sábado, 4 de fevereiro de 2012

219 dias... balanço

Pensei hoje em fazer um relatório dos meus deslizes itens agregados à vida durante esse tempo de desafio do "ano sem compras".

O primeiro aconteceu bem no início quando fui comprar chocolates e terminei por chegar em casa com chocolate para fondue e um mini aparelho, prejuízo pequeno já relatado no post "Pequeno balanço (quase um mês)"

Passado todo esse tempo confesso que somente naquele dia comemos aquela iguaria e depois nunca mais. Não gosto quando olho o pequeno aparelho de porcelana dentro do armário e lembro que foi mais uma tralha que coloquei em casa.

Depois disso ganhei e não posso considerar errado:

- uma caixa de papelão com borboletas em alto relevo da minha filha

- uma camiseta do grêmio, uma sanduicheira e um perfume do meu filho mais velho - "Notícias do Além"


- um vestido de uma amiga - "140 dias - Caminhando e Cantando!"

Esses foram meus presentes, além de duas cestas de café da manhã, presente de aniversão da minha irmã e minha mãe - com duas canecas maravilhosas que já coloquei em uso, não podendo esquecer de um estojo de maquiagem, um desodorizador de ambientes e um sabonete líquido de dois amigos.

Tivemos a viagem feita em agosto de 2011, também logo no início do desafio e, com certeza hoje em dia, após passados mais de 200 dias em que parei de comprar, sequer estabeleceria valor para os gastos.

Observei que nas outras viagens nada mais comprei e nada me fez falta, como as compras de agosto de 2011 não fizeram nenhuma diferença entre ter ou não ter.

Depois que escrevi o post "Super organizada (?) ou As coisas não precisam de você..."  realmente não pude esperar e comprei dois jogos de lençol de solteiro e dois de casal, estavam fazendo falta e precisaram ser considerados essenciais.

Mais uma bobagem e cheguei em casa semana passada com duas sacolas retornáveis. Tem duas coisas que não resisto: promoção de sabão em pó e não perguntem porque; e, sacolas retornáveis. 

Pois bem, fui comprar trufas e chegando lá a promoção era: compre 12 trufas de verão, pague 10 e com mais R$ 2,50 leve uma sacola... rs... agora estou rindo, mas na hora não me dei conta... simplesmente comprei as sacolas e não havia promoção nenhuma!

O interessante é que o tamanho delas é ótimo, intermediário em relação àquelas que tenho, logo, não foi uma pisada na bola tão grande assim!

A troca de carro já foi relatada no mesmo "160 dias" ... entre os prós e os contras, nenhum comentário a mais para fazer e cada um que tire suas conclusões, pois já tenho minha conclusão mais madura depois do ocorrido.

Finalmente, adquiri um aparelho de ar condicionado para meu quarto, isso após enorme pesquisa de preço, solicitação de informações sobre qualidade, custo-benefício. 

Tudo isso resultou em um ótimo aparelho com valor bem razoável, certamente inferior ao que pensei quando comecei a procurar e para instalar meu filho encontrou um pessoal que trabalhou direitinho e pediram um valor bastante justo, logicamente inferior aos demais consultados.

Há muitos anos meu filho vinha dizendo para comprar o dito aparelho e eu sempre resistindo. Depois de começar a utilizar vi o tempo que perdi e o sofrimento que passei com calor e frio excessivos, porque aqui onde moro ou faz um calor insuportável ou faz um frio congelante, somado ao fato de que tenho problemas com temperatura: se é muito frio, fico inerte embaixo das cobertas; se é muito calor, fico inerte com a pressão baixa.

Disso tudo concluo que os milhões de coisas que eu teria comprado acaso não estivesse no "ano sem compras" não estão fazendo a menor falta e sequer lembro de outros desejos materiais não realizados, sendo que aquelas efetivamente feitas, por consideradas essenciais, realmente se mostraram necessárias e úteis para uma melhor qualidade de vida.

Um comentário:

  1. Ziula, como vai, tudo bem?
    Querida, estava acompanhando o blogue da Marina mas ela não escreveu mais... Vc sabe o que aconteceu? Estou preocupada.
    Gostaria de pedir sua ajuda, pois acho que estou comprando compulsivamente e preciso dar uma parada. Um ano acho muito, mas acho que preciso ficar pelo menos seis meses de dieta. Estou pensando nisso há um tempo mas ainda não criei coragem. Estou pensando em postar no meu blogue sobre esse desafio, mas, se vc puder me ajudar, de alguma forma, me dar alguma dica, ou apenas trocar o que vc está aprendendo, já seria muito bom para mim. Será que vc poderia, querida, me ajudar? rsrsrs... Da forma que vc puder, e se vc não puder, tudo bem, eu vou entender. Depois te passo o link do meu blogue. Agradecida!
    Samanta

    ResponderExcluir