segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Living a Dream - Izabel (1)


Acompanho o blog da minha filha e, embora ela relute um pouco em falar dos sentimentos por estar tão longe de casa e outros decorrentes da idade, consigo "pescar" alguma coisa.

Estou escrevendo este post a pedido dela, também em comemoração ao compromisso que Izabel assumiu e está cumprindo fielmente, qual seja, postar informações diariamente para que possa saber o que exatamente aconteceu, não obstante eu reconheça que todos temos situações inconfessáveis!

Ficou ggiiiigggaannntteee este texto. Pudera, retrata desde a escolha aos fatos que aconteceram desde setembro deste ano. Logo, leia em partes!

Tudo começou com a ansiedade decorrente da escolha de outro país para fazer o intercâmbio, não bastando apenas escolher qualquer um, mas encontrar aquele que lhe agradasse e que nosso orçamento permitisse, existindo alguns proibitivos para nosso padrão de vida, tais como aqueles para a Europa que era minha preferência.

A opção pelo Canadá, segundo ela, deveu-se ao fato de ser a melhor educação do mundo, além de ter vontade de conhecer este país. Bem, vamos dar crédito à menina que adora estudar!

Depois veio a fase de escolher a cidade e ofereceram Nova Scotia, descartada por possuir poucos habitantes e, com certeza, seria ruim estudar com poucas pessoas. Brincadeira! É certo que pesou o lazer, pois em cidades pequenas as opções são menores.

Oferecidas também Winnipeg e Saskatoon, vindo a escolha pela primeira, claro, capital!

Em 30 de agosto deste ano, começou a pensar no dilema da arrumação das malas e a incerteza sobre o que seria sua vida dali para frente e, como boa intercambista, queria que tudo superasse suas expectativas. Se isto aconteceu ainda não tive notícias, mas acredito que sim, porque a vejo feliz apesar do frio.

Faltando dois dias para o embarque houve uma piora no nervosismo e ansidade, associado à despedida das amigas de sempre, pessoas dipostas a apoiar todas as situações, e os presentes para a família que iria recebê-la em Winnipeg, não podendo faltar Havaianas.

O que impulsionou a esperança foi o fato de entender que o intercâmbio iria ajudá-la e muito.

Momento crucial para toda mulher, a efetiva arrumação do que ela chama de "desgraça de mala", a vontade de jogar tudo dentro e fechar, e a certeza de que ao chegar no destino estaria tudo bagunçado.

Embarcou dia 04 de setembro e somente voltou ao blog em 05 de outubro, depois disso manteve as postagens diárias, devidamente aconselhada para não abandonar seus leitores.
 
No dia do embarque quase desistiu por medo, mas entrou no avião e foi para sua nova experiência de vida, chegando no dia seguinte para ter a grata surpresa de que a família escolhida estava errada, pois havia crianças e gatos.

Quanto às crianças não haveria maiores problemas, mas os gatos, ah os gatos!, a criatura tem rinite alérgica e não suporta os pelos. Sua hostmom seria a Laurie e, no seguinte, acompanhou Izabel ao mercado para comprar algumas coisas e material escolar.
 
Já no dia 07 de setembro começaram as aulas e foi necessário pedir a troca de família, considerando que a alergia estava se agravando, não podendo sair do quarto para qualquer outra parte da casa. Nesta casa havia também uma mexicana Renata, que estava fazendo intercâmbio.
 
A empresa de intercâmbio agiu prontamente informando essa troca de família no dia seguinte, mantendo o mesmo colégio e, em 09 de setembro, a nova família foi buscá-la, ganhando duas irmãs mais novas que ela, a menor de nome Tiffany e a maior de nome Joleen, a hostmom chama Annie e o pai John, além de ter na casa uma cachorrinha igual à nossa Tuka Mentirinha, da raça sptiz alemão ou lulu da pomerânia.

Já no dia 10 de setembro, ela e sua nova família foram para uma venda de garagem. Aqui um parênteses, não sei porque esta prática ainda não chegou ao Brasil. Cada vez que faço limpeza em casa, acabo doando milhões de coisas e poderia muito bem vendê-las, mesmo que destinando o dinheiro para a caridade, acaso tivêssemos este costume, não havendo é certo que soaria meio estranho.

No dia seguinte foram à praia. Acredito que neste ponto Izabel está bem feliz com a nova família, até aprendendo a fazer cookies, cuja efetiva apreensão do conhecimento será testada quando de sua volta ao Brasil.

Festa na escola no dia 14 de setembro em comemoração à primeira semana no colégio e festa é sempre bom, demonstração de carinho e importante quando somos os homenageados, principalmente com muitos cupcakes e refrigerante.

No Brasil não somos assíduos frequentadores dos locais de reunião de nossa religião, mas lá Izabel foi para a igreja com sua irmã Joleen no dia 16 de setembro e já no dia seguinte, desta vez, acompanhada de toda a família, ao Rock The River - reunião de várias bandas de igreja, no The Forks - espécie de mercado público, mas que possui também pista de skate, local para shows, etc. O interessante deste passeio é que ela gostou muito das bandas e das músicas e, anteriormente, não gostava muito de músicas religiosas. Depois do passeio Mc Donald's, em qualquer lugar do mundo.

Esta estada em outro país está rendendo:

- muitos filmes para assistir em casa e no cinema, apesar de alguns filmes que considerou chatos, como o "MoneyBall", outros que assistiu pela milésima vez, como "Alice in Wonderland", alguns muitíssimo engraçados como "Crazy, Stupid, Love", "Puss in Boots" - Gato de Botas, "Os Pinguins de Madagascar" e um que fez chorar de medo "Atividade Paranormal 3";

- jantares e lanches com intercambistas - Augusto,  Clara, Fernando, mexicana Ana, mexicano Lalo, Camila, Cláudia, Bárbara, Letícia, Maria Paula, Giulia, Rafael,  Matheus, eslováquio Tomas, Egon, Marcelo, mexicano Ivan, Gabriela, Bianca, Brenda, Betina e Amy que é a amiga canadense que canta "borboletinha tá na cozinha" e, segundo a Izabel "dá muita vontade de colocar ela num potinho e sacudir até sair glitter";

- dormir em casa de amigas e vice-versa;

- jogo de futebol da irmã mais nova, Tiffany em 09 de setembro,  jogos de futebol americano do Winnipeg Blue Bombers no dia 30 de setembro e também em 20 de novembro; outros passeios aoThe Forks, mercado público.

Tem também o mexicano chato PACA*....! que ela senta ao lado e por isso não conversa.

Um capítulo à parte para os professores: Ms. Yeo, professora de história canadense, que passa trabalhos gigantescos e prova já na semana seguinte; Mrs. Kasian, professor de matemática, que até deu chance de refazer uma prova porque a calculadora estava programada de forma incorreta; Ms. Sanderson que mandou fazer trabalho sobre o Halloween, para que os alunos soubessem mais sobre esta data e no dia 17 de outubro fez aniversário com direito a festinha; Mr. Moroski, professor de química, tendo a Izabel tirado 41 na prova que valia 60; aula de educação física com a professora Ms. Fontaine, na academia do Chief Peguis; Ms. Lacoste, professora de inglês, que leu uma história sobre um hotel de Winnipeg onde vive um fantasma em um dos quartos, visitado posteriormente pela Izabel e também deu docinhos porque 31 de outubro era Halloween.

No dia 13 de outubro houve um professor que elogiou o vocabulário, o que não me surpreende considerando a capacidade desta menina. Começou a sentir saudades das iguarias brasileiras, olha a frase "a comida do Brasil faz muuuuuita falta, quero comida da Márcia!!!!!!!!!!!!!". Márcia é a moça que trabalha na minha casa. Certo, Izabel, muita comida te espera, principalmente arroz e feijão!

Depois, jantar às 16h30 para quem veio do Brasil e estava acostumada a jantar depois que escurece, em torno de 20h00, não deve ser fácil. Assim, fica estranhando a alimentação e também o horário das refeições.

Falando em alimentação, pude constatar que basicamente está tomando leite puro e com chocolate/ ovomaltine, chocalete quente, comendo frango com batata frita que encontra no freezer, milho com feijão e novamente frango, miojo, sanduíche de mortadela, macarrão com molho de tomate e também com feijão, lasanha, sushi, pão com ovo mexido e queijo, pizza, donnuts,muffin,  cupcakes, cookie, torradas com nutella, bolo de chocolate, brigadeiro, banana, maçã, sorvete, barrinha de cereal, suco de açaí.

Uma única vez vi referência à salada acompanha de penne com camarão e de sobremesa? brownie de caramelo... estava indo tão bem!

O mais preocupante é que ela diz estar comendo feito um dinossauro. Espero que a família de lá tome uma atitude e busque uma alimentação mais saudável! Caso contrário, na volta do Brasil a gente ajeita!

E um registro para os shows do Artic Monkeys no dia 01 de outubro; Kings Of Leon no dia 04 de outubro e até apresentação da Orchestra de Winnipeg no dia 06 de outubro; Avril Lavigne no dia 14 de outubro; Selena Gomez no dia 21 de outubro.

Também digno de nota o fato de estar lavando a própria roupa, limpando a casa e, pasmem, lavando banheiro, sendo que no Brasil sempre tinha alguém que fizesse isto e limpeza de banheiro nunca lhe passou pela cabeça. Desculpe Izabel, mas isto talvez seja o aprendizado mais importante de toda esta maratona, virar-se sozinha com tudo e aprender de tudo. Aprendeu também a preparar o lanche para levar na escola no dia seguinte, porque deve almoçar na escola em razão do horário, e ajudar a família a tirar a louça da mesa, além de arrumar o quarto, parabéns!

Percebi que sua mania de lavar e secar os cabelos todos os dias permanece e este é o procedimento recomendável, apesar de eu lavar o cabelo um dia sim e outro não.

Já no dia 12 de outubro, pouco mais de um mês do início do intercâmbio, baixou uma nuvenzinha negra, talvez decorrente do frio, talvez da saudade, passando Izabel  a pensar no retorno ao Brasil e como serão as coisas na sua volta, o ponto positivo é que fez inscrição na academia neste mesmo dia. Será que alguém está preocupada com o verão em fevereiro de 2012 quando estará de volta?

Constatação de cultura diferente: eles fazem prova um ao lado do outro e não colam! Ora, para mim isto é honestidade.

Em 16 de outubro caiu a ficha de toda filha de pais separados, isto ocorreu quando foi para a sala com sua família do Canadá assistir vídeos de suas irmãs bebês e sentiu vontade de que sua família no Brasil fosse assim "mãe, pai, irmãos, todos juntos, vivendo juntinhos,porém a realidade é outra, mas se é assim é porque tinha que ser, e amo minha família do jeitinho que é! Duas casas, dois presentes de aniversário, tudo em dobro, brincadeirinha :) mas to com saudades master das minhas famílias lindas". Eu sei como você se sente filha linda, mas posso garantir que a harmonia em que vivemos supre toda esta união que você desejaria que existisse.

No dia seguinte, ainda com problemas de fuso horário, acordando sempre cansada e com o frio já obrigando o uso de luvas,

No dia 18 de outubro acorda com -4 graus celsius e reclama do frio. Fico com dó, porque ainda não sabe que enfrentará logo, logo -21 graus celsius com sensação térmica de -27 graus celsius, e a previsão é que chegue à -40 graus celsius. Este monte de graus celsius é porque não sei onde estão os comandos no macbook que me permitam abreviar. Inclusive a quantidade de roupas neste primeiro dia foi motivo de risos da família, pois sua irmã estava usando apenas um moleton.

Mais surpresas, vestida com muitos casacos, calças, meias e gorro,  juntamente com os demais intercambistas, foi fazer um passeio para Corn Maze, uma fazenda, com plantação de milho disposta em labirinto onde as pessoas tem que andar, achar letras e formar uma frase, o que nem sempre é possível fazer em razão do frio. Além disso, havia uma casa mal assombrada que para ela não teve graça e no final pegaram literalmente no pé para assustar e ela saiu gritando. Outra casinha com uma ponte, onde as paredes eram tipo um túnel com bolinhas e girava, deixando tonta, quase caindo a criatura. Uma fazendinha com coelhinhos, cabras, pônei, lhama, "galinhas peludas" e coisas do gênero.

Galinhas peludas? Depois ela explicou, é tão frio que as galinhas tem uma penugem que parece pelo.

Todas almoçaram nesta fazenda e depois assaram maravilhosos marshmallows acompanhados de cookies.

O transporte público é o meio utilizado pela Izabel, coisa inimaginável no Brasil, onde eu e o pai a levamos para todos os cantos. Experiência também neste sentido, pois quando se perdia ficava até três horas no mesmo ônibus, até que o motorista viesse em socorro para auxiliar na localização do ônibus da linha correta.

Dia 19 de outubro foi o primeiro em que nevou e ficou tudo branquinho, deixando a menina empolgada e também morrendo de medo de sentir mais frio ainda, dizendo que se ficasse sem postar no blog as pessoas poderiam ter a certeza de que estava perdida na neve.
 
A estas alturas, nas palavras dela "está tudo tão bom aqui, as pessoas, o colégio, a família, tudo! Mas sinto falta do franguinho da mamis, do strogonoff do papis, da salada de batata da vó Irene, do tortéi da vó Gilda, do Zizo, da tia Lina, plimas hahahahaha TUDO! Mas logo logo estou aí!". Estou com muita saudade mesmo e esperando que este logo, logo, chegue logo.

O improviso é muito importante, demonstra criatividade, como no dia em que ela e os amigos resolveram  montar a mesa de ping-pong e não tinham  a raquete, só a bolinha, utilizando então caixinhas de dvd's vazias e usaram como raquete, achando engraçadíssimo!

Um tempinho para a caridade no dia 21 de outubro quando, por não ter aula, foi juntamente com  Barbara, Annie, Joleen e Tiffany à loja MCC, que recebe doações de várias partes da cidade, como roupas, sapatos, brinquedos, um pouco de tudo, e  revendem tudo com um preço muito mais baixo e esse dinheiro das vendas é distribuido ao redor do mundo para pessoas que não tem dinheiro, ou seja, o dinheiro é revertido em caridade, e todas as pessoas que trabalham lá são voluntários.

Outra festa foi a dos mexicanos, no dia 22 de outubro, sendo necessário pegar um ônibus até o centro e após um táxi até festa. Só havia mexicanos na festa e lógico que os brasileiros teinham que colocar a música daqui e lógico que eles adoraram. Vieram cedo da festa por medo da polícia, pois nessas house party que tem por lá sempre dá polícia. Senhor! Onde esta minha filha foi parar!

Houve festa do Hallowen na escola no dia 24 de outubro à noite, sendo que à tarde fizeram as abóboras para enfeitar a festa e à noite a mãe da Camila arrumou uma mega bota, um par de luvas meio rock, algumas pulseiras e um colar de tachinhas para a Izabel, mais a maquiagem e a roqueira estava pronta. Chegaram na festa às 20h30 e foram embora às 22h30. Igualzinho ao Brasil, né Izabel?
 
O resultado, apesar de ter voltado cedo da festa, foi uma horrorosa dor de cabeça ao acordar no dia 25 de outubro que impôs inclusive faltar aula.
 
Interessante o costume na escola onde ela está, que aqui no Brasil já foi abandonado, todos os dias toca o Hino nacional instrumental e todos tem que permanecer em pé até o Hino terminar. Hino com letra maiúscula mesmo, como consta no blog. Seria ótimo se retomássemos este costume que havia na minha época de escola!

Descobriu em 26 de outubro que não podia sair mal agasalhada, devendo sempre usar roupa apropriada. Isto demorou, né Izabel? E neste dia também fez uma observação interessante "... eu juro que eu não sei como um dia tão monótono e sem graça pode me render tantas palavras.." e isto vale um post neste meu blog, porque ela sempre fala para que escrever menos e quando vejo já está aquela postagem imensa.

No dia seguinte minha pequena acordou estranha, nem feliz, nem triste, nem falante, nem quieta, achando estranho que as pessoas mandam calar a boca quando fala muito e quando está quietinha, sem falar nada, sem fazer nenhuma brincadeira, as pessoas vem perguntar o que tem de errado com ela, sentindo falta da pessoa super engraçada e faladeira que ela é, dizendo isto de forma "super irônica".

Habilidades mil desenvolvidas no Canadá, até o cabelo de sua irmã Tiffany ela pintou no dia 27 de outubro, morrendo de medo porque nunca tinha feito isto. O resultado? Ótimo. Pois é, muitas profissões!

Comemoração do aniversário da Cláudia no dia 28 de outubro e parece que o cardápio para comemorações ou é donnuts ou cupcakes, tudo bem calórico, mas segundo ela nada que uma academia não resolva.

Neste dia, o inglês já começou a parecer grego, talvez atrapalhado pela festa surpresa que estavam organizando para a Cláudia, com comida mexicana, refrigerante.

E, para finalizar, mais uma festa dos mexicanos em um lugar frio, sem luz, sem música, sem nada, restando fazer uma fogueira e em seguida chamar um táxi e enquanto estavam em outra rua aguardando o transporte, viram a polícia chegar na festa. Ainda bem que teve a festa da Amy no dia 04 de novembro, porque ao que me consta foi mais tranquila.

Fico aqui me perguntando porque elas vão nestas festas se sempre dá polícia. Pode responder, Izabel?

A estas alturas do campeonato, eu estava questionando para onde ela iria quando retornasse ao Brasil, se para Londrina ou Florianópolis, sendo que no dia 30 de outubro ela desabafou no blog, utilizando até palavrões (rs), dizendo "mas eu não sei para onde eu vou, se eu vou morar com ela em Londrina e estudar num colégio bilingue ou se volto para Florianópolis e moro com meu pai, e continuo no mesmo colégio que já estava em Balneário, e cada vez que penso sobre isso fico cada vez mais aflita porque eu quero estar nos dois lugares, ao mesmo tempo que quero estar com meu pai, quero estar com a minha mãe e com meu irmãos, ao mesmo tempo que quero meus amigos da cidade da minha mãe, quero meus amigos da cidade do meu pai, porque eu tenho que fazer esse tipo de escolha, todos dizem: é sua escolha, você tem que seguir se coração, tem que ver o que vai ser melhor para você, e a minha resposta é: VALEU, se fosse fácil para mim escolher não estaria pedindo a tua ajuda, nem te perguntando o que tu faria, se fosse fácil seguir o coração quando o seu coração quer estar nos dois lugares, quando se está dividido e não se tem nem ideia de como reagir a isso, e como é que eu vou saber o que é melhor para mim, tenho só 16 anos, como eu posso saber o que é bom para mim? Porque os adultos nos impõem escolhas tão difíceis? Sempre achamos que somos grande o suficientes e que sabemos, sempre, o que é melhor pra gente, mas realmente não sabemos, e ai está a prova, não sei o que fazer, muito menos pra onde ir! Conversei com um amigo, o qual eu não citarei nome, e ele falou que eu estava de TPM, e não, eu não estou, seria bom se tivesse, estou apenas estressada, cansada de ter que pensar mil coisas ao mesmo tempo, ter que escolher o que eu não queria ter que escolher, porque quando os dois são as escolhas, não gostaria de ter que abrir mão de um ou de outro. E acho que estou precisando de um namorado, o problema é você achar alguém que seja o bom suficiente para você quando o que você quer é algo quase impossível, não quero um príncipe num cavalo branco porque sei que contos de fada não existem, ou pelo menos não para mim, porque não quero um cara viado, usando calça apertadinha, e que anda de cavalo, PUTA QUE O PARIU, quero um cara gato, que tenha um carro, não um cavalo, convenhamos que o carro é bem melhor, haha. Mas enfim, não sei explicar o que to sentindo, é um coisa muito louca, um pouco de carência, com saudades, com vontade de comer alguma coisa que não sei o que, de ir para praia, um lugar para relaxar, e o que eu mais quero agora é alguém que eu possa conversar e contar tudo que eu to sentindo, que eu possa falar palavrão e não vá se importar, que quando não gostar de algo que eu falei, olhe para mim e diga, que de risada das minhas coisas idiotas, e que me manda calar a boca quando eu não consigo parar de falar, mas o problema é que as pessoas que você acha que você sempre achou que poderia confiar SOMEM quando você mais precisa delas, é ai que você descobre que seus pais e família são em quem você pode e deve confiar, conversar, desabafar ou qualquer outra coisa que você queira, e se você discorda de mim, FODA-SE, eu não ligo e quero mais é que você SE FODA, fdp viadinho! Ufa!!!!!!! Desabafei, agora sim, agora to livre uhuuuul hahahaha então agora vou dormir :) Beijocas, amanhã vou ter muitas coisinhas para contar porque vamos sair para pedir doce". Falou! Falou tudo e isto é o que importa, mais uma vez parabéns Izabel! 

Como te falei, a decisão é sua e vou respeitar!

Hallowen - 31 de outubro - Izabel maquiada maravilhosamente de zumbi, com hipoglós em todo rosto, delineador e batom vermelho; Giulia de vaqueira; e, Jollen de anos 60. Todas pedindo doces e mais doces de porta em porta, sendo acompanhadas depois pela Camila.

Primeiro amigo canadense, Dylan, no dia 02 de novembro manda mensagem às 06h00. Amigo?

Neste mesmo dia Mrs. Moroski, professor de química foi para a Flórida e o substituto falou exatamente assim "Não to nem aí para o que vocês vão fazer, se tiverem alguma pergunta não façam, podem fazer o que vocês quiserem desde que em silêncio e deixem os livros ou cadernos abertos, porque assim posso dizer para o Mrs. Moroski que eu vi vocês trabalhando!". Isto realmente nunca vi no Brasil, enfim!
Voltando ao amigo, no outro dia virou um "canadense lindo", tá certo!

06 de novembro eu tive que dar notícias ruins para a Izabel, pois minha avó foi para a CTI e não estava nada bem, sendo informado que estava com infecção generalizada. Pensei em esconder, pedir para outra pessoa contar, mas achei melhor falar. Sei que assustei a Izabel e ela tentou disfarçar, como confessou no blog, e depois chorou muito sozinha para não chorar na minha frente, tomando conta a tristeza até dormir.

Acordou na outra manhã com sua hostmom chamando para ver a neve e seu pai observando que seria somente o começo com boa oportunidade para aprender a fazer bolas de neve.

Mais um crise com o inglês no dia 08 de novembro, quando falou para Ms. Lacoste que  já aprendeu espanhol, francês, alemão, chinês, mas o inglês... Fico imaginando a cara da professora ao dizer "adoro tua honestidade"! E na aula de química? Diz que recebeu uma folha com umas coisas escritas, desconfiando que era grego, mas não tinha certeza, além do professor de matemática ter combinado com o de química de usar apenas grego naquele dia, restando dormir na aula sonhando com as "tequileiras do funk".

Continua a troca de mensagem com Dylan e ele fica triste por ter que trabalhar no dia 09 de novembro, não podendo honrar o compromisso de assistir o filme com a Izabel.

10 de novembro - "Remembrance Day" no colégio, que é feito para relembrar as pessoas que morreram ou que já foram para alguma guerra, também comemorando o aniversário de seu pai canadense.

Izabel chamou o dia 11.11.11 de bizarro e idiota porque todo mundo falou que o mundo ia acabar e isto não fazia o menor sentido e foi também o dia do meu aniversário, recebendo um lindo e fofo recado no facebook.

Neste dia, ela também me deu a notícia de que ficaria em Florianópolis, com o pai, fiquei muito triste porque estava cheia de planos para quando ela viesse para Londrina ficar comigo. Enfim, falei que iria respeitar e vou fazer exatamente isto, apenas achando alternativas para passar o maior tempo possível junto dela, embora ela tenha que vir para cá me visitar mais seguidamente.
Mesmo longe de mim, este dia foi feliz para ela, Dylan apareceu para assistir Shrek!

No dia seguinte foi assistir a "Santa Claus Parade",  filmando do início até o fim, seguido o passeio de um jantar e novamente presente Dylan que, no final da noite, expôs suas intenções de namoro e nossa menina já não sabia mais o queria.

Pesadelos na noite do dia 15 de novembro, acordou seguidamente, suava bastante, somente pegou no sono às 03h00 da manhã. O que será que estava incomodando?

Mais uma festa no dia 17 de novembro, desta vez no Miles Mac, colégio perto da academia onde alguns brasileiros estudam, sendo pedido para o DJ colocar um funk e "Ai se te pego!", o que fez até os mexicanos entrarem na dança.

No dia seguinte, festa na casa da Cláudia, tendo acompanhado Bárbara pra comprar refrigerante, ocasião em que passaram por uma casa com neve novinha e ninguém tinha pisado, resolveram se jogar na neve e começaram a mexer os braços e pernas até formar o anjinho.

As compras feitas não extrapolaram limites impostos, resumindo a material escolar - cadernos novos; roupas de inverno - jaqueta de couro, dois moletons, toe e luva; maquiagem - rímel e delineador; além de hidratante, sabonete líquido, creme para o rosto, condicionador; um número de celular; um programa de computador para poder usar o windows - usamos apple e temos que adaptar.

 
Tem um trabalho de história para ser entregue no dia primeiro de dezembro e as fotos estão maravilhosas, bem que eu gostaria de ver este trabalho feito.

Este post foi até o dia 20 de novembro e prometo que por ocasião do retorno da Izabel farei outro a partir daqui! Quem quiser olhas a fotos basta entrar no blog dela, do qual sou seguidora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário