será possível ter tudo organizado, pois as "coleções" formadas em um local e com correto armazenamento já abrem a possibilidade de encontrar outros itens em outros locais e estes já terem destinação estabelecida.

Depois de tudo isso, é possível passar para a segunda etapa, aquela em que me encontro, e analisar com mais cuidado cada item e cada caixa, sempre com a pergunta: - qual o significado disto para mim ou para minha família acaso eles passem a ser guardiões dos meus pertences?

Não posso esquecer de indicar que roupas e sapatos sejam separados por cores, o que facilita em muito a escolha da combinação que se pretende vestir naquele dia.

Finalmente, gavetas de lingerie e camisolas/pijamas sempre ficam mais interessantes e fáceis de organizar quando possuem divisórias, sejam aquelas plásticas compradas prontas ou mesmo feitas por um marceneiro e, neste último caso, não fica muito dispendioso.

p.s. Precisei pedir um presente de dia das crianças. Tá certo, tenho 45 anos! Explico a necessidade: minha sanduicheira, com revestimento antiaderente, ultrapassou a vida útil e estava deixando meu sanduíche de hamburger de soja grudado. A solução foi pedir para meu filho este presente, com o que toda a família foi beneficiada, sem que eu considere ter burlado o ano sem compras.

2 comentários:

  1. Ziula, oie!!!!
    =D
    Amei de paixão este post, sério!!!!
    Amei mesmo, acho que porque sou completamente o oposto... tentando me consertar.
    Gostei das suas dicas, sem contar que sempre amo seus posts.
    =D
    Beijo grande!!!!

    ResponderExcluir
  2. Lu,

    Muito bom te encontrar por aqui! Ultimamente tenho dado muita risada de mim mesma! Isto é bom, porque só assim consigo enxergar exatamente o que está acontecendo e quais são os pontos que devo cuidar!

    Beijos!

    ResponderExcluir