sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Decida hoje!!!

Noite com muita chuva, esperando fim do mundo e acordada desde às 04h00.

A Izabel ontem resolveu ler um artigo que mencionava como estavam errados os cientistas da Nasa, pois o mundo terminaria essa noite, às 02h45, quando um asteróide se chocaria com a lua e haveria duas possibilidades: a lua se chocar com a terra, efeito sinuca segundo meu filho mais velho; o clima da terra mudar abruptamente tornando a vida ainda mais difícil.

Brinquei com o Pedro, perguntando se o mundo ia realmente acabar e ele respondeu:

- Já consultou os "nasistas"?
- Para que consultar os nazistas? O que eles sabem do fim do mundo?
- Os "nasistas", mãe, aqueles que trabalham na Nasa.

Expliquei o que era nazista e que trabalham cientistas na Nasa, pensando que a conversa ficaria por isso mesmo.

Pois bem. A Izabel dormiu comigo e de madrugada o Pedro pula para minha cama dizendo estar com medo. Raios, trovões, muita chuva, barulho, vento e ele pergunta:

- Será que a lua já explodiu? Quero ver a lua explodindo!
- Que horas são?
- Quatro horas.
- Então pode dormir que o mundo não vai acabar, deveria ter explodido mais cedo!

Que coisa é essa de anunciar o fim do mundo? Penso que no momento em que isso acontecer não vamos nem ver nada, como os dinossauros não devem nem ter desconfiado do que morreram.

Bem, mas o texto de hoje era sobre decisões. Mudanças para serem vividas antes que o mundo acabe.

Em todo o qualquer processo o mais difícil é decidir pela mudança de hábitos, de postura, de vida.

Muitas vezes estamos insatisfeitos com o rumo das coisas e ficamos pensando como poderiam ser diferentes. Acredite! Tudo pode ser diferente e só depende de você! Ocorre que vamos deixando para depois.

A lista de terça-feira? Está dormindo em berço esplêndido e somente será retomada hoje, sexta-feira. Pura procrastinação quando tudo já poderia estar pronto e nenhuma preocupação, pelo menos com aquelas coisas, mas resolvi protelar e não fiquei em um "dolce far niente", fiquei pensando no que tinha que fazer, sem nada realizar.

Espero que eu tenha aprendido a lição dessa vez, pois muitas e muitas oportunidades se apresentaram, achei que tinha interiorizado o conceito e que isso me levaria à ação. Ledo engano! Precisamos de muitas e muitas falhas para chegar à efetiva ação e o que me desanimou na segunda e terça-feira é que fiquei realmente cansada fisicamente, realizei e cumpri muitas tarefas, mas fiquei muito cansada e estou em férias, logo, não deveria ficar nesse estado.

Hoje concluo que pouco importa o período da vida - trabalho, férias, licenças -, é preciso manter o foco e, se for necessário, cansar, desde que cumpridas todas as tarefas, pois somente quando terminamos pelo menos as mais importantes é que conseguimos realmente relaxar.

Quando tomamos decisões não basta o pensamento e a análise racional, precisamos criar uma obrigação no sentido da mudança, tomando atitudes que realmente tragam resultados e aí entra o lado emocional da coisa toda, nossa dificuldade em aceitar a própria mudança, nossos bloqueios e nossa crença no quanto é difícil uma mudança efetiva.

Os projetos somente serão realmente implantados e realizados quando tivermos a "obrigação" interna de realizar as tarefas e associarmos os atos tendentes a alcançar o objetivo.

Enquanto estivermos procrastinando, deixando para depois, apenas pensando, nada mudará, nada será diferente, permanecendo a mesma angústia do pensando na mudança sem ação.

A decisão de parar de gastar somente se concretiza quando você deixa de comprar, deixa de colocar dinheiro fora. Esse é óbvio? Claro, mas conheço muitas pessoas que dizem "gostaria tanto de parar de gastar" e no minuto seguinte estão adquirindo uma camisa nova porque precisavam muito para sentir felicidade. Onde está a felicidade? O que estou fazendo para encontrar a verdadeira felicidade?

Queria muito uma casa arrumada. E lá jazem caixas com tranqueiras e lá vem mais compras de desnecessários e lá vem a aceitação de presentes ou doações que entulham a casa toda.

Eu preciso me alimentar de forma saudável. Nossa que maravilha essa intenção! Maravilha seria se deixasse de comer tanto açúcar, farinha e sal, os três pós brancos que acabam com nossa saúde. E como resistir a essas guloseimas? Ora, se não consegue efetivamente resistir, pelo menos diminua o consumo, deixando para uma vez apenas na semana. É difícil? Certo, então no máximo duas vezes, ok?

Lá venho eu dizendo que preciso ler. E porque não começa? Não tenho óculos e não enxergo. Então, porque está desde maio esperando para tomar uma decisão de arrumar os óculos? Maio??? Quando chegou maio, o mês da primeira tentativa de solucionar o problema, muito tempo há havia se passado desde que os óculos deixaram de servir.

Ora, ora, ora, pare de procrastinar, Ziula. A vida passa e passa rápido, correndo o risco do mundo acabar e você ainda não ter encontrado o seu local de paz! Passe para a ação!

Vamos para as listas novamente. Fazer uma lista de tudo o que quero fazer, de todos meus sonhos e essa lista pode até crescer, mas tem que ser colocada em prática, mesmo pequenas ações são melhores do que a letargia.

Fazer com que suas ações levem ao caminho sonhado e não permitir que sonhos sejam somente sonhos. Sonhos podem e devem ser sua realidade.

Tenha um quadro de desejos em local visível, aliás por falta de um, tenho dois. Tenho meus quadros, talvez eles estejam sendo subutilizados e sei que eles funcionam, então serão revitalizados e trarão ainda mais resultados. 
Um passo de cada vez ou muitos passos de uma só vez, não importa, o que importa é caminhar. Levante daí! Saia do computador! Desligue a televisão! Que tal uma música relaxante para começar a destralhar e também a criar objetivos reais que levem à felicidade?

4 comentários:

  1. Acordar às 4h, nem em sonho eu queria as tuas férias...kkkkkkk

    Eu sempre achei uma bobagem esse negócio do fim do mundo... porém, depois da chuva que não parava nunca, ficando quase 4 dias sem parar e depois a ventania que nunca tinha visto na vida coisa igual, penso que se a natureza quiser, o dia que ela quiser acaba com tudo fácil.

    Essa coisa de protelar é um problema coletivo..rs

    Eu tenho um quadro desses, acho que quando tinha uns 18 anos ou um pouco menos que quis ter um, era item de necessidade básica. Na época gostava, hoje tenho ainda mas está vazio, será que se voltar a usá-lo terei melhorias? kk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, no dia seguinte acordei 04h30 com o maior barulho - Renato e amigo voltando de um casamento e ficaram conversando até 06h00 quando voltei para tentar dormir mais um pouco...

      Olha, o quadro funciona mesmo!!! Faça o teste!!!

      Estou ansiosa aguardando retorno a respeito da atitude tomada em relação ao quadro delineado nas fotos... rs

      Excluir
  2. Qrda Ziula, todos os dias me debato com esta mesma questão. Tenho sempre «trabalho» que acabo por adiar e olha que considero que trabalho muuuuuuuuuto. É verdade também que tudo o que me comprometi a fazer para outros, em particular o meu trabalho, vem sempre em primeiro lugar. O que procrastino é sempre o que reverte para mim própria!

    O equilíbrio tem de ser a chave de uma vida boa: nas obrigações, nos sonhos, nas relações... Esse sim é o verdadeiro trabalho das nossas vidas, muito embora talvez não devesse chamar-se trabalhar, cuja raiz etimológica é, como sabes, torturar.

    O equinócio foi hoje! Para nós, o início do Outono, o tempo de preparação do Inverno: mais frio, dias cada vez mais curtos e mais escuros. Para vocês, da Primavera, do tempo doce e cada vez mais luminoso. Vamos às nossas listas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamos ser boazinhas conosco mesmas, lembra? Penso que estamos no caminho!!! Com certeza conseguiremos!!!

      Excluir