terça-feira, 29 de novembro de 2011

Válvulas de Escape

Depois de parei de comprar desnecessários e supérfluos, passei a utilizar três válvulas de escape: alimentação, presentes e super organização. Quero falar de como foi o processo.

- alimentação

Passei a valorizar até demais a questão dos alimentos, principalmente aqueles mais gostosos e, logicamente, mais calóricos, além de ter tentado uma dieta com nutricionista e ter parado de comer qualquer tipo de carne por determinado tempo, considerando que hoje se tenho muita vontade como uma carne ou outra, de forma muitíssimo esporádica.

Como já falei, não posso engordar em razão de duas cirurgias de coluna e terminei por desenvolver uma doença que somente ser relacionada a essa preocupação - hipertireoidismo e ele me impede de extrapolar em demasia o peso.

Assim, com o ano sem compras e a orgia alimentar, fico variando de dois quilos para mais ou dois quilos para menos, ou até três quilos, nada que me faça partir para dietas, mas o problema não foi esse e sim o fato de passar a gastar valores mais elevados com comida.
Perdi completamente o senso e, ao invés de preparar lanches e outros pratos em casa, ia para restaurantes, cafeterias, docerias, enfim, qualquer lugar que houvesse algo diferente e gostoso.

O aspecto positivo da experiência é que hoje consigo identificar os pontos onde estou falhando e corrigir estes aspectos. Atualmente estou agindo com mais cautela e tudo tende a ficar dentro da normalidade.

- presentes

Na postagem inicial, que estabeleceu os permitidos e proibidos, coloquei que poderia dar presentes para outras pessoas em datas especiais, mas quando me deparei sem entrar em qualquer loja, nem mesmo virtual, bateu alguma coisa muito ruim.

Depois decidi que presentes não eram essenciais, posteriormente retornando à idéia inicial de dar presentes, entretanto extrapolei um tanto na decisão e terminei por dar presentes em ocasiões e para pessoas que não costumava presentear.

Procurando o equilíbrio e encontrando o meio termo, tudo resolvido, presentes em datas especiais e para as pessoas que sempre receberam este mimo.

- super organização


Aqui entramos em um problema emocional muito sério. Já tive um casamento desfeito porque o ser não deixava nada no lugar, claro que não foi o único fator, mas também contou.

Gosto de tudo exatamente na sua "casinha correta": todo e qualquer papel em ordem cronológica colocado em pastas com plástico; fotografias em álbuns etiquetados por ordem cronológica; roupas separadas por cor e dobradas do mesmo tamanho; jóias e bijouterias em suas devidas repartições da caixinha, com os brincos presos em um quadrado rígido com furo para cada um, assim quando pego vejo todos organizados, não precisando procurar o par; anéis em suas caixas próprias; sapatos separados por cor; gavetas com repartições para lingerie e pijamas.

A lista acima é apenas exemplificativa, mas já dá uma idéia da minha fascinação por coisas organizadas.

Neste aspecto, o ano sem compras abriu espaço para verificar algumas coisas que ainda estavam fora de lugar, a falta de critério em relação a alguns itens que estavam em diversos lugares da casa embora pertencessem à mesma pessoa. Enfim, permitiu ir levando tudo para seu lugar, tirando os excessos, colocando em caixas o que não pode ser doado e nem descartado.

Sei que tenho que parar um pouco com isto e, ao mesmo tempo, tenho a certeza de que só vou conseguir quando não houver mais nada fora do lugar e esse dia está mais próximo do que eu possa imaginar.

Quando terminar eu aviso pelo que substitui, porque não perdemos um hábito, apenas trocamos por outra atividade!

Algumas conclusões

Concluo que minhas válvulas de escape foram mais benéficas do que continuar entulhando minha casa de compras e desperdiçando valores que ganho com meu trabalho, permitindo o projeto identificar as falhas e isto sim é novidade, porque tinha grande dificuldade em ver e assumir o que precisava mudar.

Hoje encontrei no facebook uma historinha contada pela minha filha:

"Era uma vez, um quarto bem bagunçado onde uma linda princesa vivia, ela acordava todos os dias mega cedo, ia para o colégio, e depois para a academia, chegava em casa, jantava, tomava banho e nunca tinha tempo arrumar, até que um dia o quarto se rebelou contra ela, e comeu-a! Fim"

Penso que se eu deixasse a cama cheia de roupas, da forma como ela mostrou pelo skype, estaria me sentindo assim ou será que não deixo chegar neste ponto em razão do medo de ser "engolida" pela bagunça?

Vamos ver onde esse problema de organização vai parar e onde vai me levar...

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Ceia de Natal



Resolvi escrever sobre a Ceia de Natal, acreditando ser um ponto que não abordei quando da postagem das dicas para compras de Natal e também interfere no orçamento e na sobra de valores para as primeiras despesas de 2012.

Sempre passo o Natal em Lagoa Vermelha-RS, onde reside a maior parte da minha família e por muitos anos compramos a ceia pronta. No dia seguinte nos deparávamos com as famigeradas maçãs em calda e elas permaneciam na geladeira por muitos e muitos dias até serem descartadas, isto sem falar dos outros pratos com o mesmo destino.

Ano passado fizemos a ceia e, apesar da bagunça na cozinha da minha mãe ser maior, o sabor, o divertimento e a união, compensaram qualquer transtorno para lavar louças, tirar lixo e outras coisas. E, para completar, os valores gastos foram bem menores e as sobras quase que inexistentes.

Não há nada pior do que almoço no dia seguinte com sobras de farofa, peru desfiado e outros itens da ceia.

Falando em peru, sempre questiono porque as pessoas consomem essa ave no Natal se o ano inteiro não temos este costume, se a carne é extremamente seca e difícil de ficar temperada e o sabor não  é  lá muito bom.

Pergunto e já encontro a resposta. Queremos imitar os norte americanos que tem este prato como tradição a ser servida no "Dia de Ação de Graças". E lá vem também o Papai Noel com suas roupas quentíssimas a derreter os brasileiros que vestem a fantasia nesta data.

Certo que devemos comemorar o Natal, data do nascimento de Jesus, mas poderíamos dar uma repaginada e mudar um pouco o rumo das coisas, adaptando pelo menos a festa para os padrões de um "país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza, que beleza!", pois é uma ótima oportunidade para conviver e confraternizar com amigos e familiares, além de agradecer a todos os ensinamentos que o Mestre nos trouxe.

Já que pretendo auxiliar neste novo Natal, sugiro trocar o peru por frango - para quem quer manter uma ave, sabe-se lá por quais razões! Deixaria o churrasco como opção, considerando que a prática, forma de fazer, tempero, corte da carne e tudo mais é treinado o ano todo, além de ser uma opção menos cara.

Temos ainda diversos assados, de diversos animais, menos peru, por favor!

Considerando a "quase" ausência de consumo de carne, não fará diferença para mim este ano. Entretanto, certamente terei que ajudar a organizar a ceia e depois conto qual a escolha feita, porque vim até aqui somente sugerir.

Passemos então aos panetones. Quantas pessoas em casa gostam de panetone? Poucas, pouquíssimas, e as demais não estão acostumadas ao sabor de frutas cristalizadas. Vamos então de chocotone.

Frutos secos, castanhas? Caríssimas nesta época do ano e também pouco consumidas no decorrer do ano,  embora este não seja o procedimento mais correto em uma alimentação saudável! Temos frutas maravilhosas, a escolher, frescas e gostosas, somente devemos ter o cuidado de comprar no máximo um dia antes da festa.

Mais uma vez, faça a programação com antecedência, confirmando o número de pessoas, escolhendo o cardápio, fazendo lista para compras no supermercado, pesquisando preços e cofnerindo os valores na hora de passar no caixa, comparando os preços e opções de similares mais em conta.

Seria muito bom mudarmos o velho costume brasileiro de deixar tudo para a última hora e encontrarmos supermercados mais vazios, além de ter a possibilidade  de pesquisar preços e optar melhor custo/benefício em relação ao produto adquirido. Quem sabe? Fica a sugestão e a tentativa de buscar uma forma de viver mais organizada e econômica.

Uma situação que me incomoda no dia a dia é ter que fatiar assados, tortas e outros durante a refeição. Melhor levar tudo fatiado à mesa, o que facilita o convívio e evita que todo mundo fique pedindo: "corta um pedaço prá mim".

Eu iria colocar sugestões de cardápio para ceia, mas pensei "cada qual come o que quiser" e o importante é ser feliz nessa data, relaxar, conviver, dar risada e se divertir. 

Nenhum cardápio evitaria a farofa com pêssegos e abacaxis em calda, o arroz com passas ou castanhas e o salpicão de presunto que minha mãe faz questão de preparar para o Natal, isto quando minha irmã  Adelina não surta e compra a ceia pronta, o que não vai acontecer depois deste post... hohohohoho. Então, realmente o cardápio não importa!

E vamos passar mais uma data maravilhosa em família! E isto é o essencial!

domingo, 27 de novembro de 2011

Mais do "ano sem comprar"

Já listei em outra postagem as razões pelas quais as pessoas deixam de comprar, aderindo ao desafio do ano sem compras e, repensando sobre elas, realmente não sei porque assumi este compromisso.

Talvez tenha vindo para isto porque sou "novidadeira", nas palavras da autora do blog Minimalizo que também está sem comprar.

Havia também uma frase que ouvi em fevereiro de 2010 ao me dispor a ajudar um ser a mobiliar um apartamento, claro que iria somente dar sugestões, e me foi dito: "Você gasta demais!".

O fato é que há muito não via a pessoa, tinha moderado em muito os gastos e, o mais grave, não recordo da época em que convivíamos ter gasto além do aconselhável, pelo contrário, desenhei uma casa (cujo "projeto" depois passou devidamente por engenheiro); escolhi a forma, cor e disposição das pastilhas no banheiro, escolhendo pastilhas em promoção; desenhei e fiz o orçamento de uma cozinha maravilhosa cujo preço estava muito em conta.

Enfim, não sei de onde a criatura tirou isto, só sei que por essas e outras terminou novamente saindo do meu círculo de amizades e para sempre, tendo permanecido apenas a frase "Você gasta demais!" que ficou me incomodando.

Após o incidente acima, entrei naquela fase muito tranquila e de imensa felicidade, sem qualquer problema grave, apenas aborrecimentos cotidianos normais, o que tornou a vida um tanto morna.  Resolvi então dizer: acorda! O ser humano precisa de movimento! Qualquer movimento!

Passei a navegar pela internet,  cheguei não sei como ao blog da Marina e resolvi que iria fazer alguma coisa diferente. Nessa ocasião poderia ter tomado qualquer desafio para esquentar a vida, talvez um relacionamento complicado, um projeto de construção de imóvel, um objetivo de terminar o livro que estou escrevendo há séculos e nada me fez brilhar os olhos.

Eu precisava de algo mais leve, superficial, fútil e inconsequente! Pronto! Parar de comprar para contestar o sistema capitalista e provar que não ceder ao consumo é possível!

Somente depois percebi que havia me enganado redondamente! Pode parecer tudo isto, mas a realidade é outra bem diferente, considerando que a execução do projeto foi mexendo com  alguns problemas internos jamais resolvidos e somente equacionados com esta parada em relação ao consumo.

Logo, está sendo pesado, profundo, denso e de uma coerência assustadora!

O mais interessante de tudo foi esse blog, um desafio diário com descoberta constante de recursos diferentes para deixar a página mais bonita, mais funcional, parece até uma pessoa nova que estou conhecendo e se mostra bastante maleável aos meus desejos.

Somado a isso, percebi que minha mente não funciona como imaginei. Penso o que vou escrever, faço mentalmente o texto e quando chego aqui tudo vai se modificando.

Assim, mais uma vez este post não contém o que eu queria escrever e fica desse jeito mesmo!

sábado, 26 de novembro de 2011

NOVO ANO!!!

Um novo ano está próximo e temos o costume de escrever objetivos para essa nova oportunidade de renovação, mesmo permanecendo o "ano sem compras" certo que destinar parte dos valores para as pessoas mais necessitadas é sempre considerado essencial.

Fica a sugestão de reservar um tempo para a caridade!

Abaixo vídeo feito pela TV Justiça sobre o Movimento Cornélio Solidária e pretendo com ele inspirar atitudes de amor ao próximo, lembrando que cada pequeno gesto ajuda a mudar o mundo:



Conforme já informado em outra postagem, as atividades sofreram algumas alterações, entretanto, vale a pena ler o histórico e as atividades desenvolvidas pelo MOVIMENTO CORNELIO SOLIDARIA nos anos de 2008 a 2010:

No Natal de 2008 juízes e servidores da Vara do Trabalho de Cornélio Procópio, PR, decidiram buscar cartinhas de crianças nos Correios e a iniciativa resultou em muitas crianças recebendo o que sonhavam - bicicletas, motocas, televisão, bonecas, carrinhos, etc.

Esta arrecadação terminou por envolver também advogados e desta pequena ação passamos para a Campanha da Páscoa de 2009 onde recebemos mais de quinhentos ovos de chocolate ao leite.

Chegado o inverno tínhamos como objetivo conseguir quinhentos cobertores, o que foi atingido na primeira semana pela repercussão das campanhas anteriores, resultando em mil e duzentos cobertores, quando então a Juíza Ziula Sbroglio fez uma brincadeira com os servidores dizendo que seria criado o "Movimento Cornélio Solidária", o que veio a se concretizar e a cada campanha conseguimos surpreendentemente ultrapassar nossas metas.

No Dia das Crianças de 2009 foram atendidas quase 2.500 crianças com doces e brinquedos.

Realizamos em 2009 duas palestras jurídicas, a primeira com o procurador do trabalho Dr. Luiz Carlos Fabre e a segunda com os juízes Dr. Jorge Luiz Souto Maior e Dr. José Eduardo R Chaves Júnior, resultando esta última na arrecadação de uma tonelada de alimentos.

Estas iniciativas, somadas a outras, resultaram no recebimento do Prêmio Anamatra de Direitos Humanos pela Juíza Ziula Sbroglio em dezembro de 2009 e o valor de R$ 6.000,00 foi convertido em cestas natalinas - com itens básicos e outros mais "gostosos" -, havendo também a arrecadação na comunidade, juízes e procuradores do trabalho de todo Brasil. Mais quinhentas famílias foram atendidas no Natal de 2009 com a distribuição de quase quatorze toneladas de alimentos.

Chegada a Páscoa de 2010 mudamos nossa atuação e passamos a contar com voluntários que, manipulando mais de uma tonelada de chocolate, fabricaram 5.211 "Ovos de Páscoa", 21.639 bombons, 200 pirulitos de chocolate e decoraram 1.068 lápis, o que permitiu atender 5.464 crianças agora já em diversos municípios, inclusive Aldeias Indígenas de Sao Jeronimo da Serra, PR.

Cabe um parênteses aqui para registrarmos a felicidade da comunidade indígena ao receber nossa visita. Eram mais de duzentas crianças e muitas nunca tinham recebido este mimo. Além disto, todos os responsáveis pela entrega foram com camiseta do movimento e as mulheres com "orelhas de coelho" o que tornou a festa ainda mais divertida. Em algumas escolas levamos uma pessoa fantasiada de Coelho.

Por ocasiao desta Páscoa, deixamos de lado o trabalho meramente assistencial e mais de cinquenta mães destas crianças carentes receberam o curso básico de manipulação de chocolate, aprendendo a fazer ovos e bombons, inclusive em uma comunidade onde residem muitos cortadores de cana - Distrito do Panema, Santa Mariana, PR - as cortadoras que receberam o curso ficaram muito felizes e disseram que agora o "mascate" não mais venderia bombons por lá porque elas iriam fabricar, também fabricaram outros ovos na igreja com os conhecimentos adquiridos.

Lançamos, em razão da sobra de chocolate, a Campanha "Mãe - Anjo de Luz" - 2010, em escolas públicas de nosso município com lanche para 2.710 pessoas, entre mães, crianças e instituições atendidas pelo excedente da festa das mães, sendo este lanche composto de 2.100 sanduíches, 226,45 Kg de bolo de chocolate e 266 garrafas de dois litros de refrigerante.

Como parte do evento, foram entregues às mães 1.890 embalagens com quinze bombons cada, que foram produzidas pelo pessoal do Movimento, totalizando 28.350 bombons e, para as escolas que tinham evento diferenciado, foram fornecidos 61 brindes em embalagem de presente para sorteio.

Novamente chegado o inverno foi a vez da Campanha "Aqueça Um Coração" - 2010, que totalizou mais de dois mil cobertores, 1.176 peças de roupas e 263 sapatos, a maioria novos.

A Campanha "Criança Feliz" - 2010 trouxe alegria para 5.102 crianças com livros educativos, brinquedos e doces. Novamente conseguimos atender todas as creches, todo o ensino fundamental e instituições beneficentes de Cornelio Procopio, estendendo as doações para outros municípios, inclusive aldeias indígenas de Sao Jerönimo da Serra, PR.

Citadas acima as campanhas pontuais, entretanto, temos também os projetos permanentes:

- escola de futebol que além do treinamento específico inclui noções de disciplina, ética e cidadania, com fornecimento de lanche no final do treino, abrangendo quase cem crianças;

- sopão da quarta-feira onde são produzidos mais de seiscentos litros de sopa que são acompanhados de seiscentos paezinhos para distribuição em mais de dez bairros carentes de nossa cidade, com transporte feito em uma kombi;

- aniversário na Casa da Criança, instituição que recebe crianças retiradas das famílias pelo conselho tutelar, assim em cada mês que já criança comerando aniversário levamos decoração, bolo, velinhas, refrigerantes, brigadeiros e nosso mascote - uma pessoa fantasiada de cachorro;

- Campanha "Alimentos Para Todos" - todo mês é feita arrecadação de alimentos para entrega às famílias cadastradas, no mês de julho de 2010, por exemplo, foi arrecadada mais de meia tonelada de alimentos.

- Campanha "Natal Solidário" Mais de dezesseis toneladas de alimentos!!!

O Movimento Cornélio Solidária agradece a comunidade, juízes, procuradores do trabalho, servidores, advogados, peritos, sindicatos, empresas, médicos, contadores, grupo de oração, escolas, gráfica, atletas, que neste final de ano demonstraram todo seu amor e preocupação com as pessoas mais necessitadas de nossa cidade.

SETECENTAS E QUARENTA E TRÊS FAMÍLIAS atendidas com cesta padrão, cujos itens foram os seguintes: 1 pcte bala 120 gr; 1 embalagem pet de maionese de 500 gr; 1 panetone 400 gr; 1 leite condensado 395 gr; 1 goiabada 300 gr; 4 pctes de biscoito recheado de 120 gr; 1 extrato de tomate em lata 350 gr; 1 kg farinha de trigo; 5 kg arroz; 5 kg de açúcar; 1 kg feijão; farinha de milho 500 gr; 1 kg de fubá; 1 1 kg sal; 1 litro de óleo; 1 achocolatado 400 gr; 500 gr de café; 500 gr de espaguete..

Após o cadastramento foi constatado que cada família é composta em média de cinco indivíduos, logo, TRES MIL, SETECENTOS E QUINZE PESSOAS terão alimentos em suas mesas.

Ainda, considerando o início do Movimento em dezembro de 2008 com cartinhas enviadas pelas crianças carentes aos correios, novamente foram atendidas CINQUENTA E SETE CRIANÇAS que receberam roupas, sapatos e brinquedos, todos novos, além de balas e biscoitos, com todos os produtos entregues em eco-bags com folheto informativo sobre preservação ambiental.
- Cartilha do Trabalhador
Em parceria com a Anamatra – Associação Nacional dos Magistrados Trabalhistas, com apoio da Amatra IX – Associação dos Magistrados do Trabalho do Paraná, o Movimento Cornélio Solidária foi aplicada na Escola Aníbel Campi – CAIC a CARTILHA DO TRABALHADOR que ensina às crianças os direitos trabalhistas através de histórias em quadrinhos. 

Participaram do projeto 127 crianças do 2º ano até 4ª série do ensino fundamental, coordenado pela Juíza Ziula Cristina da Silveira Sbroglio, Diretora da Escola Claudia Maria de Souza e Professora Rosana Cristina Panais, sendo solicitado às crianças fizessem desenhos sobre o tema, com seleção dos melhores para premiação.
A solenidade de entrega dos prêmios ocorreu no dia 10.12.2010 às 09h30 na Escola Aníbal Campi – CAIC, sendo contempladas com brindes por terem se destacado no projeto as seguintes crianças:
MENINOS:
1º lugar: Thiago Valini de Souza – 4º ano
2º lugar: Higor Borges da Silva – 4º ano
3º lugar: Alisson Bruno do Nascimento de Oliveira – 4º ano
MENINAS:
1º lugar: Micaele Cristina Dias – 4ª série
2º lugar: Ingrid Costa Borges da Silva – 4ª série
3º lugar: Luana Galdino Severiano – 3º ano
Todos os trabalhos foram expostos na Vara do Trabalho, na Rua Paraíba, 189 nos dias 13, 14, 15 e 16 de dezembro de 2010.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Divagações!

Novidades no blog: acrescentei um novo recurso de busca que permite encontrar as postagens pelos assuntos principais, assim fica mais fácil localizar o assunto que interessa, como aquele sobre transgênicos, planilhas de registro de gastos, dentre outros. Eu gostei!

Tenho uma porção de textos começados e sem coragem para terminar, sem vontade para arrematar as idéias, pensando que tudo é uma grande bobagem. Já estou recriminando esta atitude, considerando que aqui é o único lugar que consigo escrever desde que diretamente no blog. Tenho "n" textos jurídicos que ainda não passaram no meu controle de qualidade, desafiam meu perfeccionismo e continuam guardados.

A única coisa que tem ativado meu sistema de recompensas ultimamente é escrever por aqui, acompanhar os comentários e o número de acessos.

Quando era possível comprar, ocorria algum fato desagradável e bastava fazer uma compra, carregar a sacola, chegar em casa, colocar em algum armário, pronto! parecia que tinha esquecido tudo, embora não fosse verdade.

Hoje, por exemplo, aconteceu uma conversa familiar meio frustante para mim e a isto associado um calor insuportável, tentei espairecer na banheira, enchi, coloquei espuma de banho, entrei e quando acionei o botaozinho percebi que não funcionava, somente fazia um barulhinho.

Este banho fez lembrar quando recebi uma caixa que deveria conter um notebook e no lugar haviam colocado dois tijolos. Fiquei com cara de bolacha traquinas! Depois foi solucionado, mas a sensação ao abrir a caixa foi inesquecível, parecia traição!

Chegou a hora de descobrir novas situações que tragam bem estar, mesmo que passageiro! Afinal, nada é estável nesta vida!

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Vale quanto usa!



Já contei da vez em que fui comprar um sofá e fui mal atendida porque estava vestindo jeans, camiseta e havaianas.

Agora estava me arrumando, para assistir apresentação de Natal do meu filho Pedro Henrique na escola, e lembrei dos jogos na escola este ano, quando fui cumprimentada por uma senhora que conheço há anos.

Essa senhora, avó de um aluno, já fez natação comigo e encontro com ela quase todos os dias quando busco meu filho na escola, sendo o comportamento dela sempre o mesmo, finge que não me vê e isto também não me faz diferença, faço a minha parte e sempre sorrio.

O que achei engraçado foi que nos jogos estava arrumada para trabalhar e apenas trocando a saia por calça jeans, estava usando um brinco "espetaculoso", dourado com pedra azul, que parecia uma jóia, coisa que normalmente não faço, sou mais discreta!

Pois bem! A senhora passou por mim, cumprimentou e deu um belo sorriso!

Caríssima senhora, eu não estava usando nenhuma jóia não, não era necessário dar-se ao trabalho de perder tempo comigo!

Outra ocasião uma moça estava conversando comigo, olhou meu conjunto de anel e brinco, e disse:

- Nossa, eu tenho um igual, mas o meu é bijouteria!

Fiquei silenciosa e dei um meio sorriso, pois o meu também era bijouteria. Porque será que ela achou que era jóia?

E assim caminha a humanidade... consumindo mais do que deve na intenção de parecer com o outro e o outro por vezes não está usando o que se pensa estar.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Preocupação com o vazio!


Toda minha preparação para manter os ambientes organizados, por sinal com duração de décadas, está resultando em vazio! Armários vazios, gavetas vazias, prateleiras vazias... e agora? Além disso, cada peça da casa está ficando tão somente com seus itens próprios, limitando deslocamentos para procurar aqueles necessários no momento.

Já tive problemas com alguns relacionamentos, pois meu maior prazer era ficar em casa "arrumando" as coisas. Não, não posso sair porque tenho que arrumar o quarto. Não, não quero tomar sorvete porque tenho que arrumar o quartinho da bagunça. Não, não!

Quando conseguia convencer o próximo, ficava arrumando e enrolando. Pensando bem, não deveriam ser relacionamentos muito prazerosos.

Depois que Izabel foi morar com o pai, para compensar passei a utilizar os meus armários e mais os armários dela. Tantas e tantas coisas!

Ocorre que nesta de ficar limpando, toda vez que entrava em um cômodo da casa tirava uma caçamba de coisas que não queria mais, o interessante é que passado pouco tempo, entrava no mesmo cômodo e mais uma caçamba me esperava.

Posso concluir hoje que as coisas entravam na minha casa em velocidade maior do que saíam, gerando este caos todo e esta necessidade de limpeza constante.

Já estou utilizando somente meus armários. Tá certo, não são poucos,  seis portas de um metro, mas já tem prateleiras vazias, sim! O armário da Izabel está praticamente vazio e pode ser utilizado por ela como melhor lhe interessar, ou melhor, tenho algumas coisas dela que estão em outros quartos e serão movimentadas em breve.

Fui tentar diminuir as caixas, entretanto, todas aquelas que peguei até agora estão minimalizadas ao extremo e não houve muito o que fazer para que sobrem. Ainda faltam algumas, vamos ver! Por exemplo, duas caixas de cd´s e duas de dvd´s, cujo objetivo é reduzir para uma de cada tipo, doando o excedente.

Ontem achei muito engraçado meu filho Renato, pedi para tirar algumas prateleiras de um roupeiro a fim de guardar algumas malas e ele perguntou "em que blog você viu isto?". Não deu certo! Retorna a prateleira e achei um cantinho em outro armário em que as duas malas vermelhas imensas, que não sei porque tenho, couberam e não aparecem. Eu estava incomodada com estas malas! Somente viajo com malas pequenas, o que elas estão fazendo aqui? Bem, viajo uma vez por ano para mais longe e por mais tempo. Vamos deixar por enquanto!

Hoje falei em fazer a doação de um guarda-roupa que está na garagem. Pois é! Casa grande e sem lugar para ele, um armário antigo, chanfrado, com alguns detalhes entalhados, mas que não me serve e a madeira irá estragar tanto pelo sol como pela água. O Renato falou "isto vale dinheiro" e informei que poderia vender e utilizar os valores para ajudar a montar uma bicicleta que ele inventou, o que foi uma grande idéia, porque a esta altura já está vendido e o comprador buscará amanhã, liberando minha garagem.

Bem, não era muito o que eu queria escrever, apenas queria registrar minha preocupação em achar outras coisas para fazer quando tudo isso de organização terminar e a data se aproxima assustadoramente, pois nada mais foi levado para casa após o início do "ano sem compras".

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Living a Dream - Izabel (1)


Acompanho o blog da minha filha e, embora ela relute um pouco em falar dos sentimentos por estar tão longe de casa e outros decorrentes da idade, consigo "pescar" alguma coisa.

Estou escrevendo este post a pedido dela, também em comemoração ao compromisso que Izabel assumiu e está cumprindo fielmente, qual seja, postar informações diariamente para que possa saber o que exatamente aconteceu, não obstante eu reconheça que todos temos situações inconfessáveis!

Ficou ggiiiigggaannntteee este texto. Pudera, retrata desde a escolha aos fatos que aconteceram desde setembro deste ano. Logo, leia em partes!

Tudo começou com a ansiedade decorrente da escolha de outro país para fazer o intercâmbio, não bastando apenas escolher qualquer um, mas encontrar aquele que lhe agradasse e que nosso orçamento permitisse, existindo alguns proibitivos para nosso padrão de vida, tais como aqueles para a Europa que era minha preferência.

A opção pelo Canadá, segundo ela, deveu-se ao fato de ser a melhor educação do mundo, além de ter vontade de conhecer este país. Bem, vamos dar crédito à menina que adora estudar!

Depois veio a fase de escolher a cidade e ofereceram Nova Scotia, descartada por possuir poucos habitantes e, com certeza, seria ruim estudar com poucas pessoas. Brincadeira! É certo que pesou o lazer, pois em cidades pequenas as opções são menores.

Oferecidas também Winnipeg e Saskatoon, vindo a escolha pela primeira, claro, capital!

Em 30 de agosto deste ano, começou a pensar no dilema da arrumação das malas e a incerteza sobre o que seria sua vida dali para frente e, como boa intercambista, queria que tudo superasse suas expectativas. Se isto aconteceu ainda não tive notícias, mas acredito que sim, porque a vejo feliz apesar do frio.

Faltando dois dias para o embarque houve uma piora no nervosismo e ansidade, associado à despedida das amigas de sempre, pessoas dipostas a apoiar todas as situações, e os presentes para a família que iria recebê-la em Winnipeg, não podendo faltar Havaianas.

O que impulsionou a esperança foi o fato de entender que o intercâmbio iria ajudá-la e muito.

Momento crucial para toda mulher, a efetiva arrumação do que ela chama de "desgraça de mala", a vontade de jogar tudo dentro e fechar, e a certeza de que ao chegar no destino estaria tudo bagunçado.

Embarcou dia 04 de setembro e somente voltou ao blog em 05 de outubro, depois disso manteve as postagens diárias, devidamente aconselhada para não abandonar seus leitores.
 
No dia do embarque quase desistiu por medo, mas entrou no avião e foi para sua nova experiência de vida, chegando no dia seguinte para ter a grata surpresa de que a família escolhida estava errada, pois havia crianças e gatos.

Quanto às crianças não haveria maiores problemas, mas os gatos, ah os gatos!, a criatura tem rinite alérgica e não suporta os pelos. Sua hostmom seria a Laurie e, no seguinte, acompanhou Izabel ao mercado para comprar algumas coisas e material escolar.
 
Já no dia 07 de setembro começaram as aulas e foi necessário pedir a troca de família, considerando que a alergia estava se agravando, não podendo sair do quarto para qualquer outra parte da casa. Nesta casa havia também uma mexicana Renata, que estava fazendo intercâmbio.
 
A empresa de intercâmbio agiu prontamente informando essa troca de família no dia seguinte, mantendo o mesmo colégio e, em 09 de setembro, a nova família foi buscá-la, ganhando duas irmãs mais novas que ela, a menor de nome Tiffany e a maior de nome Joleen, a hostmom chama Annie e o pai John, além de ter na casa uma cachorrinha igual à nossa Tuka Mentirinha, da raça sptiz alemão ou lulu da pomerânia.

Já no dia 10 de setembro, ela e sua nova família foram para uma venda de garagem. Aqui um parênteses, não sei porque esta prática ainda não chegou ao Brasil. Cada vez que faço limpeza em casa, acabo doando milhões de coisas e poderia muito bem vendê-las, mesmo que destinando o dinheiro para a caridade, acaso tivêssemos este costume, não havendo é certo que soaria meio estranho.

No dia seguinte foram à praia. Acredito que neste ponto Izabel está bem feliz com a nova família, até aprendendo a fazer cookies, cuja efetiva apreensão do conhecimento será testada quando de sua volta ao Brasil.

Festa na escola no dia 14 de setembro em comemoração à primeira semana no colégio e festa é sempre bom, demonstração de carinho e importante quando somos os homenageados, principalmente com muitos cupcakes e refrigerante.

No Brasil não somos assíduos frequentadores dos locais de reunião de nossa religião, mas lá Izabel foi para a igreja com sua irmã Joleen no dia 16 de setembro e já no dia seguinte, desta vez, acompanhada de toda a família, ao Rock The River - reunião de várias bandas de igreja, no The Forks - espécie de mercado público, mas que possui também pista de skate, local para shows, etc. O interessante deste passeio é que ela gostou muito das bandas e das músicas e, anteriormente, não gostava muito de músicas religiosas. Depois do passeio Mc Donald's, em qualquer lugar do mundo.

Esta estada em outro país está rendendo:

- muitos filmes para assistir em casa e no cinema, apesar de alguns filmes que considerou chatos, como o "MoneyBall", outros que assistiu pela milésima vez, como "Alice in Wonderland", alguns muitíssimo engraçados como "Crazy, Stupid, Love", "Puss in Boots" - Gato de Botas, "Os Pinguins de Madagascar" e um que fez chorar de medo "Atividade Paranormal 3";

- jantares e lanches com intercambistas - Augusto,  Clara, Fernando, mexicana Ana, mexicano Lalo, Camila, Cláudia, Bárbara, Letícia, Maria Paula, Giulia, Rafael,  Matheus, eslováquio Tomas, Egon, Marcelo, mexicano Ivan, Gabriela, Bianca, Brenda, Betina e Amy que é a amiga canadense que canta "borboletinha tá na cozinha" e, segundo a Izabel "dá muita vontade de colocar ela num potinho e sacudir até sair glitter";

- dormir em casa de amigas e vice-versa;

- jogo de futebol da irmã mais nova, Tiffany em 09 de setembro,  jogos de futebol americano do Winnipeg Blue Bombers no dia 30 de setembro e também em 20 de novembro; outros passeios aoThe Forks, mercado público.

Tem também o mexicano chato PACA*....! que ela senta ao lado e por isso não conversa.

Um capítulo à parte para os professores: Ms. Yeo, professora de história canadense, que passa trabalhos gigantescos e prova já na semana seguinte; Mrs. Kasian, professor de matemática, que até deu chance de refazer uma prova porque a calculadora estava programada de forma incorreta; Ms. Sanderson que mandou fazer trabalho sobre o Halloween, para que os alunos soubessem mais sobre esta data e no dia 17 de outubro fez aniversário com direito a festinha; Mr. Moroski, professor de química, tendo a Izabel tirado 41 na prova que valia 60; aula de educação física com a professora Ms. Fontaine, na academia do Chief Peguis; Ms. Lacoste, professora de inglês, que leu uma história sobre um hotel de Winnipeg onde vive um fantasma em um dos quartos, visitado posteriormente pela Izabel e também deu docinhos porque 31 de outubro era Halloween.

No dia 13 de outubro houve um professor que elogiou o vocabulário, o que não me surpreende considerando a capacidade desta menina. Começou a sentir saudades das iguarias brasileiras, olha a frase "a comida do Brasil faz muuuuuita falta, quero comida da Márcia!!!!!!!!!!!!!". Márcia é a moça que trabalha na minha casa. Certo, Izabel, muita comida te espera, principalmente arroz e feijão!

Depois, jantar às 16h30 para quem veio do Brasil e estava acostumada a jantar depois que escurece, em torno de 20h00, não deve ser fácil. Assim, fica estranhando a alimentação e também o horário das refeições.

Falando em alimentação, pude constatar que basicamente está tomando leite puro e com chocolate/ ovomaltine, chocalete quente, comendo frango com batata frita que encontra no freezer, milho com feijão e novamente frango, miojo, sanduíche de mortadela, macarrão com molho de tomate e também com feijão, lasanha, sushi, pão com ovo mexido e queijo, pizza, donnuts,muffin,  cupcakes, cookie, torradas com nutella, bolo de chocolate, brigadeiro, banana, maçã, sorvete, barrinha de cereal, suco de açaí.

Uma única vez vi referência à salada acompanha de penne com camarão e de sobremesa? brownie de caramelo... estava indo tão bem!

O mais preocupante é que ela diz estar comendo feito um dinossauro. Espero que a família de lá tome uma atitude e busque uma alimentação mais saudável! Caso contrário, na volta do Brasil a gente ajeita!

E um registro para os shows do Artic Monkeys no dia 01 de outubro; Kings Of Leon no dia 04 de outubro e até apresentação da Orchestra de Winnipeg no dia 06 de outubro; Avril Lavigne no dia 14 de outubro; Selena Gomez no dia 21 de outubro.

Também digno de nota o fato de estar lavando a própria roupa, limpando a casa e, pasmem, lavando banheiro, sendo que no Brasil sempre tinha alguém que fizesse isto e limpeza de banheiro nunca lhe passou pela cabeça. Desculpe Izabel, mas isto talvez seja o aprendizado mais importante de toda esta maratona, virar-se sozinha com tudo e aprender de tudo. Aprendeu também a preparar o lanche para levar na escola no dia seguinte, porque deve almoçar na escola em razão do horário, e ajudar a família a tirar a louça da mesa, além de arrumar o quarto, parabéns!

Percebi que sua mania de lavar e secar os cabelos todos os dias permanece e este é o procedimento recomendável, apesar de eu lavar o cabelo um dia sim e outro não.

Já no dia 12 de outubro, pouco mais de um mês do início do intercâmbio, baixou uma nuvenzinha negra, talvez decorrente do frio, talvez da saudade, passando Izabel  a pensar no retorno ao Brasil e como serão as coisas na sua volta, o ponto positivo é que fez inscrição na academia neste mesmo dia. Será que alguém está preocupada com o verão em fevereiro de 2012 quando estará de volta?

Constatação de cultura diferente: eles fazem prova um ao lado do outro e não colam! Ora, para mim isto é honestidade.

Em 16 de outubro caiu a ficha de toda filha de pais separados, isto ocorreu quando foi para a sala com sua família do Canadá assistir vídeos de suas irmãs bebês e sentiu vontade de que sua família no Brasil fosse assim "mãe, pai, irmãos, todos juntos, vivendo juntinhos,porém a realidade é outra, mas se é assim é porque tinha que ser, e amo minha família do jeitinho que é! Duas casas, dois presentes de aniversário, tudo em dobro, brincadeirinha :) mas to com saudades master das minhas famílias lindas". Eu sei como você se sente filha linda, mas posso garantir que a harmonia em que vivemos supre toda esta união que você desejaria que existisse.

No dia seguinte, ainda com problemas de fuso horário, acordando sempre cansada e com o frio já obrigando o uso de luvas,

No dia 18 de outubro acorda com -4 graus celsius e reclama do frio. Fico com dó, porque ainda não sabe que enfrentará logo, logo -21 graus celsius com sensação térmica de -27 graus celsius, e a previsão é que chegue à -40 graus celsius. Este monte de graus celsius é porque não sei onde estão os comandos no macbook que me permitam abreviar. Inclusive a quantidade de roupas neste primeiro dia foi motivo de risos da família, pois sua irmã estava usando apenas um moleton.

Mais surpresas, vestida com muitos casacos, calças, meias e gorro,  juntamente com os demais intercambistas, foi fazer um passeio para Corn Maze, uma fazenda, com plantação de milho disposta em labirinto onde as pessoas tem que andar, achar letras e formar uma frase, o que nem sempre é possível fazer em razão do frio. Além disso, havia uma casa mal assombrada que para ela não teve graça e no final pegaram literalmente no pé para assustar e ela saiu gritando. Outra casinha com uma ponte, onde as paredes eram tipo um túnel com bolinhas e girava, deixando tonta, quase caindo a criatura. Uma fazendinha com coelhinhos, cabras, pônei, lhama, "galinhas peludas" e coisas do gênero.

Galinhas peludas? Depois ela explicou, é tão frio que as galinhas tem uma penugem que parece pelo.

Todas almoçaram nesta fazenda e depois assaram maravilhosos marshmallows acompanhados de cookies.

O transporte público é o meio utilizado pela Izabel, coisa inimaginável no Brasil, onde eu e o pai a levamos para todos os cantos. Experiência também neste sentido, pois quando se perdia ficava até três horas no mesmo ônibus, até que o motorista viesse em socorro para auxiliar na localização do ônibus da linha correta.

Dia 19 de outubro foi o primeiro em que nevou e ficou tudo branquinho, deixando a menina empolgada e também morrendo de medo de sentir mais frio ainda, dizendo que se ficasse sem postar no blog as pessoas poderiam ter a certeza de que estava perdida na neve.
 
A estas alturas, nas palavras dela "está tudo tão bom aqui, as pessoas, o colégio, a família, tudo! Mas sinto falta do franguinho da mamis, do strogonoff do papis, da salada de batata da vó Irene, do tortéi da vó Gilda, do Zizo, da tia Lina, plimas hahahahaha TUDO! Mas logo logo estou aí!". Estou com muita saudade mesmo e esperando que este logo, logo, chegue logo.

O improviso é muito importante, demonstra criatividade, como no dia em que ela e os amigos resolveram  montar a mesa de ping-pong e não tinham  a raquete, só a bolinha, utilizando então caixinhas de dvd's vazias e usaram como raquete, achando engraçadíssimo!

Um tempinho para a caridade no dia 21 de outubro quando, por não ter aula, foi juntamente com  Barbara, Annie, Joleen e Tiffany à loja MCC, que recebe doações de várias partes da cidade, como roupas, sapatos, brinquedos, um pouco de tudo, e  revendem tudo com um preço muito mais baixo e esse dinheiro das vendas é distribuido ao redor do mundo para pessoas que não tem dinheiro, ou seja, o dinheiro é revertido em caridade, e todas as pessoas que trabalham lá são voluntários.

Outra festa foi a dos mexicanos, no dia 22 de outubro, sendo necessário pegar um ônibus até o centro e após um táxi até festa. Só havia mexicanos na festa e lógico que os brasileiros teinham que colocar a música daqui e lógico que eles adoraram. Vieram cedo da festa por medo da polícia, pois nessas house party que tem por lá sempre dá polícia. Senhor! Onde esta minha filha foi parar!

Houve festa do Hallowen na escola no dia 24 de outubro à noite, sendo que à tarde fizeram as abóboras para enfeitar a festa e à noite a mãe da Camila arrumou uma mega bota, um par de luvas meio rock, algumas pulseiras e um colar de tachinhas para a Izabel, mais a maquiagem e a roqueira estava pronta. Chegaram na festa às 20h30 e foram embora às 22h30. Igualzinho ao Brasil, né Izabel?
 
O resultado, apesar de ter voltado cedo da festa, foi uma horrorosa dor de cabeça ao acordar no dia 25 de outubro que impôs inclusive faltar aula.
 
Interessante o costume na escola onde ela está, que aqui no Brasil já foi abandonado, todos os dias toca o Hino nacional instrumental e todos tem que permanecer em pé até o Hino terminar. Hino com letra maiúscula mesmo, como consta no blog. Seria ótimo se retomássemos este costume que havia na minha época de escola!

Descobriu em 26 de outubro que não podia sair mal agasalhada, devendo sempre usar roupa apropriada. Isto demorou, né Izabel? E neste dia também fez uma observação interessante "... eu juro que eu não sei como um dia tão monótono e sem graça pode me render tantas palavras.." e isto vale um post neste meu blog, porque ela sempre fala para que escrever menos e quando vejo já está aquela postagem imensa.

No dia seguinte minha pequena acordou estranha, nem feliz, nem triste, nem falante, nem quieta, achando estranho que as pessoas mandam calar a boca quando fala muito e quando está quietinha, sem falar nada, sem fazer nenhuma brincadeira, as pessoas vem perguntar o que tem de errado com ela, sentindo falta da pessoa super engraçada e faladeira que ela é, dizendo isto de forma "super irônica".

Habilidades mil desenvolvidas no Canadá, até o cabelo de sua irmã Tiffany ela pintou no dia 27 de outubro, morrendo de medo porque nunca tinha feito isto. O resultado? Ótimo. Pois é, muitas profissões!

Comemoração do aniversário da Cláudia no dia 28 de outubro e parece que o cardápio para comemorações ou é donnuts ou cupcakes, tudo bem calórico, mas segundo ela nada que uma academia não resolva.

Neste dia, o inglês já começou a parecer grego, talvez atrapalhado pela festa surpresa que estavam organizando para a Cláudia, com comida mexicana, refrigerante.

E, para finalizar, mais uma festa dos mexicanos em um lugar frio, sem luz, sem música, sem nada, restando fazer uma fogueira e em seguida chamar um táxi e enquanto estavam em outra rua aguardando o transporte, viram a polícia chegar na festa. Ainda bem que teve a festa da Amy no dia 04 de novembro, porque ao que me consta foi mais tranquila.

Fico aqui me perguntando porque elas vão nestas festas se sempre dá polícia. Pode responder, Izabel?

A estas alturas do campeonato, eu estava questionando para onde ela iria quando retornasse ao Brasil, se para Londrina ou Florianópolis, sendo que no dia 30 de outubro ela desabafou no blog, utilizando até palavrões (rs), dizendo "mas eu não sei para onde eu vou, se eu vou morar com ela em Londrina e estudar num colégio bilingue ou se volto para Florianópolis e moro com meu pai, e continuo no mesmo colégio que já estava em Balneário, e cada vez que penso sobre isso fico cada vez mais aflita porque eu quero estar nos dois lugares, ao mesmo tempo que quero estar com meu pai, quero estar com a minha mãe e com meu irmãos, ao mesmo tempo que quero meus amigos da cidade da minha mãe, quero meus amigos da cidade do meu pai, porque eu tenho que fazer esse tipo de escolha, todos dizem: é sua escolha, você tem que seguir se coração, tem que ver o que vai ser melhor para você, e a minha resposta é: VALEU, se fosse fácil para mim escolher não estaria pedindo a tua ajuda, nem te perguntando o que tu faria, se fosse fácil seguir o coração quando o seu coração quer estar nos dois lugares, quando se está dividido e não se tem nem ideia de como reagir a isso, e como é que eu vou saber o que é melhor para mim, tenho só 16 anos, como eu posso saber o que é bom para mim? Porque os adultos nos impõem escolhas tão difíceis? Sempre achamos que somos grande o suficientes e que sabemos, sempre, o que é melhor pra gente, mas realmente não sabemos, e ai está a prova, não sei o que fazer, muito menos pra onde ir! Conversei com um amigo, o qual eu não citarei nome, e ele falou que eu estava de TPM, e não, eu não estou, seria bom se tivesse, estou apenas estressada, cansada de ter que pensar mil coisas ao mesmo tempo, ter que escolher o que eu não queria ter que escolher, porque quando os dois são as escolhas, não gostaria de ter que abrir mão de um ou de outro. E acho que estou precisando de um namorado, o problema é você achar alguém que seja o bom suficiente para você quando o que você quer é algo quase impossível, não quero um príncipe num cavalo branco porque sei que contos de fada não existem, ou pelo menos não para mim, porque não quero um cara viado, usando calça apertadinha, e que anda de cavalo, PUTA QUE O PARIU, quero um cara gato, que tenha um carro, não um cavalo, convenhamos que o carro é bem melhor, haha. Mas enfim, não sei explicar o que to sentindo, é um coisa muito louca, um pouco de carência, com saudades, com vontade de comer alguma coisa que não sei o que, de ir para praia, um lugar para relaxar, e o que eu mais quero agora é alguém que eu possa conversar e contar tudo que eu to sentindo, que eu possa falar palavrão e não vá se importar, que quando não gostar de algo que eu falei, olhe para mim e diga, que de risada das minhas coisas idiotas, e que me manda calar a boca quando eu não consigo parar de falar, mas o problema é que as pessoas que você acha que você sempre achou que poderia confiar SOMEM quando você mais precisa delas, é ai que você descobre que seus pais e família são em quem você pode e deve confiar, conversar, desabafar ou qualquer outra coisa que você queira, e se você discorda de mim, FODA-SE, eu não ligo e quero mais é que você SE FODA, fdp viadinho! Ufa!!!!!!! Desabafei, agora sim, agora to livre uhuuuul hahahaha então agora vou dormir :) Beijocas, amanhã vou ter muitas coisinhas para contar porque vamos sair para pedir doce". Falou! Falou tudo e isto é o que importa, mais uma vez parabéns Izabel! 

Como te falei, a decisão é sua e vou respeitar!

Hallowen - 31 de outubro - Izabel maquiada maravilhosamente de zumbi, com hipoglós em todo rosto, delineador e batom vermelho; Giulia de vaqueira; e, Jollen de anos 60. Todas pedindo doces e mais doces de porta em porta, sendo acompanhadas depois pela Camila.

Primeiro amigo canadense, Dylan, no dia 02 de novembro manda mensagem às 06h00. Amigo?

Neste mesmo dia Mrs. Moroski, professor de química foi para a Flórida e o substituto falou exatamente assim "Não to nem aí para o que vocês vão fazer, se tiverem alguma pergunta não façam, podem fazer o que vocês quiserem desde que em silêncio e deixem os livros ou cadernos abertos, porque assim posso dizer para o Mrs. Moroski que eu vi vocês trabalhando!". Isto realmente nunca vi no Brasil, enfim!
Voltando ao amigo, no outro dia virou um "canadense lindo", tá certo!

06 de novembro eu tive que dar notícias ruins para a Izabel, pois minha avó foi para a CTI e não estava nada bem, sendo informado que estava com infecção generalizada. Pensei em esconder, pedir para outra pessoa contar, mas achei melhor falar. Sei que assustei a Izabel e ela tentou disfarçar, como confessou no blog, e depois chorou muito sozinha para não chorar na minha frente, tomando conta a tristeza até dormir.

Acordou na outra manhã com sua hostmom chamando para ver a neve e seu pai observando que seria somente o começo com boa oportunidade para aprender a fazer bolas de neve.

Mais um crise com o inglês no dia 08 de novembro, quando falou para Ms. Lacoste que  já aprendeu espanhol, francês, alemão, chinês, mas o inglês... Fico imaginando a cara da professora ao dizer "adoro tua honestidade"! E na aula de química? Diz que recebeu uma folha com umas coisas escritas, desconfiando que era grego, mas não tinha certeza, além do professor de matemática ter combinado com o de química de usar apenas grego naquele dia, restando dormir na aula sonhando com as "tequileiras do funk".

Continua a troca de mensagem com Dylan e ele fica triste por ter que trabalhar no dia 09 de novembro, não podendo honrar o compromisso de assistir o filme com a Izabel.

10 de novembro - "Remembrance Day" no colégio, que é feito para relembrar as pessoas que morreram ou que já foram para alguma guerra, também comemorando o aniversário de seu pai canadense.

Izabel chamou o dia 11.11.11 de bizarro e idiota porque todo mundo falou que o mundo ia acabar e isto não fazia o menor sentido e foi também o dia do meu aniversário, recebendo um lindo e fofo recado no facebook.

Neste dia, ela também me deu a notícia de que ficaria em Florianópolis, com o pai, fiquei muito triste porque estava cheia de planos para quando ela viesse para Londrina ficar comigo. Enfim, falei que iria respeitar e vou fazer exatamente isto, apenas achando alternativas para passar o maior tempo possível junto dela, embora ela tenha que vir para cá me visitar mais seguidamente.
Mesmo longe de mim, este dia foi feliz para ela, Dylan apareceu para assistir Shrek!

No dia seguinte foi assistir a "Santa Claus Parade",  filmando do início até o fim, seguido o passeio de um jantar e novamente presente Dylan que, no final da noite, expôs suas intenções de namoro e nossa menina já não sabia mais o queria.

Pesadelos na noite do dia 15 de novembro, acordou seguidamente, suava bastante, somente pegou no sono às 03h00 da manhã. O que será que estava incomodando?

Mais uma festa no dia 17 de novembro, desta vez no Miles Mac, colégio perto da academia onde alguns brasileiros estudam, sendo pedido para o DJ colocar um funk e "Ai se te pego!", o que fez até os mexicanos entrarem na dança.

No dia seguinte, festa na casa da Cláudia, tendo acompanhado Bárbara pra comprar refrigerante, ocasião em que passaram por uma casa com neve novinha e ninguém tinha pisado, resolveram se jogar na neve e começaram a mexer os braços e pernas até formar o anjinho.

As compras feitas não extrapolaram limites impostos, resumindo a material escolar - cadernos novos; roupas de inverno - jaqueta de couro, dois moletons, toe e luva; maquiagem - rímel e delineador; além de hidratante, sabonete líquido, creme para o rosto, condicionador; um número de celular; um programa de computador para poder usar o windows - usamos apple e temos que adaptar.

 
Tem um trabalho de história para ser entregue no dia primeiro de dezembro e as fotos estão maravilhosas, bem que eu gostaria de ver este trabalho feito.

Este post foi até o dia 20 de novembro e prometo que por ocasião do retorno da Izabel farei outro a partir daqui! Quem quiser olhas a fotos basta entrar no blog dela, do qual sou seguidora.

domingo, 20 de novembro de 2011

Enfeites de Natal!

Sempre coloco pela casa os enfeites de Natal no início de novembro e guardo novamente no final de fevereiro. Adoro esta época e gosto de todas aquelas coisas vermelhas e brancas em exposição pelo maior tempo possível.

No início deste ano, quando fui recolher os itens natalinos, tirei alguns que não agradavam mais, agindo com dó demais e muitos ficaram. Com o ano sem compras e a vontade de conviver somente com o que me deixa feliz, tirei em novembro muitos outros, sem sequer espalhar pela casa.

Havia alguns desses enfeites que pareciam ter saído diretamente do filme "Chucky, o boneco assassino!" e isto é a mais pura verdade, fico tentando lembrar se estavam em alguma promoção e eu trouxe para casa pelo preço, se eu estava em clima de Hallowen quando comprei. Realmente não consigo entender, o fato é que eles me assombravam durante quase quatro meses e eu ali passiva ao horror!

Papai Noel que tocava sax, sem o sax. Papai Noel patinador, sem patins. Nenhum cantava mais nem andava mais. Guirlanda de tecido encardida, cuja vida útil somente retornaria se refeita e eu sem capacidade/tempo. Papai Noel porta garrafa, sem barriga, parecia um sei lá o que. Papai Noel com cara de monstro. Poderia citar muitos outros, mas fico por aqui, para não assustar alguma criança que esteja lendo.

E era horror mesmo! Quando pegava um deles, daqueles que eu menos gostava, já ficava meio irritada e não jogava fora porque eram do Natal e não meus. Depois, a cada dia que olhava ou cada dia que eles saiam andando pela casa à minha procura, sentia a mesma coisa.

Senhor! Obrigada por eu ter tido forças para retirar estas coisas do meu caminho e desejo que hoje elas estejam em lugares onde as pessoas gostem muito delas, apesar de parecerem feias para mim.

Com toda esta coragem de mandar os enfeites para outra dimensão, bem longe de mim, somente convivo com aqueles  maravilhosos, preciso de menos espaço para guardar tudo e, finalmente, consegui uma decoração de Natal minimalista que me faz feliz!

Dois enfeites que amo!


Papai Noel tropical... dá uma olhada nas havaianas do ser!



Presépio maravilhoso! Comprei há muitos anos, quando ainda morava em Curitiba!

Parece resina, porcelana ou cerâmica, mas na realidade é plástico. Somente descobrimos que não quebra quando jogamos no chão!
Lindo!

Lixo que é um luxo!

Quem acompanha o blog está pensando que vou falar das minhas caixas etiquetadas que possuem itens valiosos emocionalmente e também muitas coisas que devem ser descartadas. Entretanto, isto é outro assunto, porque estou organizando novamente este "lixo etiquetado" e logo dou notícias.

A pergunta que me acompanha tem algum tempo é:

"Qual a parte do que é lixo reciclável e do que é lixo orgânico que eles não entenderam?"

A lixeira de alguns condomínios é um local deplorável, mais parecendo um lixão a céu aberto onde jamais foi solicitada a separação do lixo, apesar da existência de placas enormes - verdes indicando o local para depósito dos recicláveis e vermelhas indicando o local para depósito do lixo orgânico. Não bastasse isso, na entrada sempre tem uma placa explicativa do que seja um e outro tipo de lixo.

Pois bem. Quando entramos para colocar o lixo encontramos tudo misturado, sacolas com lixo orgânico misturado com reciclável, sacolas atiradas no corredor, itens sequer colocados em embalagens. Um nojo, literalmente.

O mais impressionante são as garrafas pet com restos de líquido. Ora, se é coca-cola será que a pessoa não sabe que é ótimo jogar este líquido na pia para manter os canos desobstruídos, pelo menos li alguma coisa neste aspecto a um tempo atrás, mas mesmo que assim não o seja, será que a pessoa não pensou em jogar fora somente a embalagem?

Concordo que alguns podem estar se sentindo em relação ao meio ambiente como eu estava em relação ao porquinho no dia do meu aniversário. Estas pessoas podem pensar "@#$%ˆ@#$ o meio ambiente".

Está certo, todo mundo tem direito ao desequilíbrio emocional de vez em quando. Não pensemos então no meio ambiente e vamos ter ao  menos um tantinho de compaixão pelos catadores de material  reciclável, imaginando este pessoal saindo para trabalhar e, ao chegarem no local, tem que separar garrafas pet de restos de comida, para dizer o mínimo, porque também lixo de banheiro é colocado misturado.

Lixo reciclável é composto basicamente de embalagens e se tiver alguma dúvida, simplesmente lave a embalagem e coloque em um saco em separado, destinando estes itens ao "lixo reciclável"; todo o restante, papel de banheiro, papéis sujos de gordura, restos de comida, cascas de frutas e legumes, bem como tudo mais que não possa ser lavado, deve ser colocado em saco e depositado no "lixo orgânico". 

Em ambos os casos, se morar em condomínio coloque os itens exatamente onde indicam as placas ou lixeiras; se morar em casa verifique os dias em que passa cada um dos caminhões, pois a maioria das cidades tem coleta seletiva.

Para encerrar, esse lixo reciclável transforma-se em renda para os catadores e auxilia na sobrevivência deste pessoal, na maioria das vezes permitindo que comprem o mínimo em termos de alimentação. Esta seria uma boa razão para que todos colaborassem?

sábado, 19 de novembro de 2011

Super organizada (?) ou As coisas não precisam de você...

A hiper, super, mega organizada dançou!

Houve época em que o movimento dentro da minha casa era mais do que intenso, tudo isto em razão de um projeto social que não tinha onde funcionar, então transformei minha casa em um barracão. Dá uma olhada nas fotos da minha sala naquele tempo:

campanha de Páscoa 2010 e em 2011 foi a mesma situação - fabricação de mais de 5.00 ovos de Páscoa com 200 gr cada feitos e armazenados na minha casa

campanha de inverno 2010 - três mil cobertores armazenados e distribuídos a partir da minha casa

toda quarta-feira fazíamos de 500 a 600 litros de sopa na minha casa, levávamos 400 paezinhos, verduras e tudo mais que tivesse de doação, para distribuição em mais de dez bairros carentes com uma kombi. Na foto a amiga Jaque mexendo as panelas!

Durante quase dois anos desenvolvemos este trabalho com uma rotatividade de pessoas impressionante, pois havia aquelas que vinham uma única vez em alguma campanha, outras mais assíduas e isto tudo acontecendo dentro do meu lar. Trânsito de pessoas, inclusive fornecedores, e também de energia que por vezes não era das melhores dependendo da pessoa que comparecia.

Meus filhos já não convidavam amigos para vir em casa, dizendo que moravam em um barracão. 

O mais velho dizia que nem podia reclamar porque eu estava ajudando os outros e não podia sequer  fazer um churrasco para os amigos porque não havia onde. 

O mais novo queria dormir mais cedo e não podia, considerando as atividades noturnas, único tempo disponível para algumas pessoas, e elas precisavam trazer as crianças que não tinham com quem ficar. E por aí vai!

Em fevereiro deste ano fiquei doente e permaneci na cama até abril, o que impôs a diminuição das atividades, embora mantida a produção dos 5.000 ovos  para a Páscoa. 

A sopa passou para outro grupo que está fazendo e distribuindo. As demais campanhas de arrecadação passaram para meu local de trabalho. 

E, tudo está funcionando perfeitamente mesmo não estando na minha casa. Esta perfeita sincronia me fez perceber como sou centralizadora e como as coisas funcionam sem que necessitem de mim e também sem que eu precise trazer para dentro de casa.

Nesse caos todo do barracão, deixei a questão das roupas de cama, mesa e banho para a pessoa que estivesse trabalhando na minha casa, apenas explicando como queria, mas não fiscalizando, aliás, nem havia tempo para isto. 

Olha, comecei a escrever porque hoje é sábado e fui mexer nos roupeiros, maleiros, rouparia que mencionei em post anterior como lotados. A instrução para quem trabalha em casa é que guarde os jogos de cama todos juntos - lençol, fronha, edredom, colcha, porta travesseiro - e separados por estampa, sendo cada quarto com sua roupa de cama.

Surpresa! Não estavam lotados, faltavam peças de diversos conjuntos... enfim, não era nada como eu escrevi e pensava. Algumas coisas foram embora. 

Logo, terei que organizar tudo de novo e comprar algumas peças na medida da necessidade e quando acabar o ano sem compras, isto se a casa funcionar sem estas peças e acaso não funcione, terei que considerar essencial.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Presente - Sugestão!


Estava aqui pensando nas melhores compras que fiz, isto na época em que ainda comprava, e depois escrevo mais sobre isto, por enquanto deixo uma dica que pode servir para presentear no Natal

Quando comprei meu sofá, antes da metade do ano, fiquei procurando esteira protetora para o braço em diversas lojas e não me conformava com os preços, até que encontrei na internet por um valor bastante razoável e, depois que chegou, demonstrou que a qualidade também era ótima.

Hoje entrei no site e os preços estão até mais baixos.

Verifique: DRM DECOR
http://www.drmdecor.com.br/home.asp 

A utilidade é inegável, seja para firmar pratos e copos, seja para manter o braço do sofá limpo.

Somente isso, por hoje!

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

140 dias - Caminhando e Cantando!

p.s. no início mesmo: faz de conta que ainda estou me sentindo como na hora que escrevi - logo após o almoço, porque depois mudou tudo com notícias da minha avó! E sigo falando bobagens para tentar relaxar...

Tive a feliz oportunidade hoje de entrar em uma loja! Não fui comprar, afinal somente tenho a comemorar - cento e quarenta dias sem compras!

Ganhei uma blusa linda de aniversário, com aqueles florais de verão. Ah, os florais do verão, os tons cítricos do verão, o verão. Como sou uma falsa magra, de ombros largos que ninguém percebe, a blusa ficou apertada e fui trocá-la.

Deveria ter sido filmada a minha alegria entrando na loja, virando as araras de roupa, podendo escolher qualquer coisa! Enfim, um vestido de renda, nude ou marfim (pouco importa!), com uma anágua para usar embaixo (sou antiga mesmo! este termo "anágua" é do tempo da minha mãe e eu não sei outro) com bojo, linda também.

Olha ele aí!


Pronto! Estou vestida para uma festa que vou e também para a passagem do Ano Novo!

Até falei para a Marisa que o mais importante não foi o presente, mas ter proporcionado a oportunidade para que eu entrasse em uma loja. Ela riu bastante e para mim foi emocionante, estou feliz até agora.

Certo que faz pouco tempo, só que o ano sem compras e suas ressignificações estão fazendo com que eu dê mais valor a tudo que tenho e também ao que ainda não tinha e queria ou precisava, embora não essencial.

Antes do ano sem compras seria apenas mais um vestido, levado sem muita reflexão e logo jogado no guarda-roupa. Hoje, é O VESTIDO que será guardado em uma caixa que vou procurar em casa, embrulhado em papel de seda branco que também já tenho.

Estou rindo sozinha, me sentindo criança! Como isto é gostoso e pensar em tantas e tantas sacolas cheias de coisas que nunca significaram nada.

Se pensar que estou maximizando, podes ter certeza de que estou mesmo! E esta é uma sensação muito boa de valorização da pessoa que lembrou de mim com tanto carinho, da oportunidade de escolher algo depois de tanto tempo e da importância de somente ter aquilo que realmente se quer e precisa.

Obrigada!

Antes que eu esqueça, já falei que ganhei a camiseta do Grêmio também de aniversário, sonho antigo antes não realizado porque não era encontrada ou não tinha o tamanho ou, enfim, sei lá!

Sorte minha que ainda tenho um presente para ganhar do meu filho menor e como não escolhi até agora, já sei como agir para sentir o mesmo que senti com o vestido. Quem sabe um sapato dourado? Vou pensar muito, com certeza!

Vitória em todos os sentidos! Por estar resistindo bravamente, inclusive nada comprei para mim mesma de aniversário e até tinha cogitado esta possibilidade! Por estar ressignificando não só coisas, mas sentimentos em relação a elas e às pessoas!

Caminhando e cantando!

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Dicas para compras de Natal!

Todo ano a mesma coisa! Shoppings e lojas intransitáveis, estresse, ansiedade, produtos esgotados, indecisão! Normalmente esta situação é causada pelo fato de as pessoas deixarem as compras para as 18h00 do dia 24 de dezembro ou mesmo para a segunda semana deste mês.

Para quem já se organizou, mesmo que seja um pouquinho, e começou a escolher e adquirir os presentes com antecedência, esta época de final de ano costuma ser mais prazerosa. Há alguns anos me incluo nesse grupo de pessoas, sem deixar é claro de precisar de alguns presentes de última hora.

A opção de presente que acho mais fantástica, criativa e carinhosa é o presente confeccionado por você mesmo, tipo uma colcha de patchork, caixinhas de madeira personalizadas, almofadas, toalhas, enfim, qualquer belo artesanato que você tenha condições de fazer. 

Confesso que não tenho tanta habilidade e nem tempo, e um dia ainda faço uma almofada de fuxico para cada pessoa que gosto, por enquanto sempre faço uma lista de pessoas a serem presenteadas, escrevo o nome deixando espaço para colocar o presente escolhido ou comprado e estipulo um valor a ser gasto em cada presente, havendo variações conforme o papel que o indivíduo ocupa em minha vida. Nunca deixo de anotar o valor de cada presente para poder ver, quando necessário, os valores já gastos.

Após, dentro do valor estabelecido e sem nunca ultrapassá-lo, busco dentre as várias opções aquela que mais combina com o presenteado, dando prioridade aos itens que possam ter alguma utilidade, porque não há nada pior do que receber de presente qualquer bagulho que não serve para nada e é preciso lembrar que não devemos dar aquilo que não gostaríamos de receber, isto aprendi com minha Bisavó Valdomira.

Sair para comprar somente depois de verificar a caixa de presentes que sempre tenho para emergências e destinar os itens possíveis para o presenteado escolhido.

Procuro comprar os presentes à vista, sem cair na tentação de crediário, cheque pré-datado ou cartão de crédito, exceção feita àquelas compras a serem pagas no vencimento do cartão e sem parcelamento, pois neste caso viram pontos que viram milhas que viram viagens.

Importante o pagamento à vista durante o ano ou no máximo até dezembro, pois em janeiro temos IPTU, IPVA, viagens de férias ou mesmo aquelas despesas das viagens de final de ano para visitar parentes e amigos nos feriados de Natal e Ano Novo, sendo necessário reservar parte do décimo terceiro salário para estes gastos.

Entretanto, acaso não seja possível quitar todos os presentes antes de janeiro e for necessário algum parcelamento, jamais parcele a fatura do cartão de crédito! existem linhas de crédito com juros BEM menores. 

Verifique também se a parcela e os presentes cabem no seu orçamento, analisando as planilhas de lançamento de créditos e gastos que suponho a estas alturas já tenha sido adotada, sem nunca esquecer de gastos pessoais e eventual presente que você queira se dar.

Optando por comprar on-line para evitar filas e lugares lotados, escolha sites que você confia, já fez compras anteriormente e não teve dor de cabeça quanto ao prazo de entrega e qualidade do produto.

Meu filho compra muito no E-Bay, cujos valores são realmente compensadores mesmo pagando imposto e frete, mas ele faz isto o ano inteiro e sabe como selecionar vendedor, se o produto é realmente original, se o prazo é cumprido. Como sou totalmente leiga e sequer entendo direito como funciona o site, não me aventuro, apenas reconhecendo que é uma boa opção para compra presentes.

Algumas lojas já mandam ou entregam o presente embalado, outras fornecem a embalagem para que você faça como achar melhor e outras ainda não embalam nem fornecem embalagem. Neste último caso, necessário verificar se existe em casa algum item  que possa ser utilizado e comprar somente o necessário, usando a imaginação. Já vi pacotes feitos com sacos de papel para embalar pão que, com algumas fitas e colagens, ficaram simplesmente fantásticos.

Existem famílias, e isto acontece em alguns locais de trabalho, que fazem amigo secreto e a minha já fez em algumas oportunidades. Ocorre que a coisa toda fica separada, amigo secreto para a família toda incluindo tios, primos ou mesmo todos os colegas de escritório e depois a gente acaba dando um presente individual para os mais próximos, por exemplo, pais, irmãos e colegas mais próximos. De qualquer forma, é uma forma bastante econômica e divertida de presentear nesta época do ano, considerando ser estabelecido valor máximo para o presente a fim de manter certa uniformidade.

Conheço pessoas que utilizam vale-presentes nesta época do ano, é uma opção, embora para mim soe um tanto quanto impessoal, tipo "olha, não quis pensar muito em você, então vá lá, com este valor limitado, e escolha qualquer coisa". Sorte que nunca ganhei ou azar, talvez, porque se tivesse ganho algum poderia até mudar de opinião.

Por exemplo, estou querendo ler um livro "Amor Líquido", indicado pelo meu cunhado,  com preço entre R$ 29,40 e R$ 42,21 e o ano sem compras inclui não adquirir livros, logo, se ganhasse um vale-presente de uma livraria certamente me livraria da vontade de comprar o livro!

Mudando de assunto! Como pode haver variação de preço do mesmo produto de mais de R$ 12,00? E, como pode haver tanto desconto em uma promoção? Dia desses vi uma camisola de R$ 43,00 ser anunciada na loja por R$ 14,00. Que mundo é este? Qual a lógica do comércio?

Respondendo: o mundo consumista está aí para os desavisados, apressados, ansiosos e a lógica é esta mesma, explorar a necessidade iminente de ter o produto sem poder esperar mais um segundo.

A solução para combater pelo menos parte deste mal é pesquisar preços, utilizar as ferramentas de busca da internet - buscapé, por exemplo; aguardar liquidação, embora você não fique na crista da moda; consumir somente o necessário e essencial; reaproveitar o que se tem.

Enfim, aquilo que já foi dito e repisado: consumo consciente !!!

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Cabides...


É isso mesmo! Toda vez que penso em escrever vem à mente falar sobre os cabides e a importância de que todos sejam iguais. Bobagem? Com certeza!

Somente não será bobagem para aqueles que acompanham este blog e sabem da minha compulsão por organizar tudo e com todos os cabides idênticos há uma padronização visual em relação à parte do cabide que fica aparecendo, à cor, à altura das roupas, enfim, tudo fica mais bonito dentro do guarda-roupa.

Importante também manter apenas uma peça de roupa em cada cabide e não ir fazer aquele amontoado que impede a visão daquelas que ficam embaixo e acabam por te fazer pensar que não tem roupas suficientes.

Padronizei meus cabides inicialmente comprando aqueles pretos em lojas de R$ 1,99 e depois que fiz um closet novo terminei por optar por cabides de acrílico no final do ano passado. Loucura! Foram 150 cabides para tudo ficar organizado e, como apenas coloquei em ordem, não havia tirado aquelas roupas que estavam comigo há mais de dez anos.

Depois que comecei a tirar muita coisa, muito cabide sobrou e a experiência também: antes de comprar qualquer coisa primeiro tire tudo que você não use e redimensione sua necessidade.

Sábado estive na Tok & Stok para comprar dois presentes e saí de lá exatamente com o que fui comprar. Incrível! Era outro ponto fraco mais e nem ia mais para evitar cair em tentação.

Lá encontrei cabides de madeira que teria comprado em outra época. Entretanto, pensando melhor, para que precisaria de mais cabides e diferentes daqueles que tenho, o que importaria em comprar todos novamente para "padronizar"! Somente posso dizer para quem não começou ainda que cabides de madeira são melhores para qualquer tipo de roupa, inclusive malhas, e não somente para ternos, porque não deixa marca no ombro.

Também havia cabides para lenços. Sim, para lenços. Normalmente não temos onde colocar os lenços e eles acabam dobrados e marcados em gavetas ou caixas, ou mesmo misturados em cabides normais pendurados no guarda-roupa e dificultando o uso.

Só posso dizer que o desafio continua, embora exista tantos itens por aí fazendo a tentação chegar e ser dominada antes da compra.

Quando eu conseguir tirar meu lixo etiquetado serão as caixas da MMartan que irão sobrar. Explico, quando comecei a organizar o closet novo somente encontrei caixas com valores aceitáveis neste site e realmente elas são ótimas se observarmos a qualidade e tamanho, resultando em comprar várias, certo que nenhuma ficou sem utilizar, mas terão o mesmo destino dos cabides.

Vamos prosseguindo e organizando, porque organização evita compras desnecessárias e supérfluas.

domingo, 13 de novembro de 2011

Enxoval necessário!


Bem, minha avó continua na mesma, voltei para casa bastante apreensiva e fico ligando a toda hora, mas preciso trabalhar e cuidar das crianças.

A vida continua também, então vamos a algumas reflexões sobre o enxoval necessário para uma casa.

Estive no supermercado hoje e a pessoa que estava na minha frente havia comprado quatro toalhas de banho e mais quatro de rosto, dizendo para uma acompanhante comprar também porque estava "muito barato". Comentei com meu filho e ele perguntou se estava barato mesmo, ao que respondi que não importava quanto custava e era necessário ver a necessidade.

Houve um tempo em que adorava a MMartan e ficava cuidando todas as promoções (será que havia desconto mesmo?). Toda vez que encontrava um produto com preço supostamente reduzido, bastava clicar e comprar o que era mais bonito dentre aqueles e deixava de adquirir aqueles que realmente me agradavam, mas eram um pouquinho mais caros.

Resultado, rouparia cheia, armário de banheiro cheio, maleiro de alguns quartos cheio. Muita roupa de cama, mesa e banho! Algumas destas roupas sequer usadas! Para que se tenha uma idéia, consegui  "equipar duas casas" com lençóis, cobertores, colchas, panos de prato, toalhas de mesa, toalhas de banho e rosto, além dos famigerados tapetinhos em promoção das Pernambucanas - sempre tem este produto em promoção e comprei tantos que até hoje, mais de dois anos depois que cancelei meu cartão, ainda tenho.

Por falar em Pernambucanas, certa época aceitei fazer o cartão e, mais, utilizei fielmente, parecia conta de luz e água, tinha que comparecer todo mês para pagamento - não era possível débito em conta - e todo mês comprava algo que não precisava. Isto durou muito tempo, até que cansei e por incrível que pareça nunca mais precisei nada de lá.

É, não precisei de nada de lá e troquei pela MMartan o que parei quando descobri outras marcas e não voltei em razão do ano sem compras. 

Na realidade penso que somente trocamos o "foco". Hoje, meu foco é a comida. Boa alimentação? Sim, estou preocupada com isto, adotei uma dieta ovolactovegetariana e não resisto a um doce. Ainda não engordei, embora esteja sendo uma montanha russa - come! deixa de comer! devora! faz jejum!

 Fiz aniversário dia 11 de novembro, sexta-feira e, para não passar em branco, primeiro visitei minha avó que, como todos sabem está na CTI, depois a família foi para uma galeteria, todo mundo com aquela cara de cumprir obrigação comigo e eu achando que não poderia deixá-los sem nada no meu aniversário.

Lá veio o prato com salada de radiche com bacon frito, olhei aquilo e, como já não estava bem, falei "%$@#*@! o porquinho", o que serviu pelo menos para tirar uma boa gargalhada da minha irmã. Não, não voltei a comer carne, mas tive esta recaída e uma torta fria de frango que se eu não comesse um pedaço teria um síncope nervosa. 

Tudo isto por conta do desequilíbrio emocional! Por isso devemos vigiar, e muito, todos nossos sentimentos.

Voltando ao assunto deste post - enxoval necessário, quero deixar registrado apenas as conclusões que cheguei quanto ao que efetivamente precisamos:

- para cada quarto - dois jogos de lençol, duas colchas acompanhada de dois porta travesseiros cada, um cobertor e um edredon. Adoro tapetes para não pisar no diretamente no piso quando acordo, um só basta. Se a cama for box, necessária uma saia;

- para cada pessoa da casa - duas toalhas de rosto, duas toalhas de banho e, para o banheiro, dois tapetes para não pisar no molhado e no piso frio. Quando uma toalha está lavando, a outra é usada, entretanto, para quem mora em locais frios ou tem o costume de trocar diariamente, é melhor ter três toalhas para cada pessoa, assim sempre haverá uma limpa e seca;

- para copa e cozinha - quatro panos de prato, três toalhas de mesa e uma toalha mais bonita para algum dia festivo, uma luva térmica, um avental de tecido e um impermeável.

Tenho tantas e tantas toalhas de mesa que ninguém consegue imaginar. A cada festa comprava tecido coforme a cor da festa e levava na costureira para passar a bainha. Certo que era mais barato, mas somente hoje pergunto para que tantas variações de cores.

A Lu que está no ano sabático também, comprou uma máquina de costura e quero deixar para ela esta dica, até para os presentes de Natal, toalhas são presentes lindos e existe cada tecido lindo e muito, muito em conta. Falo isto porque adoro chitão e um dia ainda aprendo a costurar e vou fazer muitas peças com este pano de flores imensas.

Como já fui, voltei, me perdi, mudei de assunto, tentei voltar, fico por aqui. 

Dias de paz para todos nós!