sexta-feira, 28 de março de 2014

Sobre os 13% ...

Não há uma receita que possa ser compartilhada sobre a redução dos gastos em 13% ao mês. Nada decorrente de uma despesa normal a ser cortada ou redução de alguma tarifa, mas é preciso pensar onde o dinheiro está indo.

Assim, nesse treinamento - e tudo na vida precisa ser treinado para dar resultados - percebi algumas despesas que me causavam desconforto sempre que feitas e eu as julgava necessárias. 

Comecei a fazer algumas perguntas:

- Porque estou pagando essas despesas?
- Qual o sentimento despertado a cada uma dessas despesas paga no mês?
- Estou ajudando alguém com esse meu comportamento?
- Realmente preciso dispender esses valores todos os meses e diversas vezes ao mês, considerando que eram várias?
- O que acontecerá se eu não mais quitar esses valores? Vou me sentir melhor? Outras pessoas serão beneficiadas?
- São despesas que podem deixar de ser pagas? Qual a razão?

Enfim, sei que é difícil entender sem o caso concreto, só peço que acreditem que foi grande passo para mudar minha vida e talvez colaborar com outras pessoas. Também ajudou na eliminação do estresse que eu passava nas datas de pagamento.

No final terminou em economia, embora eu sempre tenha pensado que dinheiro não pode ser objetivo em qualquer projeto. Por exemplo, dinheiro é consequência de um trabalho bem realizado, mas se a pessoa for trabalhar somente para "ganhar" dinheiro certamente não será feliz e rios de dinheiro não farão sentido.

Houve, como dito, um resultado financeiro positivo e isso não é o mais importante, não obstante valores não gastos sejam sempre benéficos. O primordial nisso tudo foi dar um grande passo para meu crescimento como pessoa e talvez permitir que outras pessoas também dêem grandes passos com o que a vida oferece em termos de benefícios e dificuldades, também com o que vida oferece em oportunidades para crescimento pessoal.

Será que você tem alguma conta mensal que poderia deixar de pagar? Qual o impacto na sua vida se deixasse de ter esses valores como compromisso?

6 comentários:

  1. Muito bom este post. Tenho vindo a fazer o mesmo. Beijinho

    ResponderExcluir
  2. Pois é Ziula, também vou conseguir a partir do mês que vem uma diminuição de gasto em 3% do ganho mensal (bem menos que a sua economia) simplesmente deixando de contribuir com uma situação que só está gerando stress e sem o devido reconhecimento das partes beneficiadas. Analisando friamente não é muito dinheiro, mas o desgosto gerado é bem maior, vai valer a pena me livrar da questão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriela, quando eu advogava os juízes reclamavam de tantos pedidos e reflexos, dizendo que era pouca coisa o valor que iria dar, mas somando todas as "poucas coisas" o valor da condenação alterava em muito para mais. Independentemente do reconhecimento penso que também na vida financeira devemos verificar o que nos causa boas emoções e más emoções, também devemos analisar se realmente estamos ajudando alguém ou impedindo o próprio crescimento.
      Parabéns pela decisão!

      Excluir
  3. Entendi... conseguiu tirar uma conta fixa que não estava agregando e só trazendo sentimentos ruins na data do pagamento né... se bem que, acho que qualquer conta desperta esse sentimento né...rs, no dia do pagamento a gente se questiona, se insurge, mas depois vai deixando e enfim, perdendo dinheiro e agregando sentimentos ruins.

    Eu atualmente lido com pouca coisa no gasto fixo, aliás aqui ajudou muito nisso, manter o foco, o gasto maior é o variável e isso dá pra cortar quando a coisa aperta.

    Mas reduzi um cartão de crédito, consequentemente uma anuidade que não interferia pois sempre reduzia o valor, mas o aborrecimento que tal causou por uma besteira de pontos foi o suficiente para cortar de uma vez, e não fez nenhuma falta até então. E os pontos que ele juntava sigo juntando de outras formas.

    Mas estou em busca de coisas que dá para reduzir, sem que para isso se perca qualidade. E é possível, difícil mas possível, nas contas fixas de internet e tal sempre anualmente negocio, se não baixam eu vejo o que a concorrência oferece... só que estou querendo trocar de carro e pra isso preciso sempre buscar evitar gasto besta e segurar boa parte do que ganho, para isso vou meio que fazer algo com o sistema que fará dos envelopes, mas será sem envelopes. Eu sou de nascença mão de vaca quando estou com dinheiro em mãos. No cartão ou cartão refeição bobagens sempre param ali, já dinheiro sou tri mão de vaca, não gosto de gastar e resisto fácil a tentações... até porque acaba muito rápido! Certo que por exemplo no meu cartão cancelado, que a fatura foi X, se fosse em dinheiro na hora não gastava aquilo não, de jeito nenhum, estaria pensando até hoje...rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem todas as contas despertam esses sentimentos... rs... até porque trabalhamos para atender nossas necessidades, mesmo que elas possam parecer "frescura" para os outros... rs... eu gosto de pagar por algo que me traz bons sentimentos... mas é isso mesmo realmente não estava agregando...
      Não tenho mais nada no cartão... liberdade!!!
      O cartão estimula bobagens... concordo plenamente!!!
      Estou muito empolgada com o sistema dos envelopes... quero ver se funciona mesmo!!!

      Excluir