segunda-feira, 29 de abril de 2013

Incentivando o talento de um pequeno chef...


Meu pequeno grande Pedro Henrique se diverte na cozinha desde os quatro anos, inclusive falava que eu era a única mãe que deixava criança pegar faca. Será que estava me chamando de maluca? Ora, sempre foi supervisionado e é claro que não o colocaria em risco.

Frango xadrez sempre foi a especialidade dele. Um prato simples, fácil e gostoso, o que atrapalhou o idílio foi a cebola, a famigerada cebola que o fazia chorar, então passou a fazer somente parte da receita. Cebola e alho cortados era incumbência da mãe.

Não sabe fazer um suco sem decorar o copo. A irmã pede um sanduíche simples e lá vem ele com frigideiras, idéias diferentes e decoração. Até uma sopa vem com queijo e ervas para enfeitar.

Um sábado desses ele pediu para aprender a fazer carne moída com milho ou comida de pedreiro como diz minha filha. Fui passando as dicas e, pasmem, o molho dele, apesar de feito com minhas orientações e do jeito que faço, ficou muito melhor.

Domingo retrasado falei que não iria para a cozinha nem com pagamento e ele retrucou que faria o almoço porque não queria comer em restaurante. Pois bem. Sem qualquer supervisão cortou alho, cebola e fez um molho maravilhoso para colocar no tortéi que o Renato trouxe congelado da casa do pai. Salada de batata com maionese e milho.

Ele fala que usa ingredientes secretos e fecha a porta da cozinha. Consigo identificar a maioria pelo paladar e realmente eu nem lembraria de usar.

Semana passada minha irmã estava aqui e fomos no mercado. Depois de comer o tórtei com o molho do Pedro, agora com onze anos, sugeriu fizéssemos um jardim de ervas para ele, com muitos ingredientes secretos e assim foi. Esse jardim está em fase de desenvolvimento, ainda faltam plantas, mas já dá para cozinhar secretamente escolhendo as ervas que quiser,

Temos manjericão, manjericão roxo, pimenta, alecrim, orégano. Além do sabor, está enfeitando a cozinha, vamos ver onde vai parar no próximo apartamento.

Nesse domingo sugeri pegar o frango assado da Massaria, mas ele insistiu tanto em cozinhar que desisti. Lá foi o pequeno para a cozinha, com a porta fechada e seus ingredientes secretos, e preparou filé à napolitana e macarrão com molho branco e leite de coco. Leite de coco? Vejam a idéia!

Falei que entraria em contato com uma escola de culinária que abriu aqui perto de casa para que ele aprendesse técnicas diferentes. Com surpresa ouvi a ponderação de que gostava de cozinhar usando técnicas antigas. Gente! Quais as técnicas antigas conhece um menino de onze anos?

De qualquer forma, falou orgulhoso para os irmão "minha mãe vai me colocar na escola de culinária e vou de bicicleta!"

Quase no final da noite o pai telefonou e ele todo orgulhoso contando das atividades do dia, inclusive o almoço que preparou. Os olhos brilhavam à cada elogio do pai, "não, não ajudei minha mãe, fiz sozinho", "aprendi com minha mãe e com a Emília".

O mais importante? Saiu da frente da televisão, parou de jogar vídeo game, pelo menos enquanto se divertia na cozinha.

10 comentários:

  1. Que fofo! Talentoso esse menino! Vai longe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andreia, crianças tem essa coisa da descoberta e parece que ele descobriu algo que no momento está fazendo com que fique muito feliz!!! Também joga futebol (todos os dias), video game, faz as tarefas sozinho, vamos dando força para que encontre um lindo caminho pela frente...

      Excluir
  2. Será que o filme "Ratatouille" tem alguma influência ? Pois uma colega me disse que o filho dela gosta dessas coisas de tempero e ver programa de chef na tv por causa desse desenho. E ele fez 4 anos. Diz ela que ele deve entender mais de cozinha do que eu só porque fiz uma pequena e normal confusão com um caqui chamando de tomate estragado...rs.

    Bem, de qualquer forma, tendo influência ou não, tens sorte e é bom incentivar!!! Ainda mais se gosta e faz todos esses mistérios...rs deve ser muito engraçado esse guri!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse filme é uma graça, não é mesmo! Realmente ele gosta muito do filme e parece um ratinho na cozinha quando a gente está preparando algo... rs... esse menino é muito especial... engraçado e rabugento quando quer... rs

      Excluir
  3. Que lindo Ziula!!!

    Tudo isso tem muito a nos ensinar...o que mais me marcou é que essa aptidão veio de forma espontânea!!! Ninguém forçou, e as coisas estão acontecendo...
    Amei vc tê-lo apoiado com o jardim de ervas e a escola!!!Parabéns para os 2!!!!
    POsta foto dos pratos tbm!!! Fiquei curiosa!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou postar fotos sim. Hoje a promessa é risoto, vamos ver o que sai!!! A escola ainda nao tem turmas para crianças, então fomos para o shopping ontem, ele escolheu um livro de culinária do Jamie Oliver e está todo prosa... o interessante desse livro é que tem dicas de como arrumar a cozinha... eba!!! Mais interessante é que depois que comprei, ele tirou o dinheiro do bolso e me deu para pagar... eu disse que não precisava e ele disse que fazia questão... vai saber de onde veio esse menino!!!

      Excluir
  4. Ziula, segue um link que ensina a forma certa de colher as ervas para que a planta não morra ou mingue, tá? Se colher do jeito certinho elas continuam produzindo bastante e crescem fortes. Mostra pro Pedro que ele vai adorar. Seus filhos são uns amores, né? :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meus filhos são simplesmente minha vida, mas você deve estar cansada de ouvir isso... rs... maes são todas corujas...
      Não recebi o link, você pode mandar novamente?
      Beijos

      Excluir
    2. http://www.rainhasdolar.com/index.php?itemid=3037

      Foi através desse link que eu aprendi a não mais matar meu manjericão e cebolinha!!! rsrsrsrs

      Excluir
    3. Marina, obrigada pela dica... ótimos os ensinamentos... quem sabe as ervas sobrevivam... rs

      Excluir