quarta-feira, 27 de junho de 2012

Gosto mais de mim ou de você?

Acordei pensando nessa música do Roberto Carlos, pode?

Não sei se gosto mais de mim ou de você...

Certas pessoas caminham pela vida nessa dúvida. Local de trabalho cheio de papéis desnecessários e itens que não são usados, casa bagunçada, nenhuma maquiagem (aqui já explico!!!), desleixada com roupas, enfim, quando estamos falando de dias "normais" vemos um total descaso por si mesmas.

Entretanto, quando anunciada uma visita de alguém que supõem superior ou a quem querem impressionar, lá vão essas pessoas esconder papéis nas gavetas do trabalho, deixando tudo com "cara" de ordem, arrumam a casa novamente escondendo objetos e demais tralhas, colocam a melhor roupa e mesmo não acostumadas a usar qualquer maquiagem, aparecem maquiadas lindamente!

Uma pausa para explicar o que quero dizer sobre maquiagem. Tem pessoas que usam diariamente cremes, base, delineador, batom, etc, porque sentem precisar daquilo para a própria alegria, para o próprio bem estar. Sentindo-se bonitas para elas mesmas! A observação feita acima é direcionada para as pessoas que somente fazem isso a fim de apresentar imagem diversa para outra pessoa e penso que isso não é saudável.

A quem devo agradar? Quem devo amar primeiro? Com quem devo me preocupar? Quais são minhas prioridades?

Quando me preocupo tanto com os "outros" é uma indicação de que essas preocupações estão no meu inconsciente e devo trazer para minha vida diária? Será que esses movimentos direcionados ao exterior deveriam ser observados e utilizados para melhorar o interior? Acaso a pessoa tome essas atitudes diariamente em sua vida, será ela mais feliz?

É um texto cheio de perguntas, não críticas, vez que tenho tentado e talvez até conseguido direcionar todas as atitudes que tomo primeiro para minha própria pessoa e depois para a felicidade dos que me estão próximos, sendo que remotamente posso fazer alguma coisa para os "outros", mas conscientemente sabendo que quero agradar e não em forma de movimento inconsciente!

Isso se aplica aos cuidados pessoais, do local de trabalho e da casa, não tendo qualquer relação com atos de caridade, pois esses devem nortear a vida de todos e voltados ao bem de todos!

E havia encerrado o texto no parágrafo anterior, fui caminhar e fiquei pensando: toda vez que você aponta o dedo para uma pessoa não pode esquecer que existem três dedos apontados para você mesmo.

Havia escrito para uma situação específica que presenciei em relação à terceira pessoa e concluí na caminhada que nos dois dias da semana onde tenho mais contato com o público, eu me arrumo, maquio, escolho combinações, às vezes até ajeito o cabelo com mais carinho, sendo que nos demais dias ando um tanto mais desleixada e sem me proporcionar tantos cuidados.

Então, Ziula, vamos lá mudar esse condicionamento, cuidar mais de si mesma em todos os dias e que esses cuidados sejam em razão de amor próprio e não para "agradar" ou "impressionar" os outros!

2 comentários:

  1. bah, que romântico acordar com música do Roberto Carlos na cabeça...rs

    Pior que falaste uma verdade, inconscientemente pensamos mais no que os outros vão pensar do que no que nós queremos fazer. Em vestir o que os outros vão achar legal, etc. E o correto é fazer isso porque e se gostarmos. Mas claro que existem regras de etiqueta que deveriam ser obrigatórias até para quem não gosta.

    Eu atualmente não me preocupo muito com o que os outros vão pensar, etc. Porém evidente que já fiz algumas coisas aqui descritas, como o que falaste de esconder as tralhas da casa, uma vez veio um tio que mora em campinas de surpresa, assim que jogamos toda e qualquer bagunça da sala para os quartos e fechamos a porta que dava para eles, assim o tio teve boa impressão dos sobrinhos..rs. Mas assim, se ele viesse hoje, acho que sugeriria que arrumasse a bagunça se quisesse. Embora não tenha tanta bagunça neste ano... :)
    Essa de agradar os outros por agradar eu acabei perdendo, tratar com respeito sim, mas daí a "puxar saco" não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, eu até ia consertar as contradições do texto, depois deixei como estava para mostrar bem as contradições e a falta de memória até em pequenos escritos... rs
      Comecei para falar de uma situação que achei "esquisita" com terceira pessoa, depois me defendi e disse que procurava não agir assim, depois da caminhada assumi que também agia assim... rs...
      Não tenho bagunça para esconder, aliás não tenho bagunça nenhuma, agora é certo que preciso mudar algumas atitudes do dia a dia.
      Bjs

      Excluir