domingo, 22 de janeiro de 2012

Relação com o consumo...

A relação da maioria das pessoas com o consumo está totalmente equivocada, normalmente sendo estabelecidas necessidades ilusórias e a compra de itens totalmente desnecessários, evoluindo esse comportamento para a compulsão que por vezes sequer é percebida a tempo de não causar problemas.

Realmente imprescindível "pagar-se primeiro" quando receber seus valores mensais decorrentes do seu trabalho, podendo inclusive fingir que ganha menos, por exemplo, 10% para a poupança independentemente das contas a pagar. Programar os gastos de acordo com a remuneação mensal já deduzido o valor a ser economizado.

Mencionei 10% para não assustar quem nunca fez isso, na realidade o ideal seria 30%.

Pode parecer difícil, entretanto, após tornar-se um hábito não vai fazer nenhuma diferença na vida financeira da pessoa. O consumo será feito como se ganhasse menos e o resultado pode parecer pequeno se considerado mensalmente, agora se conisderar o período de um ano, por exemplo, irá verificar que um mês de trabalho sobrou inteirinho para realização de um sonho.

Ontem somei os valores mensais gastos em cada item da planilha e cheguei aos valores anuais para cada um - água, luz, empregadas, mercado, viagens, etc, nos últimos cinco anos. É realmente assustador e um colega falou "tem conta que é melhor não fazer".

Talvez seja melhor não fazer essa conta se a meta for viver na ilusão. Fiquei pensando que acaso tivesse concluído essas contas anuais antes, talvez há muito tempo, por certo teria evitado muitos gastos desnecessários, em seguida concluí que tudo acontece no momento certo e quando estamos preparados para enxergar e tomar providências.

No lançamento das contas mensais desse mês já mudei o foco, passei a verificar qual o impacto determinado gasto terá ao final de um ano e isso é um ótimo freio até para pequenas despesas que parecem inofensivas no microcosmo, mas bastante prejudiciais em período maior.

Esses pequenos gastos diários, que em algum livro que li são chamados de "fator café", podem até garantir um período de férias em um local mais atrativo.

Por vezes precisamos parar e pensar as razões que levam ao consumo, por vezes compramos porque esse é nosso lazer, outras para não enfrentar efetivamente os problemas, outras para compensar algum fato ruim e outras simplesmente porque precisamos de algum item.

Em qualquer dessas situações não importa se você tem dinheiro sobrando, considerando que se está sobrando deve ser guardado para algo que realmente tenha significado e não deve ser jogado no lixo.

Se você não tem dinheiro e precisa de crediário ou cheque especial, basta não consumir, pois somente valeria a pena pagar juros se o valor de que precisa será utilizado em um caso de vida ou morte.

Estamos em um dilema aqui casa e que até é engraçado. Meu filho quer um televisão 3D e quer que eu compre. Detalhe é que ele pode muito bem comprar. Ponderei diversas coisas e até agora ele não conseguiu responder o que faremos com o aparelho que está na sala e em perfeito funcionamento.

Uma das razões pelas quais eu poderia comprar, segundo ele, é que posso dar presentes no "ano sem compras", ao que respondi que posso comprar presentes em datas especiais e não há nenhuma data especial agora e seria um item para dentro da minha casa.

Enfim, já tomei minha decisão e não vou comprar "&ˆ%$##!!&@" de televisão nenhuma (rs), nem mesmo para comemorar o retorno de Luíza do Canadá.

4 comentários:

  1. Olá Ziula,

    esses dias vi no portal do iG/economia/finanças pessoais uma reportagem interessante: um casal assalariado que hj tem um patrimônio de 1 milhão e estão em busca do segundo, pois assim eles conseguem a independência financeira sem precisar trabalhar.

    É um modo de se pensar. E eles não vieram de classes ricas nem ganhavam salários altos. Mas POUPAVAM. E POR 20 ANOS. Uma determinação invejável.

    E muitos devem pensar, como eu, ah tá, mas 20 anos, etc, mas então pq não sonhar com menos ? 10, 20 mil, e por aí vai. Não é comprando tudo do último modelo, trocando a cada arranhão, fazendo inveja aos supermercados com o imenso estoque de várias coisas que nem lembramos o que tem lá que vamos conseguir.

    Eu me dei conta dos meus maus hábitos de consumo pouco tempo pra cá, dai fiz um curso, fui à palestras, até identificar onde errava. Hoje acho que sei e estou tentando corrigir. Tinha estoque de coisas que no mês seguinte comprava novamente sem nem conferir se tinha antes. Sem contar a tonelada de guloseimas que só engordam, fazendo um problema crescer indo para a saúde. Hoje decidi ser comportada no supermercado e derivados. Era onde ia a maior parte do meu consumo, agora vou só comprar as coisas semanalmente que vou consumir e deu. Vou fechar meu armazém dentro de casa.

    E quanto à poupar é fundamental, nem que seja 5%, o hábito é que faz a vontade do valor ir aumentando. Também é um hábito que a gente aprende com a vida infelizmente, deveríamos ter isso na escola, assim com certeza a realidade dos brasileiros seria melhor. Não teria tanta dívida, não se pagaria tantos juros impagáveis muitas vezes, mas somos criados para não ter esse hábito e sim o de ter tudo do melhor, melhor celular, melhor notebook, tv fina então, parece item obrigatório da cesta básica. E não é por aí a felicidade, felicidade é precisar de dinheiro e saber que tem pois poupou do seu salário, de investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É preciso estudar o que não nos foi ensinado... poupar, organizar, consumir o essencial!!!

      Excluir
  2. Bueno! Não me surpreendo mais com os chasques postados aqui no teu sítio. O chasque acima é uma aula de educação financeira. A regra dos 90 (poupar 10%) deveria ser regra para todo o universo populacional do nosso país, mas não é. É regra o comerciante dizer: "o preço é xis, em y vezes sem entrada e sem acréscimo", onde a opção "quero pagar à vista e com desconto" é ignorada, tanto pelo comerciante como pelo cliente (e lá se reaaliza mais uma compra parcelada....).

    Poupar 30%, como é o teu caso, é o caminho da prosperidade, da segurança financeira e posteriormente, da independência financeira, mesmo que leve seus 15 ou 20 anos pra isso...

    Gostei muito da tua proposta para o teu filho. Lamentavelmente minha filha muitas vezes me consegue "dobrar". A última foi a compra de uma piscina desmontável, para 8500 litros de água. Sabes quem a usufrui? eu e a esposa. A filha entrou uma ou duas vezes....

    Realmente, tuas atitudes tem tudo a ver com teu sítio: hora de mudar; quebra de paradigmas e um ano sem compras. Parabéns

    Valdemar Engroff - o gaúcho taura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem tudo é ruim não é mesmo? Uma piscina com esse calor é uma coisa maravilhosa!!!

      Excluir