segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Pessoas descontroladas frustram familiares...

Conheci ao longo da existência e ainda convivo com algumas pessoas totalmente desorganizadas com dinheiro e logicamente sempre com probemas financeiros. Essa situação não traz problemas somente para a pessoa, alastra-se pela família.

Presenciei situação de uma noiva que foi levada até a melhor marcenaria da cidade para escolher o guarda-roupa (com hífen ou sem?) e depois de todo esse "freje" (como dizia minha avó) terminou com um roupeiro das "Casas Bahia". Lembrando que nada tenho contra esse tipo de móvel, por vezes é somente o que dinheiro alcança, o comentário é relativo ao tipo de expectativa criada e a realidade. Com certeza poderia ter ido direto ao que seria possível e a decepção da noiva seria menor.

Outras pessoas prometem, não cumprem alegando falta de dinheiro e a pessoa que estava esperando fica muito triste, gerando uma situação constrangedora e talvez até um tanto traumático.

Aqui em casa a coisa funciona mais ou menos assim: sim é sim, na hora em que dito; não é não, não adianta espernear; vou pensar, uma frase mais para o sim, mas que depende uma análise melhor da situação, considerando que não me meto em encrenca para agradar ninguém.

Meu filho mais velho sempre se queixou de receber os "eletrônicos" quando já não era lançamento. Era assim mesmo. Hoje em dia, com o próprio dinheiro, ele consegue adquirir o produto com mais rapidez e quase no lançamento. Opção dele e não minha, embora sempre priorize o pagamento à vista. Fico feliz por ele, compreendeu rápido que não deve fazer dívidas.

Quanto aos mais novos, vamos levando na medida do possível, sem prestações, sempre esperando a melhor oportunidade.

Então, não entre em dívidas por causa dos filhos ou outros parentes e também não prometa o que você sabe que não cabe no seu orçamento.

3 comentários:

  1. Hahaha mas é melhor isso no noivado para pensar melhor do que no casamento... rs.

    A decepção é bem ruim mesmo, melhor evitar expectativas pois apesar de não agradar à todos, causa menos malefícios que uma ilusão.

    Eu sempre fui criada com os pés no chão, nas raras vezes que tive ideias meio fora do padrão logo fui enquadrada na realidade. No meu colégio boa parte das minhas colegas foram estudar medicina em Buenos Aires. Queria fazer o mesmo. Minha mãe só no “tu é louca?”, e teve mais umas vezes, mas nada que me deixasse traumatizada. Rs

    Tenho uma colega de trabalho que devia ter uma vida muito boa quando casada mas hoje gasta o salário + a pensão do ex-marido em meio mês, no outro fica só reclamando da falta de dinheiro.

    Esses tempos vi no site do tj uma palestra sobre consumo consciente, gratuita, seria no foro central. O palestrante era um professor da puc muito bom, que inclusive já fiz curso com ele. Peguei aquele link e passei pra ela no e-mail de trabalho, como alta prioridade e com título sério. Quando ela abriu morria de rir dizendo “ai mas eu não sou, tu acha que eu gasto demais?” .

    Depois eu peço pra ela fazer uma ligação e quando estou falando com a pessoa e solicitando uma documentação, peço para ela aproveitar que iria vir um motoboy para entregar umas coisas que já tinha solicitado, da mesma empresa só que de outro setor, e que enviasse junto. A minha colega estava rindo, vermelha de tanto rir e falava com as outras duas que passaram ali e eu não entendia o motivo. Depois que desliguei ouvi um uníssono: “mas tu quer que até a empresa x economize??” e riam sem parar. E eu jurando que nem tinha me tocado, motivo para elas rirem mais ainda. Eu tentava justificar e só ouvia: "tá certa colega" e mais muitas risadas.

    Não sei se interiorizei tal atitude, mas me pareceu tão natural aproveitar o mesmo motoboy saindo do mesmo local, embora setores diferentes mas que iam fazer o mesmo caminho...mas definitivamente isso não dá ibope. rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não podemos pensar somente em nós mesmos, achei muito inteligente sua atitude ao aproveitar o mesmo motoboy e as meninas? deixe que falem!!! O que se pode fazer???

      Excluir
    2. O melhor foi a janta nesse mesmo dia que fiz a empresa economizar.

      Escolhemos cada um um prato que sem batata era uns 5 reais a menos, mas queríamos as batatas, assim que dispostos a pagar o valor a mais. ( E não critique as batatinhas!!! kkk)

      O garçom:

      -"Mas porque vocês não escolhem esse prato sem batata que custa mais barato e peçam uma porção de batatas que custa 4? a quantidade de batatas é até maior".

      Gostei da conspiração da economia!! rs. Ao mesmo tempo que tem os críticos, tem quem nos dá uma força para não perder o foco!!

      Excluir