domingo, 1 de janeiro de 2012

Muitos assuntos e nenhuma idéia...

Tornou-se um hábito não consumir além do necessário e indispensável, talvez uma compulsão ao contrário.

Ontem fomos para a Argentina, somente no cassino para almoçar e jogar.

Como me recusei a colocar dinheiro na brincadeira, acabei tomando emprestado 50 pesos e logo em seguida devolvi o empréstimo, saindo de lá com 550 pesos que ganhei nas máquinas.

Quando chegamos em casa, tanto meu filho quanto o pai dele começaram a rir e disseram que o primeiro pensamento que tiveram era que eu ia gastar o dinheiro ganho e que daria a desculpa de que era um extra e portanto poderia ser gasto com qualquer coisa. Confessaram não ter acreditado quando viram que não comprei nada.

O fato é que não importa a origem dos valores e sim o compromisso com o "ano sem compras", além disso ponderei que esse importe ganho seria gasto em algo realmente necessário: o pagamento de parte das diárias do hotel onde estou (rs).

Digno de registro o fato de que nenhum de nós comprou nada na Argentina, mesmo com os preços convidativos dos produtos naquele país. O pai do Renato, que vai para lá toda santa quinta-feira, afirmou que foi a primeira vez em mais de dez anos em que nada comprou. Já estou achando que esta abstinência de compras é contagiosa.

Impressionante também o Renato, cuja mudança no comportamento e na ansiedade por compras é visível. Olha, olha, sapeia no e-bay e espera muito até adquirir qualquer coisa, dizendo que eu fico falando que tem que comprar o que é necessário. É isso aí, tem que ver o que realmente precisa e não trazer para casa coisas somente pelo prazer da compra.

Passei pela praia, pela cidade da minha mãe e consegui sair invicta. Antes, todos os anos, a praia era uma desculpa para um biquini novo, uma saída de banho, uma panela de barro ou qualquer outra coisa que gostasse, sendo que na cidade da minha mãe tem uma loja em que sempre saía alguma coisa para meu guarda-roupa e depois eu não usava, além da outra com sapatos maravilhosos e que depois se mostravam fora do que uso, ficando encostados até a doação em uma das inúmeras limpezas.

No último post falei que tentaria arrumar a mala para viajar e agora dou notícias a respeito. Ficou tudo perfeito, não faltou nada e o que eu compraria em outras épocas para viajar não fez a menor falta, penso que antes a "necessidade" de alguma coisa, só porque sairia da minha casa, era apenas desculpa para consumo de supérfluos.

Então, nada de novo. Nenhum item novo. Nenhuma novidade em termos de consumo, apenas a persistência para atingir o objetivo traçado em julho de 2011.

Sendo o primeiro dia de um novo ano desejo a todo um feliz 2012!!! E que todos os sonhos se realizem!!!

2 comentários:

  1. Estou pensando seriamente em seguir teus passos em "Ano sem Compras", mas preciso dar um jeito em minha casa. Então estava pensando em fazer um Ano sem compras só para roupas. Comprarei somente coisas necessárias p minha casa q está pedindo socorro. Se tiver alguma dica de como posso começar me manda...Isso realmente é contagiante...Bjinhos

    ResponderExcluir