sábado, 21 de julho de 2012

Minimalismo... prateleira do banheiro

Vejo muitas pessoas iniciarem o controle do consumo e serem tomadas por grande ansiedade por resultados rápidos.

Ora, levamos uma vida inteira consumindo feito loucos, acumulando coisas, não pensando em dinheiro / organização e queremos em um passe de mágica que tudo se modifique. Isso é impossível!

Talvez precisemos de uma vida inteira para mudarmos nossos hábitos de quase uma vida inteira até ali vivida - dependendo da idade em que começamos.

Então, esse post é para pedir paciência às pessoas que buscam mudanças, pois é um trabalho diário de readaptação, ressignificação e novos costumes.

Um exemplo bem simples pode ser minha prateleira do banheiro. Levei 387 dias - contados do dia em que iniciei o primeiro ano sem compras - para conseguir deixar apenas os itens essenciais e que efetivamente eu uso, antes havia o dobro ou o triplo de produtos.

Ficou minimalista na medida do "meu" possível, talvez faltando um óleo de banho!


Esse trabalho diário me deixa cada dia mais animada!

4 comentários:

  1. É verdade!

    Quando estou dirigindo e vem o pessoal de panfletos eu só faço não com a mão e como os vidros estão sempre fechados termina ai a tentação.

    Hoje como estava de carona pegaram o papel e dai fui ver.

    Era só sobre artigos esportivos, abrigos, essas coisas. E eu só faço natação e ainda por obrigação de estar pago (pois com o frio dá vontade de não ir). Assim que poderia ficar tranquila pois não nasci para o esporte. Só que achei interessante várias coisas. Não comprei e nem vou, mas a tentação faz com que por mais que a gente ache que mudou, fique uma vontade.

    Mudança é dificil, organização idem. Mas é bom né? Meu banheiro também tem só o usável, antes era uma testadora de shampoo e etc. Sempre sobrando e não gostando, enfim, isso sim acho mais dificil
    cair em tentação ao que era antes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, as mudanças que realmente ficam fixadas na mente são aquelas graduais e exercitadas por muito tempo, penso que tem alguma relação com formar novas conexões neurais e isso demora! Novos caminhos, novas estradas construídas!

      Excluir
  2. Ziula, acho que no início as pessoas estão super empolgadas, cheia de energia, querendo sentir uma mudança muito grande no seu dia a dia, enfim, estão muito envolvidas com a ideia de viver de forma minimalista. Realmente demora um tempo para as ações surtirem resultados. Umas coisas que dá resultados mais imediatos é fazer uma arrumação e sessões de "destralhamento", mas o resto demora. Me lembrei da Lilly falando sobre os produtos de beleza que ela tem e como vai demorar muito tempo pra ela usar tudo e deixar de ter gavetas abarrotadas... ela pensou em jogar as coisas que não conseguisse usar até o fim de 2012 fora e entrar em 2013 sem esse excesso de produtos mas depois ponderou pois percebeu que os produtos são úteis a ela e que são coisas que ela realmente usa. Percebeu que se livrar de coisas que ela vai usar não é minimalista e aceitou que vai demorar um tempo maior pra chegar num ponto em que não terá aquele estoque imeeeeeenso de esmaltes. É por aí mesmo. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina, seu comentário inspirou o post de amanhã... a coisa é mais séria do que parece em relação aos produtos que usamos. Abraços!

      Excluir