segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Vida simples - algumas atitudes

Destralhar, tirar o que não serve, o que não tem utilidade, o que não amamos, o que não tem mais sentido em nosso momento atual.

Para adquirir novos itens priorizar a qualidade e durabilidade. De nada adianta comprar uma roupa muito barata que estrague na primeira lavagem nem uma batedeira (lembram?) de R$ 50,00 que você precisa ajudar a bater.

Verificar o que efetivamente está em promoção. Analisar se a liquidação é verdadeira, mas somente comprar se realmente estiver precisando e acaso não atrapalhe o orçamento e os planos a longo prazo.

É preciso ter em mente o que é desejo ou capricho ou supérfluo, somente trazendo para casa o que realmente for necessário e essencial. Agindo dessa forma com certeza já terá economizado.

Agindo com consciência, mantendo o essencial e comprando o indispensável que tenha qualidade e dure muito, estaremos ajudando a natureza, colaborando com a sustentabilidade, economizando valores do nosso salário, vivendo com menos estresse, tendo menos coisas para organizar e precisando de menos armários, caixas e organizadores.

Existe também uma outra abordagem para a economia advinda do consumo e gastos conscientes. Sabe-se que atualmente os reajustes salariais estão cada vez  mais raros e muitas vezes sequer cobrem a inflação. Eu, por exemplo, estou sem reposição salarial há mais de seis anos e olha que nem falo de reajuste, falo somente de reposição. Então, gastar com consciência, deixar de gastar, é também uma forma de aumentar meu salário, mesmo sem ter a reposição sequer da inflação.

Na realidade penso que precisamos amadurecer em termos de consumo, simplificando ao máximo nossas posses e, quando falo em máximo, falo naquilo que é possível para cada pessoa, não havendo uma fórmula universal.

Estou pensando em como enxugar ainda mais meus gastos e penso que o momento é extremamente propício em razão de que duas grandes despesas foram minimizadas, entretanto a impressão que tenho é que sempre que elimino ou diminuo uma despesa, outra despesa aparece ou uma já existente aumenta. Vamos ver nos próximos meses como a coisa toda se encaminha. Alguma situação diferente tem que acontecer para me levar à mais economia.

O consumismo não leva à satisfação pessoal, pelo contrário, apenas atende ao apelo da indústria em colocar mais e mais produtos no mercado, produtos esses com durabilidade cada vez menor a fim de movimentar o mercado dentro de um sistema que não se preocupa com o ser humano e sim com o aumento dos lucros do fabricante e a manutenção da riqueza financeira nas mãos de poucos.

Ecologia e sustentatibilidade também restam prejudicadas quando compramos mais e mais produtos com obsolescência programada e que em pouco tempo vão parar em lixões porque substituídos por outros "mais modernos".

Lembram da TV 3D que meu filho queria que eu comprasse? Dia desses ele lembrou da TV e observou que não compramos e também não fez a mínima falta. Acaso eu tivesse cedido na época, o que somente não o fiz em razão do ano sem compras, teria mais uma coisa desnecessária dentro de casa.

O ano sabático auxilia em muito na tomada de consciência, mas se você não conseguir eliminar radicalmente o consumo de desnecessários e supérfluos, pelo menos diminua esse consumo e já irá colher frutos não só financeiros, mas também frutos de conscientização.

Modifique seus hábitos de consumo!!!

4 comentários:

  1. Acho engraçado quando ouço algo como “SÓ ESTE FINAL DE SEMANA”, “SÓ HOJE”, ou o que está muito comum: “REDUZIMOS O IPI”.

    “TODO MUNDO” (no qual me incluo) quer pagar mais barato alguma coisa, entretanto não entendo como as pessoas não percebem coisas facilmente identificáveis, ou não tão facilmente assim, eu já passei até por curso com economista para entender a prática do consumo, mas são coisas básicas que num primeiro momento não nos damos conta mas que depois parecem tão risíveis.

    Primeiro – Se está em promoção é por algum motivo, talvez porque esteja por vir um modelo novo de algo, ou pode ter alguma outra coisa.

    Quando fazia faculdade, tinha uma colega que morava perto da faculdade e perto de um hipermercado, eu dizia pra ela que devia ser o máximo morar ali perto do hipermercado e ela dizia que odiava ele e me garantia que as promoções que eles faziam era para eu cuidar a validade que podia estar vencendo no mesmo dia. Isso já se passou alguns anos e o que ela me disse segue valendo, quando vou naquele local que não é muito comum, e tem algo muito barato mesmo, eu sempre confiro a data e vejo que está quase vencendo e lembro daquela colega.

    Além isso, tem as promoções enganadoras, mas isso só percebe quem acompanha muito os comércios e isso realmente não é uma tarefa fácil de se praticar, ai pega-se muita gente.

    Mas o que pega mesmo e isso é culpa da pessoa, ceder às imposições “por ceder”.

    Tem gente que diz: “mas reduziu o IPI”. Pois é, qual será que foi a redução? A propósito, tem gente que nem sabe o que significa IPI,mas o que importa isso se REDUZIU O IPI, a quase “ordem” é comprar. E ainda achar que o negócio é vantagem pois “reduziu o IPI”.

    Nós temos que comprar quando temos o valor suficiente para o que queremos e não porque reduziu alguma coisa, que adianta comprar uma coisa porque reduziu o IPI se não podermos adimplir futuramente (considerando a maioria dos pagamentos em tantas vezes “sem” juros) ? Só em não pagar uma parcela é capaz de vir todo IPI reduzido e mais um pouco.

    Eu passei por um teste de fogo ao visitar minha sobrinha esses dias, que tem quase 3 meses já e minha cunhada me mostrou o iPhone 4 S dela, com siri. Fui brincar com o aparelho e é algo fantástico, é muito legal esse recurso siri, mesmo não funcionando perfeitamente, falamos inglês com ela e ela responde e faz as coisas no aparelho. Bah, sai de lá bem frustrada com o meu “fuscão preto” do iPhone 3 que não tem nem lambari pra falar comigo!!! rs , fiquei no dia seguinte também ensaiando a compra do novo iPhone 4S, dai lembrei do seguro do carro que cairia em débito automático, de outras contas que viriam e vi que dá pra esperar mais um pouco, até para ver se no outro vão lançar siri falando em português ou se não, o 4S deve estar menos e será mais vantagem. Mas é difícil vencer esses apelos, podiam inventar coisas sem graça e não coisas boas como essa!!

    Tem um documentário disponível no youtube sobre a obsolência programada. É um documentário de uns 50min, em espanhol. Lá mostra exatamente como as coisas acontecem e apesar de se passar na espanha, percebe-se que aqui também faz anos que é assim.

    Lá um cara vai trabalhar, a impressora para de funcionar DO NADA, ele vai mandar para o conserto e nas 3 lojas recomendam ele comprar uma nova, que custava bem menos.

    Aquela parte me fez pensar em quantas vezes já fiz aquilo e sabendo que era um bom negócio, pois apesar de toda preocupação ambiental que temos que ter e eu concordo, mas não posso pagar exploradores, se o conserto custa um valor e o novo a metade do valor, nem nascendo de novo que eu vou pagar o conserto. Está fora da minha capacidade de compreensão.

    Para terminar a história da impressora estragada lá, no caso dela era porque o fabricante determinava um número de cópias e depois automaticamente ela não funcionaria mais. Já tive aquela marca e o mesmo problema, bom, daí o cara achou pela internet um russo que ensinava resolver o problema, que consistia em instalar um software (estranho) e ela voltava a imprimir. Ele fez isso e voltou a imprimir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, em todas as compras sempre tem alguém lembrando como a oferta é passageira e que depois tudo volta ao absurdo preço de antes, o que normalmente não acontece, pois a oferta já é o preço de venda, isso exceto uma vez em que comprei uma lavadora com secadora junto que custava 2/3 do valor e até hoje custa o valor integral (3/3), foi a única oferta verdadeira que encontrei na vida.. rs

      Meu filho mais velho já está programando trocar o i phone e eu nem quero pensar em trocar, o meu ainda faz ligações e tirar fotos, não preciso mais do que isso! Ainda de lambuja posso acessar a internet... rs

      Quanto ao documentário, já assisti diversas vezes... o que eu assisti começa com a história das lâmpadas e faz a gente se sentir enganada... eles foram alterando a forma de produção até que as lâmpadas não durassem muito tempo.

      Boa noite! Bjs

      Excluir
  2. Mas a câmera do iPhone novo é muito melhor, as fotos ficam nítidas sem aquele aspecto de celular... e ele obedece quando falamos!!!!!

    Pois é, falaste bem, oferta verdadeira são poucas, raras. Eu ainda estou para ver esse milagre!! Kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico realmente tentada quando o assunto é Apple... mas vou resistir bravamente e não vou trocar o celular... rs... o custo benefício é fantástico, enfim... :-)

      Excluir