sábado, 17 de agosto de 2013

Experiência compartilhada... AJUDAR FINANCEIRAMENTE A FAMÍLIA

Na postagem "O dinheiro que eu nunca tive" recebi ontem esse comentário:

"Estou passando por um período difícil exatamente por ajudar. 

O dinheiro emprestado faz falta como capital de giro e hoje pagamos juros aos bancos, para podermos prosseguir com os negócios. 

Economia de anos, sacrifício da família toda (incluíndo os filhos, que tiveram até algumas necessidades cortadas) foram entregues para salvar um imóvel dos sogros. 

O engraçado é que foi a segunda vez que ajudamos a salvar este imóvel, pois pela segunda vez meu sogro o deu em garantia, para o mesmo 'imprestável' da família. 

Falei para o meu marido que a minha parte seria reservada, mas não teve jeito, era a última chance que o banco estava dando, e segundo ele não poderíamos perder pois estava 5 vezes abaixo do valor do imóvel e se fosse a leilão... 

E fico tão revoltada, porque todas as vezes em que falei em ensinar a pescar e não a dar o peixe pronto, fui muito criticada. 

Hoje não consigo conviver com estes familiares, ficando nervosa só em ouvir o nome destas pessoas. 

Hoje, meu marido dá a mão à palmatória, acho que é tarde..."

 Não lembro se já comentei por aqui, mas em certa época estava com dívidas que superavam três vezes ou mais meus ganhos mensais. Como elas foram criadas? Com um certo descontrole nas compras (hoje vejo que nem tão grave) e principalmente por não saber dizer não!!!

Meu avô sempre me ensinou que você precisa dizer não e demorei décadas para aprender. Então, havia uma pessoa que me ligava, pedia dinheiro emprestado e eu sabia que os valores não seriam devolvidos. Depois, ligava novamente e, após eu ter mandado o dinheiro para "salvar sua vida", quase que imediatamente informava ter feito outra compra parcelada, afinal, o negócio era muito bom e ela não poderia perder.

E acredito que nunca é tarde para nos reerguermos. Se eu consegui, acredito que conseguirás também. Manter as contas sob controle, planilhas e mais planilhas. Quitar dívidas com juros mais altos. Conseguir uma segunda atividade. Enfim, tenho certeza que encontrarás o caminho. E, finalmente, que tenhamos aprendido a JAMAIS, NUNCA, EM HIPÓTESE ALGUMA sacrificar a família próxima (filhos, marido) em prol de pessoas que não dão valor ao próprio salário ou rendimento.

Para você ter uma idéia fiquei sabendo de uma senhora que recebe pensão e a vida inteira ela e o marido sustentaram o filho que se tornou, por assim dizer, um parasita ou dependente do dinheiro alheio, achando que tem direito aos valores desse casal, só que agora é só a senhora e até o plano de saúde dela não estava sendo pago para que pudessem ser atendidas as necessidades desse filho. Um verdadeiro absurdo!

Um passo importante foi dado pelo seu marido: enxergou onde está o problema! Agora é só não mais cair na armadilha! Boa sorte e conte comigo para conversarmos sempre que quiseres, pode ser até mesmo por e-mail acaso não queria escrever por aqui!

E, finalmente, deixe o que passou no passado, não fique remoendo, você não precisa conviver com essas pessoas, não precisa nem mesmo gostar delas, mas não guarde mágoas, simplesmente ignore e viva de forma muito mais saudável. 

O futuro é algo tão maravilhoso que conseguimos moldar conforme nossos sentimentos, tenha bons sentimentos!!! E tenha bons sonhos... os sonhos nos movem e até os piores problemas conseguimos superar!!!

3 comentários:

  1. Aquela foto da ponte era onde? Parece a ponte de Itaqui-RS...

    O empréstimo de dinheiro é algo que dá briga e acho que só inventário dá briga igual ou pior. É muito complicado. E em muitos casos além de emprestar o dinheiro se perde o contato afetivo.

    Isso também serve para colegas e amigos.

    Uma vez uma colega que trabalhava no mesmo local pediu dinheiro. Neguei dizendo que ela além do salário tinha a pensão do ex-marido. Ela insistiu dizendo que precisava. Eu disse para pedir para chefe. Dai disse "aí não né, me empresta vai". Neguei com mais entonação, já braba. E disse "pra que tu quer?". Ao que responde "ah isso não precisa saber, só que preciso".

    Certo que ia gastar com uma bobagem qualquer e mais certo ainda era que jamais eu iria ver a cor do dinheiro. Assim que nunca mais pediu. Me chamava de mão de vaca, deve ter ficado braba, mas de pedir parou.

    Dai certa vez, comentando sobre gastos soube que ela tinha 3 filhas de 20 e poucos anos em casa, que não estudavam e/ou trabalhavam e que nenhuma queria ajudar na limpeza, além disso gastava com 2 contas de celulares e sequer usava direito, que gastava com uma pessoa para limpar a casa, entre outras coisas.

    Nessas horas a gente tem que cortar é isso, não precisa ser eternamente mas até se estabilizar e não precisar pedir para os outros para seguir sustentando, aparentando, lamentando.





    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, aquela foto foi tirada indo do Paraná para o Rio Grande Amado, mas não recordo exatamente em que local fica essa ponte de um carro só... é engraçado passar por ela!!!

      Emprestar não funciona, por mais que a pessoa fique feliz quando recebe o empréstimo termina por ficar triste quando da devolução, pois acho que se cria uma impressão de que é um dinheiro "doado" e já vi até revolta quando cobrado.

      Excluir
  2. Dr.estou precisando de ajuda financeira porque estou desempregado e minha vida esta um caus atualmente dependo das fachinas que minha esposa faz e de alguns bicos que arumo estou desesperado p/ajuda ag.caixa 1208 conta 013.00.016.747-4 espero que atraves desta coluna social que uma das mais bem vistas no mundo eu conciga ajuda obgd.

    ResponderExcluir