sábado, 30 de novembro de 2013

Minimalismo e prática diária

Viver cada vez com menos. Priorizar o essencial. Mais tempo para a vida. Pensamentos voltados ao aprimoramento pessoal e ao bem estar.

É fácil? Claro que não. Lá vem o black friday, diariamente propagandas sobre itens sem os quais não podemos ser felizes. Por falar nisso, acompanhava um blog que era tudo de bom, idéias ótimas, experiências melhores ainda e de repente, não mais do que de repente, querem me fazer pensar que preciso de alguns produtos para ter uma vida melhor. E assim mais um blog descartado só para não ter que ficar pensando sobre necessidades.

A cada dia fica mais claro que não sou o que visto ou que tenho. Mais certo o fato de possuir mais do que preciso apesar de todos os destralhes. Cristalina a necessidade de usar tudo que tenho e descartar o que somente está ocupando espaço.

O projeto das roupas e acessórios está de vento em popa. Quase todos os cabides estão virados o que significa estar usando o que tenho. Estava sem paciência para os acessórios, mas venci a resistência essa semana, o único problema é que as pessoas passam a olhar para você diferente, inclusive teve uma que não olhava para mim enquanto conversava, só conseguia olhar para meu colar e foi bem desagradável.

Esse meu desconforto com o olhar só demonstra como eu estava andando errado na vida anteriormente ao comprar tantas e tantas coisas para desfilar. Na época eu achava bonito as pessoas ficarem olhando minha aquisição, hoje fico constrangida.

Quero chegar ainda mais à frente no essencial e devagar tenho certeza de que chegarei lá. Claro que não há razão para me desfazer do que gosto muito, embora haja necessidade de me livrar daquilo que não me diz mais nada.

Quero cada vez desejar menos e conseguir viver cada vez com menos. Menos coisas, menos compromissos, menos pessoas danosas à volta ou conseguindo ignorar as inevitáveis, menos necessidade de gastar dinheiro.

Tem dias que não é fácil controlar os desejos e outros em que é meio frustrante não ter desejos de consumo. Nunca vou sozinha ao shopping, confesso que as crianças freiam meu consumo porque quero realmente dar um exemplo bom a ser seguido. Pois bem. Sexta-feira resolvi quebrar isso e fui sozinha e fui com tempo e fui com vontade de achar algumas coisas que realmente preciso. E o que aconteceu? Absolutamente nada! Almocei, fiz as unhas (estava precisando muito!!!), olhei algumas vitrines, ensaiei entrar para comprar alguma coisa, desisti e fui para casa.

Gente! E as coisas que eu preciso? Se pensei um pouco mais até para entrar na loja e desisti o certo é que realmente não tenho necessidade premente de nada.

Nesse caminho muitos me olham de forma estranha, mas não importa! Posso ter errado aqui e ali, também não importa! Sei que estou seguindo um caminho e ele pode ter curvas, atalhos, por vezes levar para lugares errado e me fazer cometer alguns enganos. Não importa! O que importa é continuar nessa escolha que está se mostrando muito feliz.

8 comentários:

  1. Olá Ziula. Curioso como este comportamento de não comprar sem exageros vai virando um hábito mesmo. E isso é tão bom pois nos faz verificar realmente que estamos tendo escolhas mais conscientes, com menos desperdício e com mais qualidade. abraços, ceci.

    www.umdiasereichef.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, que lindo blog o seu!!! Já passei o endereço para o Pedro Henrique e também adicionei aqui ao lado.

      Excluir
  2. Ziula, a minha prova de fogo está se aproximando. Amanhã será o sorteio do Amigo Secreto na minha família. Terei que decidir se vou ou não participar. Ninguém lá irá aceitar a minha recusa. Então, aceitar de boa será bem melhor.
    Pelo menos vou me preocupar com um só presente.

    Hoje, sábado maravilhoso, fui ao centro comercial. Fui sozinha e de moto, para não trazer nada que nela não coubesse.
    Precisei comprar um presente, com isso escolhi algo bem pequeno e de ótimo preço.
    Estava louca por um esmalte (Vida- da Risque). Baratinho, né? Comprei-o o o!
    Caberia bem mais coisas no baú da moto, mas faltou entusiasmo.
    Fiquei feliz com adornos para a roupa do Papai Noel (encomenda).

    A sensação que eu tenho, é que passei por uma peneira e saí daquele batalhão de consumidores, loucos atrás de promoções, presentes, enfeites natalinos.
    Este ano, as sacolas e embrulhos de Natal, não farão parte do meu look.

    Fico um pouco frustrada, pensativa. Mas ninguém está me obrigando a isso. É uma escolha minha, necessária.
    Acho que vai doer um pouco para engolir as consequências. Mas serei forte!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso que o amigo secreto ainda é uma forma de contestar o consumismo no Natal, nos preocupamos com apenas um presente e a revelação é sempre interessante.
      Beijos e seja forte!!!

      Excluir
  3. Também me pego de vez em quando querendo comprar coisas mas, assim como você, muitas vezes não compro nada. Na hora do "vamos ver" acabo percebendo que não preciso de nada... estranho isso, né? De mesmo sem precisar realmente a gente achar que precisa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina, estou em uma fase que estou meio confusa... parece que preciso, mas não consigo comprar... rs... será que isso passa?

      Excluir
  4. Eu vi um black friday ao vivo. Tinha que comprar um cadeado pra mala e jantar. E estava zonza com umas questões que tinha que entregar antes de viajar no dia seguinte então ir num hipermercado perto para jantar e comprar o cadeado, parecia ser algo rápido e fácil.

    Tinha black friday no local. Uma loucura, já era tarde mas lotado de gente em frente a faixa que anunciava a promoção. Muitos e muitos eletrônicos ali. Ninguém jantando na praça de alimentação, até bom pois foi mais rápido. Quando foi a hora de entrar para ver o cadeado vi muitos e muitos carrinhos com a tv de 50 anunciada. E facilitavam fazendo o cartão na hora e pagar em 18 x. Ah sim, me arrependi de ver o tal cadeado, mas já que estava ali. Só que foi cansativo. E eu nunca tinha visto aquele lugar tão lotado, num dia de semana e tarde da noite.

    Pela Internet não quis acompanhar, não estava precisando de nada e não quero que uma "necessidade" imposta pelo marketing faça perder o foco. Mas se estivesse nos EUA e numa black friday de lá, não sei se teria igual foco... rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só procuro quando preciso mesmo e olha que o preço é o mesmo com promoções mirabolantes ou não... basta pesquisar!

      Excluir