terça-feira, 30 de abril de 2013

Cadê a minimalista que estava aqui?

Surtou e saiu voando do vigésimo primeiro andar com lindas asas em tons pastéis.

Gente! Ontem surtei de verdade. Hoje já estou mais no caminho de buscar soluções.

Fico olhando fotos de decoração minimalista na internet. Lindas. Todas em espaços imensos com poucos objetos. Caríssimas. Locais exuberantes. Fora da realidade do brasileiro de classe média. \

Onde está a decoração minimalista que caiba no meu bolso, na minha realidade e no meu minúsculo apartamento.

Dezessete horas. Vistoria. Atraso da responsável por mais de meia hora. Atraso do marceneiro também. Entramos. Cozinha talvez um tanto maior do que eu havia imaginado. Sacada imensa para o padrão do apartamento. Pedro com pressa. "Vai, meu filho, olha rapidinho e depois vai para o futebol até eu terminar aqui". "MMÃÃEE, eu não vou ficar com aquele quarto, é minúsculo!!!!". "Não tem jeito, depois conversamos". "Vou ficar claustrofóbico". "Tchau, depois te busco no futebol". "Tchau". Tudo acompanhado da carinha de desespero dele.

Hoje pela manhã. "Filho a janela do seu quarto é linda". "Pois é, é ótima para eu pular quando ficar claustrofóbico". Comecei a rir. "Tenha confiança na mãe. Vai dar tudo certo! Já estive pensando e temos que fazer uma manobra radical, tipo manobra radical de bicicleta ou skate. Os móveis que pensamos e desenhamos na cabeça não servirão. Faremos uma cama baixa e deixaremos com um pequeno guarda-roupa, o restante será área de estudos".

Tínhamos idealizado, como já falei, uma cama suspensa com escritório embaixo e um guarda-roupa na outra parede. Tudo pensado. Tudo já esquematizado. Tudo impossível. O quarto tem 2,42 por 2,50 e no decorado, maquiado, não parecia tão pequeno. Afinal, quem olha planta?

Por outro lado, estamos aqui há quase dois anos falando sobre minimalismo, entendido como tal ambientes pequenos e funcionais que dão menos trabalho, dispensam empregada doméstica e possibilitam uma vida simples, não é mesmo?

Então, qual o pavor?

Atualmente estou em um apartamento de oitenta metros quadrados, mesmo tamanho do que comprei, e não sei se é a planta ou o que, mas parece bem maior, mais funcional, embora o prédio não seja tão bonita.

Valei-me, Senhor! Já está decidido que ficaremos lá, agora precisamos de luz para achar soluções. Tem praticamente duas cozinhas, pois o armário que cabe na sacada é de dois metros lineares, podendo ser feita parte inferior e superior, o que garante bastante espaço de armazenamento e ainda temos o armário da cozinha.

O problema são os quartos. Precisarei deixar o Pedro com cama baixa, espelho na parede para dar uma sensação menos claustrofóbica e um espaço de estudo, com apenas uma pequena porta atrás da porta (sim atrás da porta é o lugar onde vai caber esse armário), o restante deverá ser área de estudo, aberta, para não ficar tudo tão "engolindo" a pessoa.

Hoje o post está complicado. Eu também estou complicada, embora a vista seja linda...










segunda-feira, 29 de abril de 2013

Incentivando o talento de um pequeno chef...


Meu pequeno grande Pedro Henrique se diverte na cozinha desde os quatro anos, inclusive falava que eu era a única mãe que deixava criança pegar faca. Será que estava me chamando de maluca? Ora, sempre foi supervisionado e é claro que não o colocaria em risco.

Frango xadrez sempre foi a especialidade dele. Um prato simples, fácil e gostoso, o que atrapalhou o idílio foi a cebola, a famigerada cebola que o fazia chorar, então passou a fazer somente parte da receita. Cebola e alho cortados era incumbência da mãe.

Não sabe fazer um suco sem decorar o copo. A irmã pede um sanduíche simples e lá vem ele com frigideiras, idéias diferentes e decoração. Até uma sopa vem com queijo e ervas para enfeitar.

Um sábado desses ele pediu para aprender a fazer carne moída com milho ou comida de pedreiro como diz minha filha. Fui passando as dicas e, pasmem, o molho dele, apesar de feito com minhas orientações e do jeito que faço, ficou muito melhor.

Domingo retrasado falei que não iria para a cozinha nem com pagamento e ele retrucou que faria o almoço porque não queria comer em restaurante. Pois bem. Sem qualquer supervisão cortou alho, cebola e fez um molho maravilhoso para colocar no tortéi que o Renato trouxe congelado da casa do pai. Salada de batata com maionese e milho.

Ele fala que usa ingredientes secretos e fecha a porta da cozinha. Consigo identificar a maioria pelo paladar e realmente eu nem lembraria de usar.

Semana passada minha irmã estava aqui e fomos no mercado. Depois de comer o tórtei com o molho do Pedro, agora com onze anos, sugeriu fizéssemos um jardim de ervas para ele, com muitos ingredientes secretos e assim foi. Esse jardim está em fase de desenvolvimento, ainda faltam plantas, mas já dá para cozinhar secretamente escolhendo as ervas que quiser,

Temos manjericão, manjericão roxo, pimenta, alecrim, orégano. Além do sabor, está enfeitando a cozinha, vamos ver onde vai parar no próximo apartamento.

Nesse domingo sugeri pegar o frango assado da Massaria, mas ele insistiu tanto em cozinhar que desisti. Lá foi o pequeno para a cozinha, com a porta fechada e seus ingredientes secretos, e preparou filé à napolitana e macarrão com molho branco e leite de coco. Leite de coco? Vejam a idéia!

Falei que entraria em contato com uma escola de culinária que abriu aqui perto de casa para que ele aprendesse técnicas diferentes. Com surpresa ouvi a ponderação de que gostava de cozinhar usando técnicas antigas. Gente! Quais as técnicas antigas conhece um menino de onze anos?

De qualquer forma, falou orgulhoso para os irmão "minha mãe vai me colocar na escola de culinária e vou de bicicleta!"

Quase no final da noite o pai telefonou e ele todo orgulhoso contando das atividades do dia, inclusive o almoço que preparou. Os olhos brilhavam à cada elogio do pai, "não, não ajudei minha mãe, fiz sozinho", "aprendi com minha mãe e com a Emília".

O mais importante? Saiu da frente da televisão, parou de jogar vídeo game, pelo menos enquanto se divertia na cozinha.

sábado, 27 de abril de 2013

Visita à fábrica do Boticário

A programação do curso que vim fazer previa uma visita técnica às instalações fabris do Boticário. Interessante que em locais como esse todos os objetos que são permitidos tem uma utilidade e somente podem estar por ali em razão dessa utilidade, nada de supérfluo até para não atrapalhar.

Não, não estou defendendo que vivamos em um ambiente asséptico com cara de fábrica ou hospital, mas podemos muito bem simplificar e diminuir a quantidade de objetos que nos cercam, prezando a utilidade e mantendo aqueles "decorativos" que tenham algum valor sentimental.

Gostei muito da história do fundador do grupo. Tinha uma pequena farmácia de manipulação de cremes. Foi até São Paulo, comprou do Sílvio Santos 70.000 frascos vazios, aqueles utilizados no Acqua Fresca e depois em um perfume que tinha a cor azul (não lembro o nome nesse momento). Abriu uma loja no Aeroporto de Curitiba (que fica em São José dos Pinhais, rs) e hoje é essa potência que todos já ouviram falar.

Essa trajetória de vida nos mostra como é possível realizar sonhos. Manter o foco e acreditar em si mesmo. Está certo, concordo que não tenho esse espírito empreendedor e jamais chegaria perto de realizações tão imensas, mas dentro de minhas possibilidades e respeitada minha capacidade tenho conseguido muita coisa que sonhei.

Adorei também a história do perfume Lily Essence e o local onde é produzido. Em sala ficam as flores colocadas em água limpa, parece uma exposição. Os lírios, do tipo Stargazer, vem de Holambra, São Paulo, sendo que as pétalas somente são utilizadas depois que a flor desabrocha.

Abertas as flores, a fábrica inicia um processo muito antigo de produção de perfumes chamado enfleurage, criado pelos egípcios e aperfeiçoado pelos franceses, com um diferencial utilizando gordura vegeral, pois os criadores do processo utilizavam gordura animal e o Boticário não faz testes em animais e nem utiliza qualquer produto de origem animal.

As pétalas são colocadas em uma caixa de vidro e em cima uma placa de vidro com a gordura vegetal que vai "roubando" o perfume dessas pétalas, depois a gordura é "lavada" com álcool até que se obtenha a essência com a qual é feita o perfume.

Eu sei que essa história pode não interessar para as pessoas, entretanto adoro processos artesanais e resgate de processos do passado, sendo que esse não é mais usado em qualquer lugar, somente nessa fábrica.

O frasco do perfume é um show à parte. Sabe de uma coisa? Muitas pessoas terminam por dar valor somente aos perfumes importados e em casa, no Brasil, temos muita coisa boa, muita gente boa trabalhando e muitas empresas que merecem nosso reconhecimento.

Fiquei impressionada também com os dados relativos aos acidentes de trabalho, houve uma diminuição imensa nos últimos anos e os afastamentos são bem pequenos, o que indica a pouca incidência de acidentes graves. Além disso muitos benefícios sequer previstos em lei são assegurados aos empregados. Pareceu uma empresa preocupada com o bem estar de seus empregados.

Isso não é um publipost, nem uma certidão de que a empresa é ótima nos aspectos que mencionei, mesmo porque seque conheço a real história trabalhista dela, registro apenas as impressões que tive após a visita.







sexta-feira, 26 de abril de 2013

Surto e como a "suposta" cura deve ser monitorada...

Ontem tivemos uma palestra sobre transtornos mentais (não sei se esse é o termo correto e não vou buscar minhas anotações agora, considerando o pouco tempo para escrever) e a psiquiatra mencionou como a falta de sono pode desencadear a mania/euforia em pessoas diagnosticadas com transtorno bipolar.

Pois bem. Já não lembro se falei por aqui e já confessei ter a memória curta, assim acaso esteja sendo repetitiva me perdoem.

Tive todo aquele perrengue com o apartamento, relatado em postagens anteriores, relativo ao fato de ser sol da manhã e a nova construção fazer sombra total, depois sobre o fato de descobrir que não era sol da manhã e que teria sol mesmo com a nova construção, enfim, aquela coisa toda.

Imediatamente às descobertas falei com a gerente do meu banco e perguntei quanto poderia financiar. Ela mencionou um valor absurdo e somente esse valor se fixou na minha mente. Aqui já começo a rir, porque pensava no valor que poderia financiar e poderia comprar o apartamento maior que eu quisesse, abstraindo completamente o fato da prestação ser totalmente compatível com esse valor e, logo, acabaria com meu equilíbrio financeiro.

De posse da informação do valor que poderia financiar, fui procurar a melhor, sim, a melhor, construtora de Londrina e olhar os melhores apartamentos. Olha o surto!!!

Passados dois dias e logicamente sem fechar nenhum negócio, tudo ficou claro e vi que estava acabando com todas minhas intenções de vida simples, minimalismo, equilíbrio financeiro, ausência de empregada doméstica, etc. Olha a importância do autoconhecimento, de certa forma eu sabia que estava em surto.

Acaso tivesse tomado alguma atitude hoje estaria frustrada e arrependida. Observem que esses surtos não ocorrem somente com grandes investimentos ou loucuras, mas também com atos do dia a dia, com pequenas compras, uma blusa, um sapato e isso diariamente mina todas as boas idéias que temos de como viver melhor, além de desanimarmos com o fracasso do projeto.

Não tenho nada para pagar do apartamento novo, não tenho financiamento, não tenho prestações, não há razão para me "enfiar" em uma prestação imensa.

E porque estou falando tudo isso? Porque agora que resolvi ficar no meu pequeno apartamento de oitenta metros estava entrando em surto novamente. Pensando em iluminação especial, alguns pendentes em cima do balcão que separa cozinha da sala, papel de parede, paredes coloridas, espelhos por todos os lados e por aí a coisa estava andando, isso não permitia tomar sequer um rumo racional.

Descobri que estou muito cansada, meu sono está prejudicado, acordo de madrugada todos os dias e preciso primeiro ajeitar meu sono para depois tomar as pequenas decisões diárias que a mudança vai exigir.

Uma coisa é certa. Vou voltar no post do roteiro que tinha feito para o apartamento do Renato, seguir aquele roteiro como se não fosse uma casa para morar definitivamente e depois de todo o básico ficar pronto verificar se ainda tenho vontade de toda a "perfumaria" que eu estava pensando.

Falta de sono, sono perturbado, idéias perturbadas, necessidade de ajuste e de paralisar tudo que eu estava pensando.


quinta-feira, 25 de abril de 2013

Idéias e pensamentos sobre mudança de casa...

Como já falei, tenho lido os comentários e sem tempo para publicá-los, pois prefiro publicar e já responder. Logo, logo, coloco em dia.

Estou com saudades da Marina, do blog "365 idéias para viver melhor" e "um ano sem compras", minha inspiração e modelo quando iniciei o primeiro ano sem compras. Ela também mudou de casa em janeiro e desde lá não temos mais notícias. Marina, como avisou que voltou, gostaria muitíssimo de saber como administrou a mudança.

A Adriana sugeriu fazer uma votação sobre a mudança, participando toda a família, possibilitando a opção entre mudar com tudo pronto e mudar com móveis montando e tudo mais. Idéias. Vamos pegar as chaves na segunda-feira e ver o que acontece.

Quanto à minha irmã "projeto de arquiteta", veio de Porto Alegre na quinta-feira passada e foi embora hoje, sem que tenha sequer conhecido meu apartamento e não sei quando volta novamente, afinal ainda está fazendo faculdade e tem muitos compromissos.

Eu queria apenas dizer "faça-se a luz" e o apartamento aparecesse pronto.

Preciso decidir sobre o fogão e também preciso de uma coifa. Daí vem o dilema. Todas as coifas são de aço inox. Está certo, posso comprar um fogão de aço inox, resta saber se de chão ou de embutir. Resta saber também se troco minha geladeira branca de Londrina pela geladeira inox de Cornélio, fazendo o memo com o microondas, pois a cozinha de Londrina é americana e por isso fica aberta para a sala. Sou meio detalhista e gosto de tudo igual.

Também estou pensando em trazer minha cama queen de Cornélio e levar a cama de casal que estou dormindo para lá. Penso que eu gostaria muito de dormir em uma cama maior, só preciso saber se cabe no quarto em Londrina.

Estava toda feliz que havia resolvido o problema do quarto do Pedro. Ele quer uma cama suspensa com um local para estudos embaixo. Eu queria uma cama extra para quando chegam visitas ou mesmo para o dia em que um amigo vier dormir. A insana (eu!) achou a solução! Falei, louca de faceira, para minha irmã que faria uma cama embaixo do guarda-roupa e o problema estaria resolvido. Fiquei feliz o dia todo e ela somente ponderou que deveria reforçar os "pés" do guarda-roupa e não deixar a cama presa, apenas fazer uma cama com rodinhas.

Quando caiu minha linda ficha, percebi que o guarda-roupa tem cinquenta centímetros de profundidade e a cama noventa. Cai na gargalhada sozinha. Estava muito fácil! Ponderei sobre os amigos que nunca vieram dormir e quando isso acontecer podemos fazer um acampamento, o mesmo ocorrendo quando receber visitas. Em relação as visitas, considerando que não são constantes, posso muito bem, em caso de extrema necessidade, pagar uma diária em hotel.  Resolvida a situação do quarto do Pedro.

E espero que vocês não cansem enquanto vou pensando no que vou fazer!

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Sem idéias e ansiosa...

Completamente sem idéias para publicar por aqui, se alguém quiser sugerir algum tema prometo tentar desenvolver. Também não estou conseguindo moderar os comentários, mas logo coloco em dia.

Percebo que minha situação financeira terminou por ficar extremamente equilibrada mesmo após voltar a consumir e daí vem o medo de alterar esse equilíbrio com as novas necessidades que estão se apresentando.

Estava lépida e faceira no meu acampamento, aquele que habito desde janeiro quando mudei para Londrina, até tinha ficado com uma cara de lar com alguns quadros na parede e algumas outras arrumações. Foi muito fácil a adaptação, sinto que efetivamente estou em casa, está tudo organizado, inclusive no que se refere às crianças, com o Pedro estudando em escola próxima, futebol também bem perto, até fez alguns amigos no prédio.

A situação estava tão confortável que até trouxe a Tuka e a Milla para Londrina, minhas cachorrinhas.

Conformada com a situação da entrega do meu apartamento em data posterior ao início de abril, esqueci o assunto na medida do possível, literalmente desencanei e sinceramente nem pensava mais em mudança para data próxima.

Aí, de repente, não mais do que de repente, a moça da construtora liga na segunda para fazer a entrega do apartamento na quinta ou sexta, datas em que estarei viajando para cumprir minhas horas de formação, ainda bem que as últimas horas, depois somente quarenta horas no segundo semestre. Então, marcamos para segunda-feira, e agora, José?

Gostaria de ter uma pessoa que providenciasse box (desisti de cortinas de plástico, viu, Adriana?), luminárias, chuveiros, aquecedor, registro de gás, armários para todos os cômodos, telas para janelas (não tenho mais crianças, mas vigésimo primeiro andar me deixa um pouco insegura) e por aí vai, afora o transtorno da mudança e ficar três quadras mais distante de tudo.

Está certo que três quadras não mudarão muito meu ritmo, entretanto altera um tanto os minutos já cronometrados para tudo, levar na escola, buscar, levar no futebol, buscar, ir ao mercado, enfim, essas coisas do dia a dia. Uma vantagem é que eliminarei o tempo que demoro para buscar meu carro que não deixo no prédio e sim em um mercado próximo de casa.

Quando o apartamento do Renato ficou pronto, foi tudo mais fácil. Em quinze dias estava tudo resolvido. Chamei o marceneiro já na vistoria, ele falou o material que tinha e tudo ficou pronto. Claro, não era para morar. Agora, toca escolher materiais para o local onde vou morar por muito e muito tempo.

Logo, desde segunda-feira passada estou com crise de ansiedade, taquicardia e pensando por onde começar. Tenho o roteiro que fiz para o apartamento do Renato, embora ainda não saiba se ele se aplica cem por cento ao meu apartamento. Além disso, preciso estabelecer um prazo para desocupar o imóvel que estou porque é alugado e quanto mais tempo ficar mais despesas terei.

Estou ansiosa também para saber o quanto do "minimalismo" consegui absorver e para colocar em prática o intento de não encher a nova casa de coisas para ficar batendo a canela nas quinas e aumentar meu tempo de arrumação da casa.

Enfim, aceito sugestões também sobre o que fazer a partir de segunda-feira!


segunda-feira, 22 de abril de 2013

Pesquisa - Buenos Aires

Resolvi transformar em post minha pesquisa feita antes da viagem para Buenos Aires, considerando o número de pedidos para que a disponibilizasse nos comentários do post "Quanto custa uma viagem para Buenos Aires".

Fiz essa pesquisa, imprimi e levei junto, não tenho mais as fontes de onde retirei as informações, assim se alguém encontrar a fonte ou for o autor, gentileza informar. Foi de grande ajuda e quando estava em um local verificava todas as atrações existentes o que evitava ter que retornar.

Táxi é um meio de transporte muito barato, mas nos divertimos muito no metrô. Meu pequeno tem um senso de direção invejável e conseguíamos trocar de linha sem o menor problema andando pelos túneis.

Essa preparação toda foi necessária porque eu estava meio em pânico ao termos resolvido passar uma semana na cidade e sempre pensei que Buenos Aires poderia ser explorada em apenas três dias, tempo que normalmente eu ficava nas viagens anteriores. Resumo da ópera: uma semana sequer é suficiente, mas conseguimos fazer bastante.

 Um mito: Buenos Aires é cidade para adultos! Ora, Buenos Aires tem inúmeros passeios que agradam as crianças e Pedro Henrique ficou simplesmente encantado, aliás ele sempre dá um rumo diferente para as viagens, ficamos procurando atrações para crianças e nos divertimos muito mais do que se estívessemos sem criança.

A pesquisa está abaixo e quanto à parte aérea/hotéis é sempre bom pesquisar com antecedência, pois a possibilidade de conseguir preços mais baixos aumenta em muito.


ABASTO

1) Museu Casa Carlos Gardel - Jean Jaurés 735. Tel: 4964 2015 / 2071. Horários: Segunda, quarta, quinta e sexta-feira 11h00 às 18h00. Sábados, domingos e feriados, das 10h00 às 19h00.Terça-feira: fechado. Ingresso: AR$1. Quartas-feiras: Grátis. Como chegar: Linhas de ônibus: 29, 41, 64, 68, 118, 140, 142, 168, 188. Linha de metro: B, Estação Carlos Gardel.

2) Shopping Abasto - Avenida Corrientes 3247. Horário: De Segunda a Domingos de 10h00 às 22h00.
Como chegar: Linhas de ônibus: 24, 26, 29, 41, 62, 68, 68, 99, 110, 115, 118, 124, 132, 145, 168, 188. Metro linha B: estação Carlos Gardel.

3) Museu das Crianças - Museu interativo que recria o espaço de uma cidade onde as crianças podem fingir ser um pedreiro, médico, fotógrafo, capitão, marinheiro, bancário, cozinheiro, locutor, jornalista, enfermeira, atriz, mãe e pai , e muito mais... Para crianças até 12 anos. Av. Corrientes 3247, Andar 2. Shopping Abasto. Horário: terça a domingo e feriados das 13h00 às 20h00. Ingresso: pago.

BRECHÓS

Brechó Juan Perez - M. T. de Alvear, 1441, Bairro Norte - segunda a sábado das 11h00 às 19h00 (quando chegamos o número havia mudado e esqueci de anotar, mas continua na mesma rua e em local próximo ao antigo)

Galeria Quinta Avenida - cento - Av Santa Fé, 1270

Bond Street - Av Santa Fé, 1670

El Buen Orden, San Telmo, Calle Defensa, 894

CIDADE DE ESCOBAR (norte da cidade de BA)

1) Parque Temaikén

Bioparque, que combina os objetivos de Jardins Botânicos, Zoológicos, Aquários, Museus de História Natural e Antropologia. Tem diferentes setores, como o aquário e casa de borboletas. Também um lugar para os morcegos. Não comprar ônibus direto do parte, mas um um ônibus normal, que vai parando, muito mais barato.
Alguns mamíferos do parque são: Bongo Antelope, Grande Kudu Antelope, Oryx Antílope, capivara, zebra, Cheetah, guanaco, Behemoth, Lemur preto e branco, Lemur Vermelho, Mara da Patagônia, cães da pradaria, Pudu, Puma, Zuricata, Tigre, Antas, Wallaby de pescoço vermelho, Zorro Volador.
Atividades:
Cine 360 ° - Mostrando o filme "A Arca de Vida" Uma experiência audiovisual que envolve o espectador com efeitos especiais de iluminação, paisagístico e sensorial.Cada hora 12h00 às 17h00.
Exploração subaquática - Uma visita guiada a descobrir os segredos dos mares e rios. Sábados, domingos e feriados, às 11h30 no aquário.
Aves de rapina - Os cuidadores fazem um show com aves de rapina. Sábados, domingos e feriados às 14h00 e 15h00 no Anfiteatro do Lugar das Aves. O espaço é limitado.
Pequeno agricultor - As crianças podem entrar no curral da fazenda para hhe alimentar as cabras, ovelhas e galinhas, de terça a domingo e feriados a partir das 14h00. 17h30.
Mergulhadores em ação - Mergulhadores do aquário compartilhar suas experiências com os visitantes, rodeado de tubarões e outras espécies. Sábados, domingos e feriados, às 15h00 na Sala Ocean Aquarium. O espaço é limitado.
Ordenha as Vacas Jersey - O cuidador ordenha as vacas com a presença de visitantes e as crianças podem ajudar a alimentar os bezerros, de terça a domingo e feriados às 16h00 e as 16h30 em La Chacra.

Linhas de ônibus: Com empresa de transporte Chevallier Costera Metropolitana, que sai da Plaza Italia e vem para a entrada do Bioparque (Recomendado). Também linha 60.
Horário: Verão: (01/12 a 28/02): Aberto de terça a domingo, das 10h00 às 19h00. Inverno: (01/03 a 30/11): Aberto de terça a domingo, das 10h00 às 18h00. Fechado: Sexta-feira Santa , 24, 25 e 31 de dezembro e 01 de janeiro. Ingresso: pago. 

CIDADE DE TIGRE

1) Município de Tigre - 33 km da cidade de Buenos Aires. Como chegar - Em trem: A cidade de Tigre tem duas estações ferroviárias: Tigre e Delta.  
Opção 1: Retiro - Tigre (serviço de linha Mitre TBA. Os trens partem da Estação Retiro, plataformas de linha Mitre 1 ou 2. Dias úteis, a frequência dos serviços é cada dez minutos até meia-noite, enquanto nos finais de semana os trens a cada 30 minutos. A viagem de Retiro de Tigre leva cerca de 50 minutos.  
Opção 2 -  Retiro - Delta (serviço de linha Mitre TBA + Trem da Costa). 
Outra alternativa é pegar na linha Mitre em Estação Retiro, geralmente a partir de plataformas de 3 ou 4, o trem com destino a estação Mitre onde você pode fazer a conexão com o Trem da Costa. Uma vez que você chega na estação atravessar a ponte, localizada na Avenida Maipú, o que leva à estação de Maipú de Tren de la Costa. Manter seu bilhete até sair da estação de chegada. Em ônibus: A linha de ônibus 60 viaja para a cidade de Tigre e tem várias paragens ao longo da Cidade de Buenos Aires. Demora cerca de uma hora e meia para chegar ao Tigre. Os ônibus de Buenos Aires tem máquinas automáticas de bilhete que só funcionam com moedas.

2) El Puerto de Frutos - todos os tipos de objetos típicos da Delta. Barcos que partem e catamarãs que fazem passeios para o Delta, passeio bastante "bucólico" e que talvez não agrade crianças.

3) Passeo Victoria - ao longo da costa do Rio Tigre e Luján. Tem restaurantes, bares, excelentes vistas e belos jardins.

4) Museu Naval -  uma instituição dedicada a proteger e salvaguardar os patrimônios da marinha de Argentina, preservando uma parte das armas usadas ao longo das eras, modelos de barcos e alguns elementos da Guerra das Malvinas. Paseo Victoria 602. Horário: de segunda a sexta das 8h30 às 17h30. Sábados, domingos e feriados 10h30 às 18h30.

5) MAT - Museu de Arte de Tigre - arte argentina dos séculos XIX e XX, pinturas de artistas renomados como Quinquela Martín, Eduardo Sivori, Florencio Molina Campos, Lynch Justo, Pallière, entre outros, e objetos que contam a história do edifício e do tigre dos anos 30. Paseo Victorica 972. Horário: Segunda a sexta-feira 9h00 às 19h00. Sábados, domingos e feriados 12h00 às 19h00.

6) Parque da Costa - parque de diversões - Dias e horários de funcionamento: sexta, de 11h00 às 19h00 horas. Sábados, domingos e feriados de 11h00 às 19h30.
Atrações: 
Psicoclowns: Em um ambiente especialmente equipados com efeitos 3D.
Montanha Russa "Redemoinho": O Parque de la Costa abriu a sua 5 ª montanha-russa. Tem a mesma altura que um edifício de 5 andares.
Reino de nunca mais: um lugar mágico para as crianças onde elas podem encontrar Peter Pan e seus amigos em um espaço temático, labirintos, insufláveis, jogos mecânicos e eletrônicos.
Máxima adrenalina a subir, Rollercoaster "Boomerang", Montanha Russa "Desafio", Rollercoaster "Saltos del Delta" e Vertigo Carreta Xtreme.
Para os mais pequenos: Barão Vermelho, Space Walk, Carrossel, Chiquitren, Colectivo Maluco, Molino, Panda e Mico, Pelotero infláveis e Pelotero grandes.
Para toda a família: Far West, carros de choque, Dança das Taças, navio pirata, Barcos no Inferno, Catamaran, Delta Faro, Grand Prix, Karting Monza, o Labirinto Encantado, Laser Shots, Golfito , Roller Coaster "O Observador", Palestra Aconcagua, Polvo, à Volta do Mundo, Flying Orcas, o Paseo de la Fortuna, Rayuela, Samba Gogó Marte, Vadeiras que Voam, Tour des Nations, Haunted Hall of Mirrors, Toro Selvagens, Braulio Slide, Jogos de Vídeo, CR6 - Comando de Resgate...

COLONIA SACRAMENTO

É uma pequena cidade colonial do Uruguai. De Buenos Aires você poderá visitar Colonia no mesmo dia, está localizada às margens do Rio da Prata menos de uma hora de Buenos Aires pelo Buquebus (o rápido ou lento), SeaCat, Colônia Express.
Operam três empresas navios que viajam para Colonia em Uruguai:
As empresas de navios a Colonia são:
- Buquebus (www.buquebus.com)
- Colônia express (www.coloniaexpress.com)
- Seacat (www.seacatcolonia.com)
A viagem dura 1 hora em barco rápido e 2h30 horas no barco lento.

LA BOCA

1) Estádio Boca Junior (La Bombonera) - Brandsen 805

2) Museu Estádio de Boca -  Aberto diariamente das 10h00 às 18h00. O horário é modificado em dias de jogo em La Bombonera.  Tel (54 11) 4362-1100. Como chegar: Linhas de ônibus : 25, 46, 86, 29, 53, 152, 168, 64, 22, 24, 39, 70, 39. Andar a pé : A duas quadras do Caminito.

3) Museu de Bellas Artes de La Boca Quinquela Martín - Pedro de Mendoza 1835.Tel: 4301 1080
Horários : terças a sextas, das 10h00 às 17h30; sábados e domingos, das 11h00 às 17h00. Como chegar: Linhas de ônibus: 29, 64, 53

4) Rua Caminito

Na hora do almoço, nem saia do bairro e entre de vez no espírito portenho com uma refeição tradicional. A parrilla do bodegón rústico El Obrero já serviu famosos como o cineasta Francis Ford Coppola. Para não errar, vá de bife de chorizo e tortilla com batatas e cebola.

PALERMO

Verificar carruagens puxadas por cavalos para passeio.
É dividido em Palermo Chico, Bosques de Palermo, Palermo Soho, Palermo Hollywood.

Linhas de ônibus: 12, 15, 29, 36, 37, 39, 41, 55, 57, 59, 60, 64, 67, 68, 93, 95, 102, 108, 111, 118, 124, 128, 130, 152, 160, 161, 166, 188.
Linha de metro D: Estação Plaza Italia .

1) Bosques de Palermo - Avenida Libertador e Avenida Sarmiento.
Jardin das Rosas - El Rosedal - Possui um lago onde você pode alugar barcos, uma área dedicada ao cultivo de rosas, uma coleção de bustos de poetas e escritores e um pátio típico da Andaluzia. O parque tem 18.000 roseiras de espécies diferentes. Há também o Jardim dos Poetas, onde poderá encontrar esculturas de escritores famosos como William Shakespeare, Paul Groussac, Alfonsina Storni, Dante Alighieri, Federico García Lorca e Antonio Machado, entre outros.

2) Museu Eduardo Sívori - Rua Infanta Isabel, 555. Horários: terça a sexta das 12h00 às 20h00. Sábados, domingos e feriados das 10h00 às 20h00. Entrada: AR$ 1. Sábados e quartas-feiras, gratuitamente. 


3) Planetário Galileu Galilei - Av. Sarmiento e Figueroa Alcort. Aberto de terça a domingo. Os shows ocorrem no período da tarde.

4) Monumento à Carta Magna e as Quatro Regiões da Argentina (Monumento ao espanhol) - O monumento foi doado pelos espanhóis em 1910 como a celebração do centenário da Revolução de Maio. Os escultores foram Agustín Querol, Mariano Belliure e Gil. Fica a 25 metros de altura e uma fonte importante. As quatro regiões estão representadas Argentina: A Cordilheira dos Andes, La Pampa, Chaco e do Rio de la Plata.

5) Hipódromo  - Avenida del Libertador 4100. Horário: As corridas são a partir de 13h00. Não há corridas todos os dias (Para obter informações sobre dias de corrida Tel: 4778 - 2800). As melhores corridas acontecem após 16 hs. Café La Paris

6) Jardim Japonês  - Avenida Figueroa Alcorta e Avenida Casares. Horário das 10h00 às 18h00 diariamente. Ingresso pago.

7) Museu de Arte Latinoamericano de Buenos Aires - MALBA - Avenida Figueroa Alcorta, 3415. Tel: 4808 6500. Horários: segundas, quintas e sextas das 12h00 às 19h30 hs; quartas, das 12h00 às 21h00; sábados e domingos, das 10h00 às 19h00. Terças- feiras: fechado. Ingresso: AR$ 25. Quartas-feiras: AR$ 12

8) Jardim Botânico - Fica em frente ao zoológico e em frente à Praça Itália. Entrada gratuita. Horário: de segunda a domingo das 08h00 às 18h00.

9) Jardim Zoológico - Tem duas entradas: 1° Endereço: Avenida Las Heras e Av. Sarmiento (Plaza Italia) e 2° Endereço: Avenida Libertador e Sarmiento (Entrada aberta nos finais de semana, feriados e férias). Telefone: 5411 4011 990. Horário: segunda a sexta das 10h00 às 17h00 e sábados, domingos e feriados das 10h00 às 18h00. Ingresso pago.
Passeio em barco no Lado Burmeister, pode-se ver lêmures.
Aquário - pinguins, espécies de rio e de mar, com peixes grandes e até piranhas, além de tubarões do Mar Argentino e leões marinhos.
Casa dos Répteis.
Flores Subtropical.
Cinema 3D.
Alguns animais que você pode encontrar: leões, pumas, tigres, onças, ursos negros, ursos polares, pinguins, leões marinhos, girafas, hipopótamos, cangurus, zebras, rinocerontes, chimpanzés, camelos, crocodilos, cobras, macacos, panda vermelho, orangotango, morcegos, tubarões, condores, águias.

10) Museu Evita -  Lafinur 2988. Tel: 4807 9433 // 4804 3168. Horários: terças a domingo e feriados, das 14h00 às 19h30. Ingresso: AR$ 15.

11) Museu de Arte Popular José Hernández -  Av. del Libertador 2373.Tel: 4801 9019. Horários: Quarta-feira a sexta-feira 13h00 às 19h00. Sábados, domingos e feriados das 10h00 às 20h00. Ingresso: AR$1. Domingos: Grátis.

12) Feira de roupas e acessórios / Feira do desenho -  Rua Jorge Luis Borges e Honduras, Praça Serrano. Sábados e domingos das 14h00 às 20h00 e quarta a sexta das 15h00 às 20h00.

13) Alto Palermo Shopping - Avenida Santa Fe 3253. Horário segunda a domingo das 10h00 às 22h00.

14) Outlets - Avenida Córdoba a partir de 4.400 até 4.800 e Rua Aguirre a partir de 600 até 900. Segunda a domingo das 10h00 às 20h00. Como chegar: Linhas de ônibus: à Aguirre: 15, 19, 27,55,71,106 110,109,141,168; à Av Cordoba: 15, 106, 109,110, 127,140,168,151.Metro linha B: estação Malabia (caminhada de 450 metros).
Outlet Puma: Gurruchaga 806, Tel.: 4776-4362 Segunda a sábados 10h00 às 19h30 e domingo das 14h30 às 18h30
Outlet Puma: Niceto Vega 6091, Tel.: 4772-2709 - Segunda a sábados de 9h30 a 19h00.

15) Bares e restaurantes - El Carnal: Niceto Vega 5511. Um popular bar com terraço. / Miloca Bar Terrazas: Niceto Vega 5189. Bar com uma área ao ar livre. / Kika Club: Honduras 5339. Discoteca e bar. / Honduras Bar: Honduras 5535. Disco e bar. / Niceto Club: Niceto Vega 5510. Club, disco e shows. / Prologo Cafe e Bar. Serrano 1580. Bar en Plaza Serrano.
Club Araoz (discoteca) - Araoz 2424. Palermo. Sexta e Sábado. Música eletrônica, Rock, Pop.
El Último Beso - Palermo Viejo
Baraka - Calle Gurruchaga, 1450, Palermo (saudável)

El Trapiche - Calle Paraguay, 5098, Palermo (carnes)
Guido's - Calle Republica dela india, 2843, Palermo (italiana)

La Cabrera - Calle Cabrera, 5099, Palermo (carnes)
La Pena dEL Colorado - Calle Guemes, 3657, Palermo (cozinha norte da argentina)

Lelé de Troya - Calle Costa Rica, 4901, Palermo (comida mediterrânea)
Miranda - Calle Costa Rica, 5602, Palermo (carnes)
Mott - Calle El Salvador, 4685, Palermo (cozinha internacional)
Olsen - Calle Gorriti, 5870, Palermo (cozinha escandinava)
Oroe Candido - Calle Guatemala, 5099, Palermo (carnes exóticas)
Osaka - Calle Sole, 5608, Palermo (cozinha japonesa/peruana)
Sipan Cevicheria - Uriarte, 1648, Palermo (peruana)
Sudostada - Calle Guatemala, 5602, Palermo (tailandês)

PLAZA DE MAYO E CENTRO HISTÓRICO

1) Casa de Governo (Casa Rosada) - Barlcarce, 50 

2) Igreja Catedral Metropolitana - Rivadavia e San Martín. Seu nome real é "Igreja da Santíssima Trindade", em um mausoléu descansam os restos do General José de San Martín, um dos heróis da independência.

3) Cabildo - Bolívar, 65 -  instituição que representava os interesses locais. A construção atual teve início no princípio do século XVIII, mas sofreu muitas modificações até a presente data.
Em 1810, foi o centro dos acontecimentos que deram lugar à Primeira Junta de Governo e a posterior declaração da independência.

4) Pirâmide de Maio -  Foi o primeiro monumento da cidade. Criada em 1811 para celebrar o primeiro aniversário da Revolução de Maio.Em torno da pirâmide, na calçada, você pode ver muitos lenços brancos pintados. Esses são os símbolos das Mães da Plaza de Mayo. Eles se reúnem toda quinta-feira às 15.00 horas. Mães e famílias de 30.000 desaparecidos da última ditadura militar.

5) Teatro Cólon - Um dos teatros líricos mais importantes do mundo por seu tamanho, acústica, trajetória e do valor artístico da construção. O Teatro Colón está localizado entre as ruas Cerrito, Viamonte, Tucumán e Liberdade, no coração da cidade de Buenos Aires (Muito perto do obelisco). O Teatro Colón abriu as suas portas em 1908.  Como chegar: Cerrito 628 / Libertad 621. Telefone para informações: (54 11) 4378 7100. Linhas de ônibus: 7, 9, 10, 17, 23, 29, 39, 45, 59, 67, 70, 75, 99, 100, 105, 106, 109, 111, 115, 140, 145. Metro: linha B: estação Carlos Pellegrini, linha C: Estação Diagonal Norte e linha D: Estação Tribunales.

6) Bares e Cafés 

- Café Tortoni -  Avenida De Mayo 825. Centro. Como chegar: Linhas de ônibus: 8, 64, 29, 59. Metro linha A: estação Piedras; linha C:estação Avenida de Mayo. Tem shows de tango e é um dos mais antigos da cidade. IMPERDÍVEL
- Confitería Ideal - Suipacha 384. Centro. Como chegar: Linhas de ônibus: 29, 59, 45. Metro linha D: estação 9 de Julio; linha C: estação Lavalle; linha B: Carlos Pellegrini.
 - La Puerto Rico -  Alsina 420. Centro. Como chegar: Linhas de ônibus: 64, 105, 8. Metro linha A: estação Plaza de Mayo; linha D: estação Catedral.
- Pizzeria Las Cuartetas - Avenida Corrientes 838. Centro. Preço: ótimo
- El Palacio de la Papa Frita - carnes, milanesas e pastas (Menú/Carta). Avenida Corrientes 1612. Centro. Preço: ótimo
- Pippo - Pastas e carnes (Menú/Carta). Montevideo 341. Centro. Preço: ótimo.
- Pizzeria Guerrin - Avenida Corrientes 1368. Centro. Preço: ótimo
- Bar/restaurante El Cuartito (na rua Talcahuano no. 937, no Centro). Sugestão, pedir uma Quilmes (cerveja) com uma pizza cheia de queso y morrones + empanadas e um flan de sobremesa. Não conheço melhor pizza em Buenos Aires. O lugar é forrado de fotos de ídolos argentinos do futebol - dica da internet;
-Maluco Beleza (discoteca): Sarmiento 1728. Centro. Brasilera, Rock & Pop, Latina. Quarta, Sexta, Sábado e Domingo.
- Alsina (discoteca): Adolfo Alsina 940, Centro. Sábados. Música eletrônica.
- Club Dorado (discoteca). Hipolito Yrigoyen 947, Centro. Sexta e Sábado. 80's, Rock & Pop, Latina, Reggaeton, Electrónica.
- Alguns locais noturnos : Kilkenny Irish Pub: Marcelo T. de Alvear 399. Pub irlandês. / Bar o Bar: Tres Sargentos 415. Um bar muito agradável. / Down Town Matias. Viamonte 701. Pub irlandês con música ao vivo. / La Cigale: 25 de Mayo 722. Um bar moderno, com bom ambiente.

7) Galerias Pacifico Shopping - Muito popular entre os turistas. Às vezes os preços são um pouco mais caro que em outros lugares.Tem mais de 150 lojas de grandes marcas.  Rua Florida e Avenida Cordoba. Centro. Horário: De Segunda a Sábados de 10h00 a 21h00. Domingos de 12h00 a 21h00. Como chegar: Linhas de ônibus: 6, 22, 23, 26, 28, 33, 45, 50, 56, 61, 62, 74, 91, 93, 99, 109, 115, 126, 130, 140, 143, 152, 195. Metro linha B: estação Florida. Linha C: estação Lavalle o estação Plaza San Martín.

PUERTO MADERO

- Navio e Museo "Fragata Sarmiento” - Dique 3
- Fonte das Nereidas - obra foi feita pela escultora Lola Mora. A fonte é um tributo às mulheres da Argentina, que são representadas por Vênus (deusa grega)
- “Puente de la Mujer” (Ponte da Mulher) - Dique 3 - A ponte gira 90 graus para permitir a passagem dos navios. A construção levou 12 meses e foi concluída em 2001.
- "Reserva Ecológica" - Tristán Achával Rodríguez, 1550
- Restaurantes em Puerto Madero:
Cabaña Las Lilas: Av. Alicia Moreau de Justo 516
Siga La Vaca: Av. Alicia Moreau de Justo 1714
La Caballeriza: Av. Alicia Moreau de Justo 580
La Bistecca: Av. Alicia Moreau de Justo 1890
Il Gato: Av. Alicia Moreau de Justo 1190
Estilo Campo: Av. Alicia Moreau de Justo 1840
Gourmet Porteño: Av. Alicia Moreau de Justo 1942
Happening: Av. Alicia Moreau de Justo 310
La Parolaccia: Av. Alicia Moreau de Justo
Rodizio: Av. Alicia Moreau de Justo 838


RECOLETA

Linhas de ônibus: 10 , 17, 61, 62, 67, 92, 93, 10, 37, 38, 41, 59, 60, 95, 101, 102, 108, 118, 124, 130.

Caminhando a partir da Praça San Martín e Rua Florida, caminhar pela Avenida del Libertador cerca de 10 blocos.

1) Museu Participativo da Ciências - Museu interativo, dedicado à divulgação da ciência de forma divertida, para pessoas curiosas de 4 a 100 anos e tem várias salas: Percepção Visual, Mecânica, Tecnologia, Forças da Natureza, Luz, Corrientes, Artes, A Mesa Está Posta, Matemática, Música, Som e Ondas, Auditório.
Endereço: Junin 1930, no Centro Cultural Recoleta (Próximo à Igreja do Pilar e cemitério)
Horário: No inverno: de segunda a sexta das 10 às 17 horas. Sábados, domingos e feriados 15h30 às 19h30. No verão: todos os dias 15h30 às 19h30.
Ingresso: pago

2) Centro Cultural Recoleta - Endereço: Junín 1930
Horário: Segunda a Sexta das 14h00 a 21h00. Sábados, domingos e feriados, de 10h00 a 21h00.
Entrada: Gratuita

3) Feira - Aos sábados, domingos e feriados, em frente à Igreja del Pilar -Av. Pueyrredon e Av. Del Libertador, Recoleta.

4) Igreja Nossa Senhora do Pilar

5)"Palais de Glace"- centro estatal de exposição de arte

6) Cemitério da Recoleta - Endereço: Junín 1760. Horário: todos os dias das 8h00 às 18h00. Entrada: Gratuita.
7) Museu Nacional de Belas Artes - Endereço: Avenida del Libertador 1473. Horário: Terças a sextas das 12h30 às 19h30; sábados e domingos das 9h30 às 19h30. Entrada: Gratuita
Na coleção permanente podem admirar obras de Goya, Picasso, Rubens, Monet, Velazquez, Van Gogh, Gaughin, Regas, Rembrandt, Rodin e artistas nacionais, como Berni, Castagnino, Quinquela e Petorutti. Tel: 4803 8817

8) Biblioteca Nacional -  Endereço: Agüero 2502. Horários: segunda a sexta das 9h00 às 21h00; sábado e domingo das 12h00 às 19h00.


9) El Patio Bulrrich - Endereço: Posada 1245 / Avenida Libertador 750. Horário: De Segunda a Domingos de 10h00 a 21h00.

10)  Bares e Restaurantes -

Hard Rock Café
Bar La Biela - Avenida Quintana 600.
La Cholita - Rodriguez Peña 1165. Cozinha argentina e carne grelhada (Menú/Carta). Preço: ótimo
Pizzaria El Cuartito - Talcahuano 937. Preço: ótimo
Café Peron - Rua Austria  2601

11) Livraria El Ateneo - um dos lugares mais bonitos da cidade. Um passeio altamente recomendado para amantes de livros. El Ateneo Grand Splendid foi escolhida pelo jornal britânico The Guardian como a segunda livraria mais linda do mundo (a primeira é a livraria a Selexyz Dominicanen Boekhandel na cidade holandesa de Maastricht). Avenida Santa Fe 1860. Telefone: 4813.6052. Horário de atendimento: Segunda a Quinta 9h00 às 22h00, Sexta e Sábado das 09h00 às 24h00, Domingos 12h00 às 22h00. Como chegar à Livraria Ateneo "Grand Splendid". Linhas de ônibus: 10 - 12 - 37 - 39 - 101 - 108 - 124 - 132 - 150 - 152. Linha de metro D: Estação Callao (4 blocos)
El Ateneo é uma cadeia de livrarias muito tradicionais de Buenos Aires. Em 2000, ele alugou o teatro Ateneo Grand Splendid (estava fechado), após a restauração que abriu uma filial. Hoje é a livraria mais bonita da cidade, com lugares para leitura, um bar e café e um espaço para livros infantis.


RETIRO

1) Museu de Arte Hispanoamericano "Isaac Fernandez Blanco"-  Suipacha 1422. Tel: 4327 0272 / 0228. Horários: Terça a sexta, 14h00 às 19h00. Sábados, domingos e feriados das 11h00 às 19h00. Fechado às segundas. Ingresso: AR$ 1. Quinta-feira: Grátis. Como chegar: Linhas de ônibus: 10, 17, 45, 56, 59, 67, 70, 86, 91, 100, 105. Linha de metro: C - Estação San Martín.

2) Bares e Restaurantes

Bar O Bar - Tres Sargentos 415. Como chegar: Linhas de ônibus: 45, 130, 152. Metro linha C: estação Plaza San Martín.

3) Plaza San Martin  e aproveite para conhecer o Edifício Kavanagh concluído em 1935. Ao lado, o luxuso Plaza Hotel (atual rede Marriott) construído em 1908.

SAN TELMO

1) Feira de Antiguidades - todos os domingos das 10h00 às 17h00, na Praça Dorrego - Rua Defensa e Humberto Primo. Linhas de ônibus: 22, 24, 28A, 28B, 29, 33, 54, 61, 62, 74, 86, 93, 126, 130, 143, 152 e 159.Você pode chegar caminhando a partir da Plaza de Mayo, 10 blocos.

2) Mercado San Telmo - Defensa 963, Bolívar 954/970/998 y Estados Unidos 460, declarado em 2001 Patrimônio Histórico Nacional.

3) Museu da Cidade - Defensa 219/223. Horário de atendimento: Segundas-feiras a domingos e feriados das 11h00 às 19h00. Ingresso: AR$ 1. Segundas e quartas-feiras: Grátis. Como chegar:As metro linha A: estação Plaza de Mayo, linha E: Estação Bolivar e linha D: Estação Catedral.

4) Museu Histórico Nacional -  Defensa 1600. Parque Lezama. Tel: 4307 4457 / 3157. Horários: terças a sextas das 11h00 às 17h00; sábados das 15h00 às 18h00. domingos e feriados das 14h00 às 18h00. Ingresso: AR$ 1. Como chegar: Linhas de ônibus: 29, 64, 86, 8, 130, 152

5) Bares e Restaurantes:

Bar Plaza Dorrego - Defensa 1096. Linhas de ônibus: 8, 64, 29, 86, 130, 152.
Bar El Federal - Carlos Calvo 595. Linhas de ônibus: 8, 64, 29
Bar Británico -  Brasil 399. (Parque Lezama) Linhas de ônibus: 8, 64, 29, 86, 130, 152
La Coruña - Bolivar 982/94. Linhas de ônibus: 8, 64, 29, 86, 130, 152.
Bar Seddon - Defensa 695 - Tel 4342 3700
Petanque - Calle Defensa, 596 (francesa)

Alguns locais noturnos em San Telmo: Café del Arbol: Humberto Primo 424. Cafe e bar con música ao vivo. / Seddon: Defensa 685. Um antigo bar e café. / Gibraltar: Perú 895. Um pub de estilo Inglês. / El Balcón: Humberto Primo 461. Bar em uma casa velha. 

Rey Castro (discoteca). Perú 342, Centro / San Telmo. Sexta e Sábado. 80's, Latina, Reggaeton, Rock & Pop, Rock nacional.

ZOOLÓGICO DE LUJÁN

Os visitantes podem interagir com diferentes animais, você pode entrar na jaula de animais como pumas e leões.
Está localizado na periferia da cidade de Buenos Aires.
Para chegar ao Zoológico de Lujan do Centro da Cidade de Buenos Aires você deve tomar a auto-estrada 25 de Maio e, em seguida, o Acesso Oeste.
O Zoológico está localizado no Acesso Oeste, a 58 km.
O Zoo de Luján está aberto todos os dias do ano, entre as 8h30 e as 19h30.
Fone de informações: (54 2323) 435 738

OUTROS BARES E RESTAURANTES

1) Congreso

Confitería del Hotel Castelar - Avenida de Mayo 1048. Como chegar: Linhas de ônibus: 8, 64, 29, 39, 67. Metro linha A: estação Lima; linha C:estação Avenida de Mayo

Bar 36 Billares - Avenida de Mayo 1265. Como chegar: Linhas de ônibus: 8, 64, 29, 39, 67. Metro linha A: estação Lima; linha C:estação Avenida de Mayo

Café de los Angelitos - Rivadavia 2100. Como chegar: Linhas de ônibus: 8, 64, 105, 188, 168. Metro linha A: estação Congreso.

Plaza Asturias - Cozinha espanhola: peixes, mariscos, paella (Menú/Carta). Avenida De Mayo 1389. Preço: ótimo

Pizzeria La Continental - Defensa 705, San Telmo. Avenida De Mayo 1389, Congreso. Callao 361, Preço: ótimo

 2) Outros

- Las Violetas - Avenida Rivadavia 3899. Almagro. Como chegar: Linhas de ônibus: 8, 86, 7. Metro linha A: estação Medrano.

- El Gato Negro - Avenida Corrientes 1669. San Nicolás. Como chegar: Linhas de ônibus: 39, 67, 145, 29. Metro linha B: estação Uruguay.

- La Giralda - Avenida Corrientes 1453. San Nicolás. Como chegar: Linhas de ônibus: 39, 67, 145, 29. Metro linha B: estação Uruguay.

- Plaza Mayor - Cozinha espanhola: peixes, mariscos, paella (Menú/Carta) Venezuela 1399. Monserrat. Preço: alto

- Café Crespin - Calle Vera, 669, Vila Crespo (café, torta, sanduiche)

- La Crespo - Calle Thames, 612, Vila Crespo (cozinha judia, café, tortas)

- La Luli / El 22 - Av. Juan B. Justo, 2200, Vila Crespo

- Le Blé - Av Dorrego, 99, Vila Crespo (café e tortas)

- Lupita - Calle Baez, 227, La Canitas (cozinha mexicana)

- Malvon - Calle Serrano, 789, Vila Crespo (café, tortas, sanduiches)

- Natural Deli - Calle Gorostiaga, 1776, Las Canitas (natural)

- Salgado Alimentos - Calle Ramirez de Valesco, 401, Vila Crespo (italiano)

- Sarkis - Cale Thames, 1101, Vila Crespo (armênia)

- Discotecas:
Pacha Buenos Aires: Rafael Obligado e Pampa, Costanera Norte. Quinta, Sexta e Sábado. Música eletrônica.
Jet Lounge: Av. Rafael Obligado 4801, Costanera Norte. Sexta e Sábado. 80's, Hip Hop, Electrónica, Reggaeton, Rock & Pop.

TELEFONES E ENDEREÇOS ÚTEIS

Delegacia do Turista:
Atende consultas em inglês, italiano, francês, português e ucraniano.
Corrientes 436
4346 5748 / 0800 999 5000
Defensoria do Turista:
Telefone 4302 7816
Saúde:
O serviço de ambulâncias para emergências (SAME) é gratuito.
Telefone: 107 Ligação gratuita
Os hospitais públicos que estão à disposição do turista atendem urgências durante as 24 horas do dia de forma gratuita.
Consulado e embaixada d0 Brasil:
Carlos Pellegrini 1363
Telefone: 4515 6500
diversos@interprov.com.ar
www.brasil.org.ar
Segundas a sextas das 9h00 às 13h00.
Para viajar de ônibus na cidade você precisa de moedas. Não aceitam notas.
Os ônibus de Buenos Aires são um meio de transporte econômico (bilhetes a A$ 1,20), embora possa ser menos eficiente nos dias de engarrafamento no centro. No entanto, a malha de ônibus é extensa e serve a toda a cidade. Os ônibus circulam durante todo o dia, diminuindo de frequencia depois das meia-noite.
Compre o bilhete nas máquinas no interior do veículo. As tarifas variam de acordo com o destino do passageiro. Ao entrar no ônibus, diga seu destino ao motorista e, só então, a máquina será liberada para a compra do bilhete.