sexta-feira, 8 de março de 2013

O que será que vale mais?

Coffee break tem que servir para alguma coisa além de nos empanturrarmos de itens cheios de farinha de trigo. Aliás, deixa eu parar de falar mal porque até nisso teve diferença, ao invés de somente itens calóricos, colocaram também naquela orgia embalagens com saudável salada de frutas. Realmente o mundo está mudando e a consciência das pessoas se alterando de forma vertiginosa.

Mas, para variar, o assunto não era esse.

Encontrei um conhecido, olhei para ele e constatei estar bem mais envelhecido em relação à última vez que nos vimos. Sério, envelheceu séculos! Olhar abatido, expressão preocupada, cansado mesmo!

Começamos a conversar e ele comentou que estava cansado de dar aulas, entretanto não podia abrir mão dos valores recebidos.

Mencionei ter sido convidada para dar aulas em um desses cursos que pagam "x"(valor significativo) por aula, só que precisaria abrir mão dos sábados com meus filhos e recusei.

Nesse ponto o rapaz (homem, senhorzinho... rs) disse que seus filhos reclamavam das aulas e ele simplesmente recordava a eles que haviam ido para a Disney e se quisessem ir no próximo ano ele precisaria se ausentar e se dedicar às famigeradas aulas.

É aquela velha máxima: se os valores que você recebe não são suficientes para cobrir todas as despesas existem duas saídas (a) diminuir os gastos (b) encontrar outra fonte renda.

Chegaram outras pessoas e começaram a brincar sobre consignados em bancos, com juros mais baixos do mercado, momento em que ele falou que estava pagando um consignado, mas que fez por um motivo, qual seja, levar as crianças para a Disney!

Ora, sacrifica o convívio familiar para ganhar mais e ainda assim tem que fazer consignado para proporcionar o dito lazer.

Observem o fato que não estou julgando, apenas contando um pensamento diferente. Aqui em casa até estamos planejando uma viagem para o próximo ano, mas sem a necessidade de consignado e também sem que seja necessário sacrificar o convívio familiar. Havendo economia, ela ocorrerá, caso contrário ficaremos todos em casa.

E você? Como age com essas questões?

6 comentários:

  1. Recentemente fui à casa de um amigo meu que tinha se casado há pouco tempo e observei que além da festa suntuosa, tinha comprado apartamento, trocado de carro e adquirido os móveis do novo lar. Lembro que meu pensamento inicial foi a de que ele estava ganhando muito bem, considerando todos os gastos. Contudo, conversa vai e vem e ele começa a contar que estava superrrrrr endividado: o apartamento tinha sido financiado em 35 anos, o carro em 5 anos, a festa parcelada assim como os móveis. Tinha meses que inclusive pagava só o mínimo do cartão de crédito, ou seja, acumulando mais dívidas ainda. Além das dívidas, muitas vezes é válido pensar nos juros embutidos também, por exemplo, quando ele acabar de pagar o carro vai ter pago o dobro do valor que realmente valia só por conta dos juros. A lição é que às vezes compromete-se todo o orçamento que tem e o que não tem para satisfazer os bens de consumo, sem ter uma reflexão consciente sobre isso tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa coisa de "aparecer" é realmente complicada. Certas vezes pensei em ser como outra pessoa que tinha coisas lindas, mas é exatamente como você falou, a gente vê as coisas, mas as dívidas são invisíveis e somente quando nos inteiramos da situação é que concluímos como somos felizes em manter tudo sob controle.

      Excluir
  2. É...primeiro preciso dizer mais uma vez que cada post seu é mais do que uma reflexão, é uma lição de vida...e isso tem me dado muito força e coragem para continuar nos meus objetivos...

    Vou ser sincera qto ao que mais me chocou nessa história: quem está cometendo essa falta é alguém que já estudou muito, já trabalhou muito e já tem uma certa idade...

    Às vezes penso que só jovens ou pessoas que não costumam refletir (como estamos fazendo) é que cometem essas "gafes na vida"...é, estamos todos no mesmo barco...

    Outras vezes pensava que isso só acontecia com pessoas que tinham um salario baixo, como o que sempre tive...eu sei, isso é relativo de acordo com o número de dependentes em cada família...

    Mas tbm já vi uma pessoa solteira, em questão de uma mudança de emprego, quase dobrar seu salário e se afundar $ ainda mais...que coisa!!!!

    Este não é o caminho! Realmente a disciplina, a determinação, a coragem de se olhar, de se ver quem realmente somos no mundo e aonde queremos estar, são muito importantes!

    Quanto às saídas:(a) diminuir os gastos (b) encontrar outra fonte renda.
    Sempre bati o pé na segunda alternativa; claro, isso era/é real, e eu estava enjoando do que eu fazia, agora estou recomeçando em uma nova carreira, por enquanto investindo/estudando...e só verei esse retorno no futuro...então o que temos para o momento é: não tenho tempo mais para freelas, o estudo me consome muito, o jeito foi realmente aceitar a alternativa (a)...e freei drasticamente meus impulsos de consumo sem importância...

    Um grande beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente as pessoas tem esse problema: quanto mais ganham, mais gastam! Ao invés de economizar, fixar objetivos, passam a gastar mais para "aparentar" a importância desse novo cargo, emprego ou sei lá o que... Isso não é fácil de controlar, mas é possível e penso que muitos já estão nesse caminho do controle.

      Beijos

      Excluir
  3. Afff!!!!

    Reclamar do Coffee break??? Esses dias nossa chefe deu um grito na cozinha: “DE QUEM É ESSE BOLO DE CANECA???”. Nesse momento deu um certo alívio não ser possuidora de tal guloseima. A dona do bolo: “é meu, viu que legal, é fácil de fazer”. A chefe, estraga prazer, “5 GRAMAS DE GORDURA GURIA. GURIAS, 5 GRAMAS DE GORDURA, VOCÊS TÊM QUE CUIDAR, NÃO PODE SER MAIS DE 4.”. Bah. Sabe naquelas que tem que segurar o riso e dizer que horror? Inclusive dissemos em coro que iriamos dividir para ficar 1 grama de gordura pra cada.

    Não dá pra ser feliz com vocês!!! Fala sério!!!!!!! :-)

    Quanto ao orçamento, o jeito é gastar menos. Não esbanjar. Não adianta trabalhar dobrado e ter que pagar empréstimos. Na própria viagem mencionada, se bem planejada não precisa ficar pagando empréstimos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, ai.. sua chefe está mais parecida com minha filha do que comigo... rs... Tenho um defeito, adoro essas coisinhas de festas de crianças ou coffee break e como até não poder mais... rs... nem calculo as gorduras. Ando tentando controlar também isso, confesso que já estou melhor, mas ainda já muito a fazer... rs...

      Não quero trabalhar mais do que trabalho... isso é fato e pelo menos enquanto tiver filhos dependendo de mim...

      Excluir