sábado, 22 de setembro de 2012

Quadro de desejos...

Recebi alguns e-mails e um comentário a respeito do texto de ontem, perguntando se o quadro de desejos funciona mesmo.


Depois de assistir o documentário e ler o livro "O Segredo" de Rhonda Byrne adotei o quadro de desejos,  mas antes disso já havia comprovado a importância de escrevermos nossos sonhos e traçarmos nossos objetivos através de listas e escritos mesmo esparsos, o que permite termos em mente o que queremos e não nos perdermos no caminho.

Encontrei dia desses um caderno onde escrevi em janeiro de 1994 "esse ano passo no concurso para a magistratura" e em 08 de julho de 1994 estava tomando posse. É mágica? Claro que não, persisti esse ano no objetivo, tomei providências e além de escrever, com certeza pratiquei atos que levaram a isso, mas achei interessante encontrar esse papel.

Tenho uma memória não confiável, então decido algumas coisas e já no dia seguinte não lembro o que era, assim as listas são importantes e ter tudo escrito, tudo perto do olhar, facilita para que eu me mantenha focada até atingir o objetivo.

Ontem ainda falamos sobre a importância de perder um tempo e listar os objetivos. Você já fez isso? Ainda não! Então pare um minuto, escreva tudo que você deseja para sua vida em um papel e coloque-o em um local visívil diariamente ou mesmo escreva com batom no espelho. 

O que é importante para sua vida hoje?
O que é importante para sua vida daqui um ano, dois anos?
O que precisa mudar?
Como você quer que seja?
O que está te distraindo? 
Quais as atitudes vai tomar para eliminar a distração?
Como fazer para se alimentar melhor? Cardápio? Lista de compras?
Como fazer para começar ou manter os ambientes organizados?
Como ter relacionamentos melhores?
Como agir para que seu trabalho seja mais produtivo e satisfatório?
O que te traz felicidade?
O que deve ser eliminado ou acrescentado no dia a dia para ter qualidade de vida?
Quais os sonhos que você tem? Como é possível realizá-los?

Escreva afirmações sem nenhuma palavra negativa. Dizem que o cerébro entende primeiro a palavra negativa e tudo se realizada através do pensamento. Jamais diga ou escreva: não estou doente, o correto é afirmar "estou saudável". 

Também observe que devemos pensar/escrever como se tudo já houvesse ocorrido. Você está doente? Escreva - estou saudável. Você quer ficar rico? Escreva - sou rico. Você quer ser organizado? Escreva - sou extremamente organizado. E siga nesse sentido.

Depois de tudo elencado e à vista para manter o foco, tome atitudes em prol desses objetivos, pois de nada adianta escrever, pensar, delinear e deixar de tomar atitudes, pois nada cai do céu, é preciso trabalho, é preciso esforço e é preciso atitude proativa, tomar as rédeas da situação e tomar todas as providências necessárias para que seus sonhos e objetivos se realizem.

A impressão que tenho é que temos muito tempo por assim dizer ocioso, mesmo depois de atender nossos compromissos profissionais e familiares. Talvez, somente talvez, tenhamos medo de dedicar tempo à nós mesmos, medo de encontrar algum lado que nos desagrade e que temos que enfrentar alguma dia, por outro lado talvez exista um lado apaixonante que desconhecemos pela falta desse contato e dessa dedicação aos nossos próprios interesse.

Vamos às listas, como diz Maria e depois, mais importante, vamos à ação!!! 

Vamos mudar e encontrar uma vida mais significativa!!! 

E vamos trocando experiências e sugestões e formas de viver melhor!!!

3 comentários:

  1. Eu sou uma pessoa que nunca gostei muito de listas e sempre critiquei listas dizendo que eu não precisava daquilo, que tinha boa memória. Porém, hoje, não dá para confiar tanto assim na minha memória, até funciona, mas por vezes depois do tempo correto, assim que também tive que aderir à listas.

    Em relação à palavras negativas já ouvi isso que falaste também, no caso era um professor de português de um curso preparatório que eu fazia. Dizia ele que era por isso também que crianças pequenas quando estão perto da tomada e tu diz: "não coloca o dedo na tomada" elas colocam o braço inteiro pois não entendem o "não".

    Nunca li o segredos e tão pouco vi algum documentário, mas já que garantiu que o quadro funciona, vamos ver... rs. Eu tenho, como já falei, mas era numa época que gostava de pendurar fotos nele. Agora vou por outras coisas...

    Essa de escrever, assim como desejar muito uma coisa dá certo mesmo, mas tem que ter ação para tanto e isso que por vezes demoramos para por em prática , ao menos eu demorei e demoro, tentando diminuir isso :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, trilhei o mesmo caminho de resistência às listas e hoje penso quanto tempo eu perdi! Experimente ler o livro e assistir o documentário, mas vá aberta, sem preconceitos!

      Ótimo domingo!

      Excluir
  2. Oi! Engraçado encontrar este post! Eu fiz o meu Vision Board (só conhecia por esse nome!) e partilhei aqui http://musicacomcafe.blogspot.ca/2015/03/o-meu-vision-board-diy.html =)

    ResponderExcluir