quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Cronometrar o tempo...

Impressionante! Tinha "n" coisas para fazer antes de viajar e comecei a entrar em pânico, com crise de ansiedade, quando lembrei de todos os métodos de gerenciamento de tempo que já estudei e coloquei em prática.

Consegui arrumar banheiro e quarto em quinze minutos, organizar a necessaire em dez minutos com todos os produtos que preciso levar, terminar o roteiro de viagem em vinte e cinco minutos, separar e guardar documentos em cinco minutos.

Isso me fez perceber quanto tempo eu perco e quantas desculpas arrumo para não fazer as coisas! Outro fator que está me incomodando é o tempo que perco na internet, mais especificamente no Facebook e e-mail, sendo que isso precisa mudar urgentemente.

Então o plano é o seguinte para quando voltar de viagem: trinta minutos diários (no máximo!) para ficar conectada no facebook e os e-mails devem ser checados duas vezes por dia (no máximo!), talvez uma pela manhã e outra à noite.

O tempo despendido com o blog deve ser de uma hora diária, embora eu pense que não chego a gastar tudo isso para elaborar as postagens, mas às vezes faço mais de uma por dia. Então preciso limitar também!

Afora essas mudanças, vou começar a monitorar as atividades para aumentar o número de tarefas que consigo realizar em um dia, com certeza a produtividade será melhor e sobrará mais tempo para o "dolce far niente" se esse for o caso ou mesmo para atividades pessoais que nada tenham a ver com trabalho, casa e família.

E falta ainda arrumar a mala, não podendo ultrapassar trinta minutos nessa tarefa! 

Acaso eu desapareça por alguns dias não se preocupem, semana que vem estou de volta, mas como bem me conheço não conseguirei ficar afastada por tanto tempo e já deixei alguns escritos preparados. Os comentários serão respondidos no retorno e, se houver possibilidade, alguns também durante a viagem.

Boas férias para mim e bom trabalho para quem fica porque já descansou antes!!!

6 comentários:

  1. Ziula, boa viagem! Eu também gasto muito tempo enrolando.. se usasse o tempo para fazer o que necessito sem essas interrupções e milhões de pequenas coisas, seria bem mais produtiva. Acho que limitar o uso de tecnologia ajuda muito e tem muitas pessoas fazendo isso com televisão e internet (ou pelo menos com as redes sociais). Atualmente o blog me toma muito tempo, muito tempo mesmo e preciso dar um jeito de ser mais eficaz, de fazer as coisas mais rápido. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina, a viagem foi ótima mesmo! Descansei muito a cabeça, embora tenha voltado com o corpo bastante cansado rs

      Tenho que aprender a usar melhor o tempo, mas você sabe que toda mudança de hábito é difícil e não é de uma hora para outra, estou tentando ainda!

      Beijos

      Excluir
  2. E tudo é questão de equilíbrio.

    Da mesma maneira que perdemos um tempo precioso na internet, também ganhamos em não tendo que fazer alguma pesquisa de preço ou em fila de banco para pagar alguma coisa.

    Eu já perdi muito tempo no msn por exemplo. Hoje não entro por pura falta de vontade. Nem minha senha sei de cabeça mais...

    No facebook então outra coisa que perdia muito tempo uns anos atrás, na febre do “farmville”, aliás eu entrei no facebook por isso. Hoje esporadicamente vejo alguma coisa pelo celular, posto muito pouco, não devo perder nem 15 minutos/dia lá.

    E-mails eu tinha ativado o meu blackberry para receber automaticamente tudo. Foi um horror pois era o negócio piscando a cada spam que chegava. Agora deixo no outro celular que ao menos só recebo quando quero ver e não quando ele quer. Assim que incorporei os e-mails no dia a dia, independente do que esteja fazendo, se com tempo, lógico, se não nem mexo no aparelho.

    Perdia tempo também lendo o twitter, mas agora deixei só coisa importante por lá. Se bem que cheguei até aqui graças ao twitter, que tinha um link para uma revista que tinha um link para um blog, que caia no ano sem compras da Marina e caia aqui. No fim não foi perdido! :-)

    Agora tenho que controlar o tempo que perco vendo vídeos do youtube, pois dai já que estou no computador fico lendo vários sites ao mesmo tempo e com isso as horas passando muito rápido e eu deixando de fazer o que deveria!

    Mas acho que não conseguiria cronometrar o tempo como fizestes, na terceira medição já teria jogado o tal relógio longe, ainda tenho que ir com calma..rs.

    Conheço algumas (poucas) pessoas que são assim, e são homens. Brinco que são perfeitos. Mas são tão voltados à perfeição que chegam a irritar de vez em quando. Mais uma vez é o tal do equilíbrio que faz a diferença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei engraçado o fato de você comentar que teria jogado o relógio longe rs

      Não tenho dúvidas de que a internet toma muito tempo e não está sendo fácil ficar fora... rs.. mais difícil do que imaginei, embora já tenha eliminado muita coisa, muito há para ser eliminado nesse mundo virtual.

      Beijos

      Excluir
  3. Estava de férias também e não acessei quase nenhuma internet. Fiz uma viagem enorme de um mês e "tentei" ser econômica, inclusive porque viajei na alta temporada pegando até uma parte das Olimpíadas em Londres e outros períodos de alta na Europã. Então reservei em alguns lugares hotéis ultraeconômicos(Easy Hotel) e em outros nem tanto (eu mesma marquei toda a viagem). Só que meu marido não é econômico e nem pretende economizar nada nunca, então o que aconteceu? O acréscimo de duas malas cheias de livros e lps e guias de museu e outros badulaques comprados por ele e eu comprei coisas poucas e mínimas (três lenços e algumas barras de chocolate). Simplesmente quase que não coubemos dentro do mínimo quarto do Easy Hotel (9m2) com quatro malas grandes e duas mochilas....Só lembrava do "hora de mudar", pois é a segunda vez que viajamos nessas condições: começa bem, com pouca coisa e depois tudo degringola com os badulaques comprados. Não entendo essas pessoas que viajam para o exterior para comprar coisas (como roupas)- até tentei comprar alguma coisa em lojas tipo H&M, TopShop etc mas era tudo absolutamente igual ao que tem no Brasil, made in China e outros e tecido sintético de pouca qualidade. Não comprei nada, nenhuma roupa, não entendo como o povo consegue comprar porcarias chinesas e ficar feliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriela, esse ano não fiz pacote, nem comprei qualquer passeio em agência... programei tudo e os passeios foram feitos tomando ônibus e metrô... a economia é muito grande mesmo!!! embora o principal tenha sido demonstrar para meu filho mais novo como é possível ter autonomia em viagens e como é fácil se localizar em cidade estranha... já no segundo dia de metrô, ele conhecia todas as linhas... rs

      Beijos

      Excluir