sexta-feira, 6 de julho de 2012

Liquidações de inverno... e dicas para compras...

Recebi agora um painel atualizado das liquidações e promoções de inverno.

Ora, achei que o inverno havia começado em 20 de junho! Estamos apenas no dia 06 de julho e já temos "n" liquidações.

Existe alguma coisa errada por aí! Fico cá pensando com meus botões qual a margem de lucro que as lojas consideram para já no início da estação concederem descontos que variam de 20% a 70%! Qual é o real custo do que compramos?

Algumas pessoas, e nessas me incluí durante muito tempo, amam liquidações! Será que pararam para pensar se a liquidação é verdadeira e se efetivamente está tendo algum desconto real no produto? Ou será que a fascinação é pelo símbolo "n% de desconto".

Outra coisa que me ocorreu agora é que normalmente os percentuais de liquidação são anunciados em caracteres vermelhos e grandes. Alguém por aí que entenda de cores poderia me explicar a razão do vermelho? Tenho uma leve suposição, baseada no pouco que sei de feng shui. Vermelho é uma cor que propicia a maior circulação de energia. Além disso,  existe mais algum motivo que eu desconheça?

Liquidação nem sempre é sinal de bom negócio ou de alguma vantagem. Muitas vezes a vantagem é apenas para o comerciante.
Bem, a realidade é esta e não vai mudar porque estou questionando o fato. Então, para aquelas que pretendem se aventurar nas compras, lembrando que roupas são itens totalmente descartáveis, deixo algumas dicas:

1 - Avalie sua situação financeira antes de sair para as compras. Veja efetivamente qual o valor você tem disponível para gastar e estabeleça um limite. Compre sempre à vista. Somente parcele o produto se efetivamente for essencial, necessário e você não puder viver sem, caso contrário espere juntar o suficiente para comprar à vista.
2 - Não compre por impulso. Não compre por impulso. Não compre por impulso. Não compre quando estiver muito feliz. Não compre quando estiver muito triste.

3 - Verifique suas reais necessidades e vontades! Deixe de seguir o rebanho! Você não precisa ser igual a todas de seu grupo!
4 - Avaliar se o desconto efetivamente é real, bastando comparar com o preço anterior à liquidação. No ano passado passei em uma loja e comprei uma camiseta para meu filho no valor de R$ 29,90, sendo que na semana seguinte fui trocar por um número menor, chegando lá havia uma enorme placa anunciando a liquidação pelo mesmo preço de R$ 29,90 e esse é apenas um exemplo.

5 - Toda e qualquer peça comprada deve ter um caimento impecável. Assim, entre no provador, vista a peça, sente, levante, olhe de frente, de lado e de costas. Muitas vezes uma peça quando estamos de frente fica ótima e olhando as costas fica toda repuxada, ou vice versa. Tenha cuidado! E, não esqueça do conforto, de nada adianta uma peça linda que você fica puxando o decote ou puxando para baixo o tempo todo em que está vestida.

6 - Invista sempre em peças básicas, com tecidos lisos e atemporais, pois duram décadas. Quer comprar modinha? Pode optar por peças mais baratas, mas com qualidade. E mais, ao invés de dez peças de "modinha" baratas, compre uma peça clássica mais cara, daquelas que te acompanhará por muito tempo e te fará sentir sempre linda, elegante e cheia de glamour.

7 - Sair com amigas para conhecer as liquidações? Nem pensar! Acabamos por influenciar as amigas ou sermos influenciadas por elas. As melhores compras que fiz eu estava sozinha e a maioria daquelas em que estava acompanhada geraram itens que foram os primeiros a deixarem o guarda roupa.

8 - Não compre apenas pelo preço, porque a decepção pode ser grande. Antigamente eu comprava muito em liquidações e as primeiras peças que foram embora do guarda roupa foram justamente essas "pechincas", ou seja, dinheiro jogado fora pela ilusão do desconto. Agora, se vocë viu o produto antes, experimentou, caiu muito bem, é de ótima qualidade, estava apaixonada por ele e somente aguardava a diminuição do valor, nesse caso não resta dúvida de que pode comprar;

9 - Suponho que você conheça seu guarda roupa, já tenha analisado as peças que precisa e estabelecido um estilo, logo, não há razão para sair feito uma barata tonta comprando coisas desnecessárias pelo impulso. Tenha uma lista com o tipo, cor e item que está faltando, resistindo a toda e qualquer tentação.

10 - Descubra seu estilo. Eu sei que muitas vezes é difícil encontrar pelas ruas paradigmas do que você gosta, o que acaba gerando conceitos contraditórios sobre moda. Sugiro, então, criar um mural onde você tire de revistas ou mesmo imprima imagens da internet, de roupas que você gosta e que combinem com você. A partir daí ficará mais fácil confrontar com o que tem nas lojas e deixar de comprar para "imitar" outras pessoas com outro tipo físico ou até mesmo com gosto duvidoso.

11 - Existem "n" lojas com descontos? Passe em todas, prove tudo, não compre nada, não se deixe seduzir pela simpatia das vendedoras. Volte no dia seguinte! Não dá para esperar? Deixe para comprar depois de analisadas todas as opções disponíveis.

12 - Minha avó era costureira e em razão disso terminei por aprender a analisar costura, caimento, corte e tudo isso tem que ser impecável quando vou comprar uma roupa. Nada mais bonita que uma peça bem cortada, com costuras retas, sem repuxar. Analise, analise, analise e somente compre se efetivamente for uma bela peça e para isso não precisa ir até boutiques caras, até mesmo em lojas de departamento é possível encontrar bons produtos.

13 - Finalmente, uma coisa muito pessoal, jamais compro uma peça se ela precisar de muitos ajustes, nunca, nunca mesmo, ficam perfeitas após extensa reforma. O máximo que permito seja feito são barras e pequenos ajustes nas costas (pequenos!), se precisar mexer muito... nem cogito em comprar!!!

2 comentários:

  1. Ótimas colocações, nada a acrescentar!

    Já acreditei em promoção e etc como todo mundo. Hoje em dia passo longe, prefiro ter 6 roupas boas a ter 50 porcarias. O barato sai caro, isso já aprendi também.

    Para essa promoção ser efetiva a pessoa deve ter acompanhado o preço antes da promoção, pois muitas vezes o desconto de 70% é ínfimo, os “70%” se devem o fato de terem aumentado 69%. E roupas é tão relativo e mais difícil de acompanhar o preço pela internet.

    Agora quanto ao vermelho, será poder? Não sei, estou me baseando apenas em um time esportivo que usa vermelho e tem sucesso.

    Mas falando sério, além do vermelho, deve ter alguma relação o número 9. Tudo termina em 9. Já reparou? 9,90; 199,90; 59,90; 79,90, tudo com muito 9. Deve ter alguma relação também com o ato de comprar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa... quantas porcarias já comprei na vida... peças sem qualidade... enfim... errando e aprendendo...

      O vermelho das liquidações deve ser homenagem ao time gaúcho Internacional... é isso!!! Peguei a dica!!!

      Eles justificam o nove para dizer que uma coisa não custa dez... por exemplo, menos de dez reais... falta somente um ou dez centavos... e dizem ter um efeito psicológico ótimo!

      Excluir