quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Como arrumar uma mala (final de semana)

Recebi esse e-mail e resolvi fazer um post, aliás adoro sugestões de textos, considerando que tem dias em que nada acontece ou as idéias não chegam e fica difícil escrever:

"Olá
Já que falastes que é expert em malas com pouca coisa e ainda dar o tempo exato, pergunto:
O que levar para Curitiba considerando que vou num sábado e volto domingo de noite ? Não queria levar mala nem pequena mas também não estou a fim de carregar peso, então sugestões para não levar mala e nem ser pesado são bem vindas!"


Já vou começar perguntado: mala? Já pensou em uma sacola. Lembra que passei um final de semana por lá com o Pedro e levei apenas uma mochila com as roupas e sapatos dos dois? Está certo! Estou exigindo demais de quem está começando.

Olha, muito conta a vaidade nesses casos e também a segurança. Tenho uma irmã que quando viaja, mesmo que esteja de moto, carrega a mala nas costas dizendo que pode querer usar alguma coisa e ela não está por ali, eu já não tenho paciência para carregar muita coisa.

Então façco assim:

- determino uma cor dominante (preto, branco ou marfim) e dentro dessa cor começo a escolher as peças que combinam
- roupa da viagem - calça e camisa (ou outra parte de cima que eu goste) ou saia e camisa (ou outra parte de cima que eu goste) ou vestido. Indo para Curitiba sempre levo um casaco e uma pashimina (é sempre frio em alguma hora do dia) - normalmente uso essa roupa para retorno ou troco apenas a parte de cima. Acompanha um sapato fechado ou sapatilha ou bota
- a roupa da viagem pode ser usada durante o dia, caso pretenda trocar, leve apenas mais uma parte de cima que combine com a calça ou saia e o sapato usado na viagem
- roupa para sair à noite - depende do compromisso e segue as mesmas regras acima, devendo combinar com os demais itens, quem sabe uma saia ou calça mais bonita e um sapato com salto alto (eu normalmente uso o mesmo da viagem e geralmente levo apenas dois sapatos, acaso haja um problema com o primeiro escolhido)
- roupa para dormir, três calcinhas, dois soutiens
- roupa do outro dia - colocaria a mesma roupa da viagem ou trocaria apenas a parte de cima, usando a mesma roupa para viajar

Teríamos a seguinte lista para seguir:
- 2 calças ou saias ou vestidos
- 2 camisas (ou outra parte de cima)
- 1 casaco
- 1 pashimina
- 1 sapato fechado (não esqueça do conforto).
- 1 sapato mais social ou outro para emergências
- 1 chinelo havaianas
- 1 pijama ou camisola
- 3 calcinhas
- 2 soutiens
- 2 meias conforme o tipo de calçado que levar
- necessarie com os itens básicos que você costuma usar
- carregador de celular e notebook
- IMPORTANTE: um adaptador para tomadas, pois em cada local achamos um tipo de tomada diferente para colocar nossos aparelhos para carregar
- acessórios a gosto, mas sem exageros (um brinco, um anel, um lenço)

Sempre faço meu cálculo de uma roupa por dia, mas diminuo o número de calças porque acabo usando a mesma vários dias (o uso de absorvente íntimo diário evita acidentes acaso ocorra algum "acidente" rs), aqui considerei a troca de roupa à noite, o que você pode fazer ou não.

Quando vou a alguma reunião, congresso ou outro compromisso de trabalho, levo um casaco na mão (para não ocupar espaço na mala) e outro na mala para poder variar um pouquinho, também procuro levar calça/blazer e variar as camisas ou outras partes de cima optando pelas mais leves.

Ainda precisa de uma mala? Depois me conte como foi essa arrumação da sacolinha!!!

Tenho minhas anotações para viagens de uma semana que desafiam uma mala pequena e ainda sobram algumas peças ao final da vaigem. Logo que for a Cornélio pego minhas listas e publico por aqui.

Lembre-se o segredo está na combinação das cores e, mais, mesmo no dia a dia você termina por usar apenas meia dúzia de peças preferidas.

2 comentários:

  1. Vantagens de viajar com pouca bagagem:

    - fácil locomoção, não ficamos "táxi-dependente" necessariamente, claro que isso só vale para algumas cidades como Ctba em questão..

    - Quando voltamos é pouca coisa para lavar/guardar

    - O quarto do hotel fica com cara de arrumado mesmo zoneado

    - Não temos que ficar "amarrados" com malas e malas, como já aconteceu comigo uma vez que indo para gramado, num congresso de 2 dias, levei duas malas. Toda turma o mesmo. Para carregar as duas malas, ficava sem mão livre. Bem agradável. Hoje dá pra usar a lista para sofrer menos..rs


    Desvantagens:

    - Dependendo da roupa e da acomodação dela, amassa

    - Não tem lá muita elegância viajar de mochila/sacola, mas isso claro dependendo do motivo da viagem

    - Não dá pra comprar nada que não cabe!! rs

    ResponderExcluir
  2. Adriana, o segredo está em começar a manter ou levar em viagens roupas que não amassem. Segredinho: se chegar amassada coloque no cabide e deixe no banheiro na hora de tomar banho quente (se é que gaúcho toma banho quente) e com o vapor do chuveiro a roupa desamassa.

    Existem mochilas bem elegantes... rs... mas não vá sair comprando. Ainda acho que malas pequenas resolvem bem o problema e nào são deselegantes... ando três quadras em Curitiba para pegar o ônibus, puxando a mala (rs) e não me sinto mal... pelo contrário, acho que as pessoas pensam: nossa que mulher viajada!!! rs

    Quanto à comprar, sempre que viajo para longe e também com as crianças (não corto tanto, embora eles consumam pouco) coloco na mala aquela sacola que dá para dobrar e quando abrimos é imensa... pronto! todos seus problemas resolvidos! rs

    ResponderExcluir