quinta-feira, 23 de agosto de 2012

De quem é o dinheiro gasto?

Já contei por aqui sobre a volta da Izabel e isso mexeu com todos os meus conceitos de consumo, quase fez ir por água abaixo o que venho construindo desde antes do início do ano sem compras.

Antes de julho de 2011, quando iniciou o ano sem compras, eu já vinha fazendo alguns investimentos, embora não tenha freado totalmente o consumo. A partir de julho de 2011 segurei todo e qualquer gasto que considerava desnecessário e supérfluo.

Pois bem. Minha filha fez aflorar aquela mulher consumista que adora uma novidade, mulher essa que está em transformação, mas ainda dorme com um olho no gato e outro no peixe esperando ser despertada por uma linda vitrine cheia de coisas lindas, de grife, desnecessárias e maravilhosas.

Izabel foi embora para a casa do pai, longe, bem longe, com nove anos e o pouco tempo que passávamos juntas não permitia cuidasse eu da minha boneca, nem a enfeitasse como acho que deveria ser. Agora já está uma mulher, linda, loira e de olhos azuis, tendo eu perdido um grande tempo.

Para compensar e observando o guarda roupa dela - jeans e camisetas - comecei a tentar fazer uma mudança radical e a desculpa para os gastos era ótima, pois ela realmente "precisava" e não posso gastar comigo, mas poderia gastar com ela. Podem rir!!!

A sorte nesses acontecimentos todos é que ela acompanhou o blog, minhas conversas e até algumas atitudes (mesmo quando estava fora), estranhando fizesse eu questão de tantas compras e não as permitindo, exceto algumas poucas realmente necessárias.

O que me chamou atenção foi uma camisa não tão barata que ela escolheu e depois comentou com o irmão que se fosse pagar certamente não compraria, sendo que aceitou porque era presente.

Bastou tal comentário para minha ficha cair. Estabeleci mesada em valores compatíveis com os fatos, avisei que não daria dinheiro durante o mês e que compras seriam feitas em valores "x" também somente uma vez por mês, com o que eu conseguiria manter o controle financeiro.

Ela até chegou a comentar que eu estava gastando demais, entretanto mesmo um tanto quanto fora de foco, em termos de valores eu estava gastando dentro de limites que estabeleci e tinha tudo sobre controle, embora diminuindo a economia.

Falei para ela que tinha todos os gastos anotados e enxerguei uma porção de pontos de interrogação em seu olhar, como se não acreditasse, então depois mostrei o controle e até rimos muito juntas considerando que as despesas com alimentação aumentaram mais do que o razoável depois que ela chegou.

Para ver como ainda funciono em termos de consumo: tentei achar subterfúgios para continuar gastando, o que foi consertado em menos de três semanas e sem grandes prejuízos, porque eu estava atenta e me observando, não se pode deixar de vigiar nunca.

E devemos observar como funcionam as pessoas à nossa volta e como foi fácil para ela gastar em uma camisa um valor razoável, porque o dinheiro não era dela. Vamos ver como será daqui pra frente em que os valores são dela e limitados, com certeza os itens não serão tão caros e a compra será melhor analisada.

As pessoas que não conferem a conta corrente (post anterior), sequer verificam o que foi gasto no cartão e não controlam minimamente suas contas, ~devem ser levadas também pelo fato de estarem gastando um dinheiro que não é delas, pensando que o dinheiro é do banco. Tal qual criança pequena quando a mãe diz "não tenho dinheiro" e a criança responde "paga com cheque ou cartão".

Crianças não sabem que o cheque pressupõe a existência de dinheiro em conta corrente e que a fatura do cartão deve ser paga em seu vencimento sem parcelamento, entretanto adultos deveriam saber disso e quando não sabem devem ser alertados pelas pessoas mais próximas, até mesmo para que procurem ajuda, porque nunca é tarde para mudar hábitos de consumo e manter uma vida economicamente equilibrada.

Vamos nos vigiar e propiciar educação financeira para nossas crianças. Contas equilibradas, consumo consciente, não endividamento, mais qualidade de vida com atividades que tragam crescimento pessoal, menos itens para descartar na natureza e um futuro melhor para todos em todos os sentidos!!!

2 comentários:

  1. Ziula, os seus filhos são muito bacanas! E são ótimos parceiros no processo pelo qual você está passando. Eles (e você) estão de parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lud, é muito bom ter pessoas como eles por aqui enquanto aprendo nesse processo todo e tenho certeza de que eles estão aprendendo muito também.

      Obrigada pelos parabéns!!! :-)

      Beijos

      Excluir