sábado, 4 de agosto de 2012

Controle financeiro ou conta Kinder Ovo...

Lembram daquele mês onde fiquei reclamando sobre os imprevistos e como eles quebraram todo meu orçamento? Pois é, aconteceu novamente!

Já contei por aqui que assumi um compromisso com meu filho em relação aos móveis do apartamento que ele comprou e também deixar esse local habitável. Depois, terminei por gastar com médicos e remédios. Finalmente, a Izabel voltou para casa e precisava reformar o quarto dela, essa era uma necessidade real motivada por vários fatores que uma hora conto por aqui.

E, nessa toada, meus gastos superaram o que ganho! Imaginem se eu não estivesse no segundo ano sem compras de desnecessários e supérfluos. Imaginem vocês, porque eu nem quero pensar nessa hipótese!

Dessa forma, continuo repetindo para todos que ainda não tem planilhas de controle de gastos, mantenham planilhas e anotações de todos os valores despendidos durante o mês, faça também uma previsão para os gastos que ocorrem uma única vez por ano, depois analise os valores anuais gastos em cada item.

Pode ser que você um dia se enconte na minha situação, qual seja, com despesas em determinados meses bem maiores do que seu salário, mas pelo menos terá uma visão real e justamente no mês em que ocorrer o "desastre", sendo que essa constatação permite a tomada de providências imediatas, sem deixar que dívidas virem grandes bolas de neve descendo a montanha e com risco de soterrar o devedor desavisado.

Seja qual for a situação financeira (débito ou crédito), mantenha apenas um cartão de crédito, isso se você souber lidar com ele, mantendo apenas compras essenciais, evitando comprar por impulso ou simplesmente por que tem um cartão, e sem ilusões de que os valores gastos nele não existem. É! Muita gente sequer consegue perceber que o que estão gastando no cartão terá que ser pago, parecendo um dinheiro gratuito, tipo crianças que dizem para os pais "não tem dinheiro? paga com cartão!".

 Uso meu cartão unicamente para combustível, mercado e lanches que realmente faria independentemente de ter ou não cartão, isso porque geram milhas que utilizo para viagens, mas é verdade que há muito tempo já comprei muita coisa desnecessária sem a devida consciência de que aquilo era dinheiro e dinheiro vindo das horas que passo trabalhando para me sustentar e sustentar minha família.

Mantenha apenas uma conta corrente. E alguém tem duas? Sim, a criatura que vos fala tinha conta em dois bancos até o dia em que pagando juros de cheque especial descobriu que a conta do outro banco estava recheada e com dinheiro parado, e recheada justamente por não ser usada e existir um recebimento que era feito por lá.

Pesquise preços. Compre em brechós. Procure liquidações. Sempre lembrando de perguntar se aquele item é realmente necessário, essencial e se você pode continuar com a mesma qualidade de vida se não adquirir naquele momento.

Consumo consciente! Gastos conscientes! Qualidade de vida sem estresse decorrente de dívidas e excesso de itens (tralhas). Organização em casa, no carro e no trabalho para ter tempo para aquilo que realmente importa: nosso desenvolvimento como seres plenos e felizes!

p.s. O post foi escrito com base no saldo da conta no dia 31 de julho. Sabia que havia passado um pouco do orçamento, mas não imaginava que era tanto. Pensei: como fui me perder assim? 

Pois bem. A boa notícia, após checar todas as contas pagas, é que não gastei tanto assim, minhas contas ultrapassaram somente um pouquinho o orçamento, não fiquei no vermelho, enfim, não foi nada do que eu havia concluído.

O que aconteceu? Simplesmente a funcionária do banco debitou na minha conta uma dívida de outra pessoa e de valor quase irrisório (ironia!) com apenas "quatro" dígitos. Problema já solucionado e a conta já está como sempre deveria ter estado.

E se eu não tivesse o costume de conferir os lançamentos da conta???? Nem preciso dizer nada!

6 comentários:

  1. É curioso como todo mundo reclama da mesma coisa né?

    Esses últimos dois dias eu estava irritadíssima por me darem de uma hora para outra 6 processos para estarem prontos para segunda e eu ainda comecei pelo mais irritante, de matéria que tenho pavor e não sabia nem o que fazer, logo se tocassem em mim eu soltava faíscas.

    Daí minha colega, com o mesmo nível de exigência, me solta: "quer ver quanto deu meu cartão x esse mês?" , assim que respondi: "ah sim, preciso de algo que me faça rir.”

    Aqui uma observação, sei que rir é errado. Mas ela é consumista exagerada e nós sempre soltamos piadinhas para ela, sempre. Tinha que ver o dia que ela comprou duas escovas não sei das quantas lá que diz fazer milagres e que aqui estava 360,00 mas ela comprou duas por 302,00 de um site de uma suposta importadora, que vinha da china. Naquela semana eu não parei um minuto de incomodar e ela já furiosa dizendo que não queria mais falar comigo dizia que iria “até o inferno” atrás das escovas. E eu não aguentando de tanto rir dizia que bastava ela ir até a china e buscar as escovas, ela prometeu esfregar na minha cara as escovas , bah como foi engraçado.

    Voltando ao assunto, quando ela falou o valor do cartão x desse mês eu só disse: "mas é o dobro do que a gente ganha", dai ela me falou que podia parcelar. Pedi para ver a fatura e constatei que realmente ela poderia parcelar, só estaria fazendo o mesmo que comprar um carro.

    Ela pegou indignada com a minha ironia e constatou que era verdade. E disse: “é, realmente, pior que ainda tenho mais parcelas nos outros cartões.”

    Perguntei se o marido dela não ajudava e ela me disse que ele não poderia saber, que ia pedir ajuda para a mãe dela e iria PARAR DE COMPRAR!

    Fico imaginando como ela se vira com tanta exigência e tanta conta alta para pagar de cartões , e pior, ainda conseguir esconder isso até do marido. Sendo que nesse momento deveria ser a pessoa para ajuda-la. A pior coisa do mundo que alguém pode fazer é esconder isso da família, depois na hora H os outros são penalizados por coisa que nem sabem, acho horrível.

    Depois que parei de pagar cartão de crédito como se fosse uma conta fixa, fiquei mais "zen” , é uma preocupação a menos, mas não sobra grandes coisas, mas também não mexo em aplicações como antes fazia e invisto no que deveria ter feito antes, ao invés de comprar coisas que logo ficam ultrapassadas ou entulhando ou estragam.

    Particularmente não gosto de liquidações e etc, pois não lembro de uma coisa que comprada nessa situação não tenha sido doada já ou ido fora ou estragado, mas procuro sempre pesquisar o preço real daquilo que quero e buscar pelo menor, além de vender o meu objeto anterior.

    Acredito que uma das coisas que ajudam e muito nesse quesito de finanças é comprar bem e produto de qualidade. O que já gastei de dinheiro com porcaria.... nunca mais! Prefiro não ter!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cartão de crédito é um problema para quem não sabe usar. No caso da sua amiga, penso que o problema maior é a ajuda que sabe que receberá quando se passar nas contas...

      Com essa função de ficar sem comprar já nem sei se posso dizer que prefiro não ter, na realidade nem faço escolhas :-) simplesmente não compro.

      Excluir
  2. Eu comentei uma vez num post da Lilly sobre de pagar primeiro e falei sobre a importância de ter um dinheiro guardado para emergências que seja diferente do dinheiro guardado para investimento. Esse dinheiro de emergências ajuda em situações inesperadas como algumas que você passou e impede que as pessoas estejam a todo tempo tirando dinheiro de suas contas de investimento. Porque tem uma coisa que a gente não consegue colocar no orçamento e ela se chama "imponderável". Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina, há muito tenho o costumo de primeiro me pagar, ou seja, quitar os investimentos e somente após resolver o resto. Tem funcionado muito, penso até que já relatei por aqui.

      O interessante é que mesmo com todos os gastos extras ultrapassei somente um pouquinho o orçamento, não sei se vc observou que houve erro do banco debitando na minha conta o que não era meu, o que alterou significaticamente meu saldo para menos... e quando escrevi o post estava me baseando no saldo errado... rs...

      Tudo tranquilo por enquanto!!!

      Excluir
  3. Ziula, iuhu... Tem novo texto no blogue. Aguardo sua visita e seus preciosos conselhos... rsrsrs...
    Beijos!
    Samanta
    www.sammyinsampa.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samanta, já passei por lá e comentei... você está de parabéns!!! Beijos

      Excluir