segunda-feira, 5 de março de 2012

Difícil...

Tudo certo... comecei o desafio em 01.07.2011... embora não tivesse feito muitas compras, também não estava preocupada com elas... ternos e mais ternos... preto com preto... e a vida corria razoavalmente bem.

Passados os florais do verão, aos quais resisti bravamente, chegam agora phytons, burgundys, verde, cores apagadas, atemporais e lá vamos resistindo! Mas, qual a razão mesmo para essa abstinência?

E vamos ao blá, blá, blá do "ano sem compras" que pode ser lido em inúmeros posts desse blog.

Vamos fazer uma pergunta diferente, só para variar, qual a razão de querermos tanto uma roupa nova? Quais os motivos que nos levam a ficar doidas por novas estampas e novas cores, sendo que de novos não tem nada?

Já observei que todas as coisas anunciadas como novidades já estão no guarda roupa, compradas há muito tempo atrás e, caso bem conservadas, ficam lá olhando a cada estação.

Só não lembro da phyton...

Talvez tudo isso faça parte do movimento da vida, da beleza que tem uma peça nova, seu caimento, ausência de marcas de lavagem, nenhuma bolinha, parece até engomada (aquela goma que nossas bisavós faziam com maizena, lembra?). 

Seria a solução passar novamente a engomar? Isso é apenas uma brincadeira, pois é claro que na correria de todos os dias não haveria tempo para tanto cuidado, não saberíamos mais como faz e sequer tenho conhecimento se os tecidos de hoje em dia suportam esse tratamento.

O que sei é... nada sei! Quais as respostas, quais as razões, quais os motivos para tanto consumo e mesmo a felicidade sendo efêmera (aquela satisfação da sacola no shopping de que já falei), parece que preenche um pedaço da vida.

Para aqueles e aquelas que acompanham o blog posso garantir uma coisa: um ano é muito tempo para ficar sem moda! Embora eu esteja resistindo, percebi que essa questão de tendências ou seja lá o que for, traz um certo colorido à vida e estimula a imaginação.

Por enquanto, imaginação e criatividade com meu próprio guarda roupa apenas!

5 comentários:

  1. Oi, Ziula, é a Samanta!
    Quer dizer que vc já conhecia o "Deusa Alquímica"? Que coincidência, não? Rsrsrs... Como a "Blogosfera" é pequena... Rsrsrs...
    Querida, sigo aqui firme e forte com o propósito de não comprar na Quaresma. Por enquanto, só estou enlouquecida para adquirir uma camisa de Phyton da Shoulder, que vi e amei, e uma ankle boot marron da Botero, que vi a venda na C&A.
    Olha, eu estou exercendo a criatividade já há algum tempo com o meu guarda-roupa e é uma delícia, uma festa para mim!
    Outra alegria que descobri é a de cuidar das minhas roupas. Eu tenho um papa-bolinhas que deixa tudo novo! De vez em quando, levo algumas peças na lavanderia para lavar e engomar. A 5asec tem alguns serviços que renovam os tecidos. Vira e mexe estou na costureira para fazer um conserto aqui, um ajuste ali...
    Também descobri que vende um produto de engomar roupas no supermercado e é super barato. Não comprei, mas diz que é só mergular a peça lá e deixar secar, não totalmente, porque a roupa deve ser passada meio úmida... Enfim, artifícios... Mas, realmente, por mais que seja delicioso comprar, para mim em especial comprar roupas, chega uma hora que a gente tem que se dar um limite, seja por falta de espaço no armário, seja para ajudar o planeta, seja para direcionar o dinheiro que temos para outros propósitos, ou sair das dívidas.
    Uma dica valiosa que peguei com a Jojô é sobre maquiagem. Ainda não apliquei essa dica totalmente, mas pretendo fazer alguns cursos. O que uma maquiagem, uma boa manicure, um bom cabelo fazem por um look não é?
    Amiga, nós mulheres precisamos de um glamour. Somos flores que precisam ser regadas diariamente com beleza e criatividade! Mas, apesar disso, precisamos ser mais racionais e perceber onde estamos deixando o nosso rico dinheirinho, que no meu caso é ganhado com tanto esforço que não merece ser disperdiçado... Bom, vou parar por aqui porque acho que já estou viajando... rsrsrs...
    vamos nos falando. Estou te seguindo, heim? rsrsrs...
    Beijos
    Samanta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samanta! Que bom "ver" você por aqui!

      Adoro andar de blog em blog... rs...

      Fico feliz que estejas atingindo seus objetivos e compreendo bem seus desejos de uma camisa de Phyton da Shoulder e de uma ankle boot marron da Botero, entretanto, pare e pense o que vai mudar na vida com essas duas peças... rs...

      Gostei muito das dicas de conservação das roupas.

      Maquiagem é uma delícia, o único "senão" é esse calor horroroso que não seca nem o creme que passamos no rosto, mas para o inverno acho que dá para inventar alguma coisa.

      Tem cursos bons e rápidos de maquiagem na Contém 1g e no Boticário, minha filha fez e as dicas são ótimas, não sendo muito caro.

      Beijos

      Excluir
  2. Ziula, realmente, estes itens não mudarão em nada a minha vida!
    Agradeço mais essa dica, e vou fazer os cursos que vc me recomendou.
    Me inscrevi, aqui em São Paulo, para um curso gratuito de Finanças Pessoais na Bolsa de Valores. Pena que é só em maio, mas, vale esperar.
    Beijos e vamos nos comunicando!
    Samanta

    ResponderExcluir
  3. Oi, eu tenho lido seu blog e tenho algumas opiniões (não sei se te interessa ,mas la vai):

    1-Achei o máximo quando li, a sua inciativa de ficar sem comprar, dar valor ao que já tem e levantar a bandeira contra o consumismo.
    2-Concordo plenamente com quase tudo que vc diz, pois conheço pessoas que são viciadas em comprar e tem muitas coisas que nem usam.
    3-As vezes eu fico meio endividada(como todo mundo)e estava até pensando em poupar e parar tambem de comprar futilidades.
    4-Mas aí eu paro e penso em troca de que:Pois eu acho legal, deixar de ter algo agora para alcançar algo maior na frente.Mas não parar por parar.Só para não gastar?
    E eu trabalho para que?
    Para não aproveitar meu dinheiro?

    Foi isso que pensei, e cheguei à conclusão de que:
    Eu não sou muito consumista, compro 99% das vezes, aquilo que eu realmente preciso.
    Esse 1% acontece quando tem alguem comigo que insiste eu acabo indo na onda de comprar alguma coisa que não precisava.

    Por isso não caí nesta ideia.Mas acredito que para vc seja diferente, pois vc realmente deveria comprar itens desnecessarios...

    Bom, agora, uma sugestão:

    fale um pouco sobre tecnologia.
    Esses absurdos de trocar de celular toda hora, TV, computador, DVD, e todas essa panafernalia, que todo mundo TEM QUE TER!!!!!!
    Eu estou sempre questionando:Tenho que ter por que?
    Que diferença vai fazer na minha vida?

    Eu tenho só 1 Tv de tubo na minha casa e sou muito feliz!!rsrsrsr
    Acho que é por aí o pensamento ne??
    Bjxx

    ResponderExcluir
  4. poxa, pena não ter mais atualizações nesse blog. Estava me incentivando a pensar!

    ResponderExcluir