quinta-feira, 27 de março de 2014

Euforia e sistema dos envelopes...

Mês passado tomei um atitude que gerará uma economia de 13%. Sim, 13% redondinho! Esse ato não gerou efeitos em março em razão de algumas situações burocráticas que precisavam ser resolvidas, mas em abril os resultados serão visíveis.

Pensando nos valores que deixarei de gastar fiquei um tanto quanto eufórica e terminei por gastar em março mais do que deveria. Não, não fiz loucuras, mas poderia ter deixado de adquirir algumas coisas. Certo que eram necessárias, só que não eram daquelas que eu morreria se não tivesse trazido para casa. Enfim... foi... e não se repetirá.

Agora entendo as pessoas e mesmo a minha pessoa quando gastava no passado porque estava muito feliz. Portanto, cuidado com a euforia! Pare de se sentir poderosa! Valorize sua economia!

Também não compre quando estiver muito triste considerando que o resultado é o mesmo! Gastos que poderiam ser evitados.

Não entrei em apuros. Não entrei no vermelho, entretanto poderia ter iniciado a economia de mais valores.

Nossos estados emocionais são armas, por isso listas com anotações das necessidades, compras somente quando realmente forem necessárias e imprescindíveis. É preciso cuidado!

Para me acostumar a essa nova condição de mais valores disponíveis e evitar novas crises vou usar no mês de abril o sistema de envelopes. Já falei por aqui que achei esse sistema meio esquisito e talvez até meio radical demais, de qualquer forma quero tentar mesmo porque usando o cartão de débito já há algum tempo, e deixando o cartão de crédito guardado, não tenho nada para cair na fatura do próximo mês - cartão de crédito zerado, portanto!

O sistema dos envelopes funcionará assim: colocarei em um envelope os valores que pretendo gastar com cada rubrica da minha planilha durante o mês de abril e somente utilizarei o previsto, assim não há possibilidade de gastar a mais, pois a intenção é que acabando os valores do envelope qualquer despesa referente ao item será deixada para maio.

Vamos ver como funciona!

6 comentários:

  1. Em março você manteve o equilíbrio, o que eu acho muito saudável. Se isso se repetir em abril, também será saudável. Afinal, você é mulher, bonita, moderna, saudável, inteligente, querida, jovem, independente. Um luxo!!
    Sair um pouquinho fora da linha é show, porque você não está numa competição.
    Você "solta a pipa" um tiquinho para ela voar, mas não perde o carretel para ela se perder. Muito eficiente.

    Engraçado, quando a gente está feliz, contente e as pessoas notam, começam a nos oferecer coisas bonitas, para que compremos, afinal "ela está numa boa".
    Essa semana já me mostraram roupas lindas, caras...bijouterias maravilhosas, me levaram no Out Bach (restaurante). E eu ali, firme, não comprei nada. Minha desculpa é a que estou investindo no meu Ateliê. E as pessoas respeitam!

    Sorte e sucesso prá você!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zilda, gosto de cumprir com o que me proponho, entretanto e o interessante desse processo todo é que não sinto mais culpa. Posso até saber que não andei tão "retinho", mas não está me afetando mais.
      Sorte, sucesso, paz e serenidade para você!

      Beijos

      Excluir
  2. O que fizestes para ter essa economia? Eu faço alguns anuais em conta de internet, anuidade de cartão, mas se for algo que eu não saiba e que gere economia gostaria de saber rs

    E concordo com não gastar estando muito feliz ou triste, sempre vem um arrependimento posterior ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já respondi sobre os atos para deixar de gastar 13% e penso que você já leu... rs... não é uma fórmula, apenas atitudes...

      Emoções... cuidado com tudo que se faz quando está sob o efeito de uma forte emoção... eis o segredo da vida e que é tão difícil de aplicar!!!

      Excluir
  3. Já ouvi isso de usar envelopes mas nunca usei. Mas ter o dinheiro na mão, físico, segura bastante o gasto, poder visualizar exatamente onde vai cada centavo, deve ser um bom método.
    O que gerou a economia de 13%? Não entendi direito, é o uso do envelope mesmo, pelo controle?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristina, depois conto como foi, pois começarei no dia primeiro de abril...
      E a economia já respondi, simplesmente um corte de despesa... beijos

      Excluir