quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Estoque e problemas...

Eu e minha tia fomos cozinhar em casa que não era a nossa. Constatamos que o caldo de galinha estava vencido desde 2010 e comunicamos a dona da residência que, no dia seguinte, começou a organizar as prateleiras de alimentos.

Uma sacola grande de produtos vencidos. Molhos, torradas, chás, café, achocolatados, farinha e mais uma infinidade de itens. Tive vontade de somar os valores de tudo que foi fora, mas sequer recordava o valor de algumas coisas e desisti da idéia.

A cada item descartado imaginava dinheiro indo para o lixo, literalmente pareceu que tinha tirado dinheiro da carteira e colocado naquela sacola.

Essa é a razão pela qual não faço mais nenhum tipo de estoque. Somente compro o que já terminou, sequer trago para casa o que será usado quando aquele aberto terminar.

E você? O que está fazendo com seu dinheiro? Tem muita coisa estocada? Quais as razões pelas quais faz estoque?

5 comentários:

  1. Em uma olhada rápida da minha geladeira esssa semana, encontrei alimentos vencidos. Aqui em casa não temos o hábito de comprar apenas o que se precisa, coisa que espero mudar em breve juntamente com minha mãe que compra as coisas pensando em usar um dia em alguma preparação. Meu pensamento é começar a usar uma lista de compras e fixar nela para evitar desperdício de produtos e jogar dinheiro fora.
    Vamos ver se consigo!!
    Feliz 2013 com muitas boas mudanças!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josy, esqueci de contar a quantidade de coisas que saiu da geladeira também! É um rasgar de dinheiro sem controle.

      Agora na casa nova estou cheia de planos, quero ver se dá certo, embora eu não tenha muitos produtos vencidos, sempre estou retirando e limpando, quero ver se consigo organizar melhor as compras e vamos trocando figurinhas por aqui...

      Feliz 2013

      Excluir
  2. Josy, acho uma idéia ótima, embora ainda não tenha implementado, aquela do cardápio semanal e ida ao mercado apenas uma vez por semana. Você compra exatamente o que precisa e tem tudo bem fresquinho na geladeira e dispensa...

    Mesmo sem o cardápio nào tenho nada estocado e não fico irritada quando falta alguma coisa, busco somente o que falta, isso economiza tempo de organização e dinheiro...

    Um feliz 2013 para você e sua família!!!

    ResponderExcluir
  3. que assunto familiar... rs

    Hoje em dia tenho estoque mínimo para algumas coisas que não vencem e são de muita demanda, mas já tive várias fases.

    Desde que me entendo por gente tivemos estoques de coisas. Era normal e se tinha poucas unidades de alguma coisa já era considerado que estava faltando.

    Então de uns anos pra cá que reparei no quanto que ia fora. Alimentos e material de limpeza. Algumas sacolas, uma de cada pelo menos e a sensação era exatamente essa de estar colocando dinheiro direto no lixo.

    Melhoramos, já tentamos não ter estoque mas eu não tenho muita paciência para quando faltar coisas básicas ter que ir comprar e também sai um pouco menos comprar algumas coisas com um estoque mínimo então assim é feito. Mas sempre cuidando o que tem, o que não tem, a data de vencimento...

    Ainda assim, este ano, em uma das limpezas dos armários tinha uma lata de chá, bonita, fechada. Vencimento no ano de 2000. Sim, 12 anos atrás. E estava lá.

    E muito recentemente num almoço na minha cunhada, estava reparando na garrafa de coca-cola zero e li que tinha vencido em 2010. Olhei novamente para acreditar e era isso mesmo. Pior que já tinha bebido quase toda. E não era só eu. Resolvi ficar quieta. Na ocasião estávamos comentando de como tínhamos medo de palhaço e minha sogra já ficou toda culpada dizendo que os pais pensam em agradar, se eu falasse que tomamos um refrigerante de 2 anos certamente ela iria querer que fôssemos todos para o hospital. Não teve efeitos colaterais, em todo caso é bom conferir sempre a validade antes do consumo..rs

    Lá eles são super,hiper, mega organizados em relação à tudo. Tudo é pensado, inclusive tinham tal bebida para receber visitas, não gostam da mesma. Só que se passaram na data, como é bem comum fazermos e por isso que temos que ter muito cuidado com o que consumimos, pois reclamar de falta de dinheiro com um armário cheio de coisas vencidas não é uma coisa pouco comum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que nojo dessa coca... rs... mas se não matou ninguém está ótimo! Vou tentar postar algo sobre minha tentativa de organização na cozinha, vamos ver se dá certo essa organização que estou pensando!

      Excluir