quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Tentativa de equilíbrio

Ontem já fui dormir disposta a achar um equilíbrio no meio de toda essa confusão. Tive uma imensa crise de enxaqueca, passei a tarde de cama depois de ter tido notícias sobre o trabalho errado (que eu já sabia) com o material errado (o que eu não sabia) pelo rapaz que quebrou as paredes para a instalação do ar condicionado. Novela, não é mesmo?

Então, somente para compartilhar, quem for instalar ar condicionado exija que a fiação seja de cobre, pois a de alumínio que o rapaz colocou aqui em casa não permite seja instalada máquina quente/frio e muito menos máquina inverter, mais econômica, sem variação de temperatura ao passo que as comuns variam dois graus para cima e para baixo, necessitando do religamento do compressor.

Como já cansei disso tudo vou terminar de uma vez. Hoje mesmo começa a instalação na sala de uma máquina de 18.000 e para isso será necessário fazer testes com nitrogênio para verificação de vazamentos e emendas mal feitas. Já falei para o rapaz que o vendeu os aparelhos: em caso de problemas poderá quebrar a parede toda e trocar toda a fiação, afinal agora queremos algo que não dê problemas nunca mais ou pelo maior tempo possível.

Pensei que tudo isso pode ser frescura. Muito barulho por pouca coisa, mesmo porque ontem tive uma experiência horrível com o calor no apartamento de sol da tarde, logo eu realmente precisaria passar por todo esse perrengue com o ar condicionado, caso contrário não sobreviveríamos ao verão por aqui e olha que aqui é quente, mas esse apartamento ainda consegue se superar!

Deve haver uma forma mais leve de viver e quero descobrir qual é. Tenho me sentido atropelada pelos acontecimentos e devo é aceitar o que acontece, fazendo o que deve ser feito com menos sofrimento.

Existe alguma fórmula mágica?

13 comentários:

  1. Oi Ziula,
    Toda essa sua novela (tragica) com a instalaçao do ar me fez pensar bastante, eu estava pensando seriamente em instalar um ar aqui em casa, apesar de ser um ap pequeno, tenho 2 ventiladores, 1 climatizador e um ar portatil, em dias quentes ligo o ar no quarto, jogo ar frio com ventiladores p a sala e me estresso com quem abre a porta da cozinha, que se torna uma estufa no verão... sempre olhava p a minha adapração levemente frustrada e tinha decidido mudar tudo nesse verão, mas desisti rapidinho logo q li sua aventura com a quebração em casa, qdo vi as fotos então... corri p abraçar e limpar os ventiladores :)
    Com certeza o seu resultado ficara otimo e com menos tranqueira pela casa, como no meu caso, mas ainda não cheguei ao seu nivel de paciencia p sujeira e quebra quebra.
    Boa sorte por aí, torcendo aqui p que sua novela no puor estilo drama mexicano termine o quanto antes!
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, se eu tivesse visto algo parecido do que ocorreu na minha casa talvez estivesse beijando ventiladores... rs... por outro lado, está começando a esquentar por aqui e aqui o calor é excessivo, então talvez eu também mudasse de idéia.

      O quarto da Izabel é muito pequeno e o guarda-roupa definitivo o deixará menor ainda, pois quero com profundidade suficiente para o cabide não ficar virando ou ter que segurar as roupas para fechar as portas. Logo, se eu colocasse um portátil sequer haveria lugar para ele.

      Concluí com essa confusão toda que seria essencial colocar, somente errei na escolha do prestador. Agora espero que até semana que vem esteja tudo resolvido e eu comece a esquecer o que aconteceu.

      Amanhã conto mais um capítulo da novela sobre os pintores.

      Beijos

      Excluir
  2. Oi Ziula

    Leio atentamente todos os seus post apesar de quase nunca comentar. Aprendo muito consigo. É uma mulher inteligente e corajosa que se tornou em um exemplo para mim. Acho que o que pode tornar a vida mais leve é mesmo a aceitação. Viver o presente e aceitar. Eu acredito que tudo é criação do nosso inconsciente e por isso é importante ter atenção aos pensamentos. Pois com pensamentos podemos estar a criar acontecimentos que realmente não queremos em nossas vidas. Mas somos humanos! Pensamos e criamos! E por vezes não é mesmo possível evitar passar por algumas situações mais dolorosas. A aceitação parece-me ser essencial para dar leveza às situações dolorosas. Uma pacificação com a situação, sem que isso signifique resignação. Sei que parece simples! E é, mas ao mesmo tempo dificil para nós. Para mim, pelo menos... Mas é o tento aplicar na minha vida. Se não fizer sentido para si, tudo bem. cada um é um! Mas esta é a minha maneira de viver. Vivendo e aprendendo com cada evento do dia a dia.
    Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, obrigada por todos os elogios, nem sei se os mereço, pois ultimamente ando meio chateada com doenças, quebra-quebra e o mais difícil para mim é ter que resolver, decidir e fazer tudo completamente sozinha, tem horas que tenho vontade de passar para qualquer outra pessoa fazer, mas não sei se seria possível.

      Gostei quando você falou da pacificação com a situação... no fundo é isso mesmo que estou tentando... e vou conseguir!!!

      Beijos

      Excluir
  3. Sinceramente fiquei preocupada com o apartamento acima do seu.
    Não seria o caso de pedir uma vistoria de engenheiro, para que não complique mais tarde?
    Já imaginou se causar rachaduras ou mesmo trincas no apê acima?
    Vão lembrar logo do quebra-quebra horroroso que houve aí.
    Eu, particularmente ficaria deveras preocupada!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ri sozinha agora... Adoro seus comentários! Fique tranquila que não há qualquer problema estrutural, pois o que ocorreu foi serviço mal feito e sujeira, é só consertar paredes e teto de gesso, pois eles nem chegaram perto da laje que divide um apartamento do outro. Se ocorrer algum problema com água do ar será somente no meu teto e paredes, mas isso será solucionado hoje e acreditamos piamente que não há emendas que possibilitem tal vazamento. O prestador era complicado, mas não chegaria a esse ponto... rsrsrsrsrssrs...

      As paredes foram abertas somente o suficiente para passar a fiação, o que foi feito em outros apartamentos para colocação do ar e nada que afete o vizinho, exceto o barulho de quando estava sendo feito.

      Beijos

      Excluir
    2. Ah, que bom! Pelo menos você riu!
      Bjo

      Excluir
  4. Ontem estávamos debatendo uns assuntos na aula e a prof. falou que dai não deveria ser usado o lado direito nem o esquerdo do cérebro e sim o que fica no meio, seria o olho do meio daqueles negócios que tem três olhos lá, ela é meio chegada nessa parte mística, eu como sou zero à esquerda nisso, nem explicar direito eu sei, mas é algo como achar o ponto do equilíbrio e estaria bem no meio.

    Independente da forma que se vá buscar o equilíbrio, temos que fazer disso algo que nos acompanhe, pois problemas vamos ter sempre. Às vezes mais, às vezes menos, mas a vida é assim, altos e baixos. O que ajuda é não ter pensamentos negativos, achando que tudo vai dar errado. Nós temos que estar bem para resolver problemas e pensando negativo nunca vamos estar.

    Deu errado a primeira tentativa, paciência. Ficou horrível, ficou. Até no fundo dá uma vontade de reclamar com quem indicou, mas isso não resolve. Já tive uma experiência nesse sentido e só o que aconteceu foi que ao invés de problema com 1 pessoa, tive com 2. Então certas coisas melhor serem ignoradas e usar o aprendizado para o outro.

    Uma coisa que até minha mãe odeia quando me vê pedindo e digo isso pra ver a pressão que é, de pedir coisas por escrito. E a pessoa que vai fazer então... quando ensinam essas coisas na faculdade eles não falam do quão feio nos olham, isso da pessoa até a nossa família/amigos. Parece que tu não está confiando.

    Uma vez fui com uma vizinha, advogada, comprar um computador novo, lá no centro de POA. O vendedor ofereceu um lá, prometeu mais umas coisinhas e né, se uma é chata, duas é demais. Pedimos para ele escrever aquelas promessas pois não seria no ato, levariam uma semana. Se recusou dizendo que não precisava, chamamos o gerente e ai sim que não quis escrever. É complicado, se eu pudesse voltar atrás questionaria aquele professor que dizia que era só pedir por escrito. Não é. É pedir, implorar, dar papel e caneta e ainda rezar para que não tenha stress. Mas é a melhor forma depois de mostrar que o material contratado era X, o serviço Y, o tempo Z.

    No mais, paciência. Já aprendemos um pouco de ar-condicionado né. Eu achava que era só fazer o buraco e ligar na tomada, depois os splits então dai nem buraco, só furar. Não é bem assim. E sendo necessário alguma adaptação para ele, já aprendemos que o cobre é melhor. Acho que o anterior tinha usado o outro pois ao menos quando comprei o Split, no brasil por preço um pouco parecido (embora acima) teria só a opção frio. Isso já faz uns 2 anos, então talvez tenha mudado, ou não. Dai o uso de material que não aguenta tanto. É bom saber, vivemos num constante aprendizado.

    Mais sorte por ai, dessa vez não dando chance ao azar, viu coisa estranha manda parar! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, o terceiro olho é ligado à intuição e é bem esotérico mesmo. Penso que algo de equilíbrio, esse malfado equilíbrio que buscamos no dia a dia.

      Depois do calor que passei ontem já estou mais conformada com a situação caótica criada. Aliás, dizem que depois da tempestade vem a bonança. Oremos e esperemos! rs

      Não tenho nem coragem de falar com os vizinhos que indicaram, mesmo porque eles podem estar com problemas que nem sabem e não serei eu a alertar se eles estão felizes.

      Agora é esperar para ver o que vai acontecer, espero chegar em casa hoje e encontrar o aparelho de 18.000 ligadíssimo na sala. Depois eu conto.

      Excluir
  5. O pior de tudo isso vai ser a conta de luz depois, mas que é necessáris essa refrigeração,não tenho dívidas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A empresa que vendeu os aparelhos informou que a diferença entre o inverter e o outro que comprei, no que pertine à economia de luz, seria de 5% e inverter é bem mais caro, embora eu preferisse.

      Quanto ao gasto de luz vou ter que encarar... não sei se vc conhece minha cidade, mas é quente demais...

      Excluir
  6. Deus te ajude com essa conta, estou apavorada com a minha só de usar a máquina lava e seca, já que não tenho empregada, cada um separa e lava e seca a sua roupa conforme junta e a conta vem alta, considerando que são só duas pessoas. A solução que encontrei para tentar melhorar a conta foi colocar aquelas luzinhas solares no jardim e no canil, para evitar deixar luzes acesas para quando chegamos de noite. Tem umas bem fortes, equivalem a uma lâmpada de verdade (tenho uma dessas), as outras mais simples servem somente para marcar o caminho e ninguém tropeçar. Não preciso de ar condicionado, ainda bem, mas às vezes uso aquele aquecedor com óleo, elétrico, durante o inverno. Aí a conta bomba mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriela, optei por não ter máquina de secar roupa porque realmente o consumo de energia é absurdo e deve ser em razão do tempo que leva para terminar o serviço. Tenho esperado sair sol para lavar roupas. Depois te conto como ficou meu consumo de energia com o ar condicionado.
      Também tenho desses aquecedores, mas em Londrina não se faz necessário, pelo menos no inverno me salvo!!! rs

      Excluir