sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Problemas respiratórios e pão com "chimia"...

Um terreno de mais de trezentos metros de frente separava minha casa da casa da vizinha. Essa distância toda pode estar alterada pela minha percepção e pelo meu tamanho na época, era muito pequena para minha idade, talvez tivesse pouco mais de oito anos e depois de adulta não passei de um metro e cinquenta e dois.

Faço questão de ressaltar os dois centímetros porque dizem que menos um metro e meio já seria considerada anã. Logo, escapei por dois centímetros de ser considerada uma pessoa pequena, embora se fosse (e ainda acho que sou!) em nada mudaria minha vida.

Muitas pessoas da família se orgulhavam da minha condição quando criança e diziam, com os olhos brilhando e um sorriso no canto da boca, para todos que chegavam:

- O médico falou que ela tem nove meses de atraso no crescimento, mas tem nove meses de adiantamento no cérebro!

Vai saber! E seguia tomando gardenal - uns dizem que era para convulsão, mas eu não tinha nenhuma convulsão e outros diziam que era para equilibrar o crescimento com a inteligência (?????). Pouco tempo depois, o médico mandou parar de tomar. Engraçado é que muitas crianças na época tomavam gardenal, hoje em dia ouvimos falar muito em ritalina e o objetivo seria "desacelerar" ou outros que desconheço, pouco entendo de remédios, somente me chamando atenção o fato de terem "épocas" e públicos direcionados a cada vez.

Voltando ao assunto, quando nasci já tinha problemas respiratórios, noites e noites minha mãe me cuidando e até injeção de penicilina tomei na barriga e nem sei se uma coisa tem a ver com a outra. Qualquer situação era motivo para que eu parasse de respirar normalmente e passsse a inspirar com tal dificuldade que assustaria os mais desavisados e sempre desesperava minha mãe.

A vizinha, e se eu não estiver enganada tinha o nome de Ruth, assava um pão maravilhoso e sempre fazia uma menorzinho para mim, trazendo até minha casa, após atravessar todo aquele terreno, quase um bosque para mim, embora não houvesse árvores. Ela era a Chapeuzinho? Eu era a Vovozinha? Sei lá, mas o pão era maravilhoso!

Também brincava com os filhos dela e isso era mais uma desculpa para comer pão mesmo quando não assado naquele dia, bastava procurar embaixo do guardanapo e fazer cara de pedinte. Um dos filhos tornou-se cantor, compositor e instrumentista gaúcho, além de ter cursado direito e trabalhar no TJ-RS. Léo Almeida brincava comigo!

E isso tudo, todos esses nomes, se a memória não estiver falhando. O que não falha é a memória olfativa daquele maravilhoso pão assando e a memória visual do sorriso de prazer daquela que o fazia.

Como o ser humano muitas e muitas vezes falha, havia dias em que até Dona Ruth falhava e esquecia, depois soube que era falta de tempo, de mandar o pão que havia feito para mim. Mais um motivo para uma crise de asma ou de bronquite asmática, como dizia minha mãe, tudo de fundo nervoso.

Sempre fui meio esquisita! Onde já se viu somatizar uma insuficiência respiratória tão grande somente em razão de um pão? Era o perfume, o perfume que atravessava aquele campo todo  e vinha dançando até minhas narinas, somente passando todo esse idílio amoroso com o pão da Dona Ruth quando eu finalmente comia acompanhado de "chimia" de uva.

E a história aqui iria desbravar outros caminhos, mas não vou fazer isso agora, vou deixar aromas, perfumes e sabores andando por aí, tudo acompanhado de uma deliciosa "chimia".

Registrando a visita da minha irmã e minhas inúmeras perguntas sobre o passado, ela alertou:

- Mas bah! Tu te invocou com o passado, tchê!

Somente pude responder com o que me passa no coração a cada vez que consigo verbalizar toda essa maravilha que já aconteceu:

- Lembrar do passado é acariciar a alma! Adoro!

2 comentários:

  1. Eu devo ser a única gaúcha da face da Terra que não gosta de "chimia" ...

    Ah, também já nasci com problemas respiratórios, segundo a mãe quando nasci fiquei numa incubadora, depois tive por muitos anos usando "remedinho" para dormir melhor e eventualmente tenho algum problema mas tento não tratar com remédios, esses dias estava ruim e minha colega debochada que vai ficar sem a escova milagrosa da china disse que sabe que estou vindo só pelo nariz...rs mas ainda estou esperando para responder à altura com um deboche do mesmo nível, ela que me aguarde.

    Agora, vejamos, 1,52 com a margem de erro, voltaria para 1,50. Acho que o 2 está sobrando ali. Já fiz um curso só com contadores e ensinavam que só poderíamos arredondar do 5 em diante...

    Bah, deveriam ter me dado gardenal então, por isso tenho o cérebro mais lento... kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Chimia" é bom demais e de uva então nem se fala!!!

      Eu havia curado minha bronquite asmática na adolescência e agora começou tudo de novo quando peguei esse resfriado, virose ou sei lá o que ... o bom é que me levou a parar de fumar, pois se continuasse certamente não respiraria mais e estaria morta a uma hora dessas... rs

      Quanto ao gardenal... fiquei sabendo depois que tem muitos outros "al" hoje em dia que substituem aquele, a sorte é que nenhum outro médico receitou... rs

      Excluir