quinta-feira, 24 de abril de 2014

Fortaleza e férias...

Finalmente, um ano depois, chegamos em Fortaleza. Em 2013 tentamos vir também na Páscoa e deu todo aquele problema de mudança do horário do vôo, mudança absurda que na volta sairia de sábado para domingo de madrugada e chegaria em Londrina somente na segunda-feira no final do dia, fato que gerou uma ação no juizado especial julgada procedente.

Esse ano o vôo foi tranquilo e sem alterações de horário. Claro que escolhi outra companhia aérea. Fiz a reserva no próprio site do hotel. Pela primeira vez não fiquei no centro de Fortaleza e escolhi permanecer no município de Aquiraz, primeira capital do Ceará e a 23 km de Fortaleza, além de ter ficado bem próximo ao Beach Park para onde íamos pela praia.

Viagem tranquila da qual vamos retornar hoje no final da tarde. 

Local sem muitas opções de bares e restaurantes e outras atrações, permitindo assim um convívio maior entre Izabel, Pedro e eu. Brincadeiras, conversas, banhos de mar e de piscina. Dormir cedo e acordar mais cedo ainda... o dia amanhece às 04h30/05h00 e a noite chega às 17h30/18h00. Quando olhávamos e era 20h00 estávamos todos cansados e querendo dormir, isso me fez concluir que somos guiados pela luminosidade e realmente pelo sol.

Escolhemos o Atlantic Apart-Hotel, apartamento de 90 metros quadrados (maior do que o apartamento one moro rs), dois quartos, dois banheiros, cozinha, sala de jantar, enorme sala de estar, televisão na sala, televisão nos quartos e de frente para o mar, pé na areia mesmo e por um valor muitíssimo inferior ao hotel do beach Park.

Conhecemos o Centro das Tapioqueiras, simplesmente maravilhosas as tapiocas e seus recheios. Ficávamos brincando que colocaram alguma droga porque após comer chegamos no hotel às 20h00 e dormimos até 07h00 do dia seguinte, totalmente enfarados.

Para quem tem criança, ou melhor, para qualquer idade considerando a observação do comportamento dos adultos rs, o Beach Park é uma excelente opção. Acredito que para adultos um dia é mais do que suficiente, pois acostumados a enfrentar o medo e não precisam de um período de adaptação. Para quem tem crianças o ideal são dois dias, o Pedro no primeiro dia aproveitou alguns brinquedos, mas somente teve coragem de ir no Insano no segundo dia. E aqui uma observação: as opções de ingresso são: um dia, três dias e sete dias, logo para ir dois dias você paga por três e ainda assim é mais barato do que comprar separadamente cada dia.

A feirinha a beira mar em Fortaleza é um passeio interessante para quem nunca foi. Como eu já tinha ido, apenas levei as crianças para que conhecessem, e a cada ano pode-se observar mais rendas industrializadas e sem graça. No mais, tem a castanha de caju a um preço muito mais justo que no sul.

Fizemos um passeio de Land Rover durante um dia inteiro. Descemos e subimos dunas, fomos no insano natural, passeio de jangada em um rio, em outro fomos levados pela correnteza até um ponto determinado, vimos o menor caranguejo do mundo, visitamos as falésias e suas areias coloridas, tomamos banho nas fontes naturais de água doce que brotam dessas falésias.

Outro passeio foi de buggy e a carinha do Pedro tomando vento na cara e rindo me fez ver o quanto são importantes esses passeios em família e rever o conceito quanto aos recreacionistas. Sempre que reservava um hotel para as férias ficava pesquisando aqueles com recreação e isso terminava pela não convivência pelo menos com o Pedro que optava por ficar com os "tios". Dessa vez, sem recreação, aproveitamos o tempo para ficar juntos e isso foi maravilhoso.
Tomamos muitos banhos de mar e aqui observei como terminamos por influenciar nossos filhos. Em Florianópolis o Pedro falou que não gostava de praia, de areia e de mar. Detalhe é que esse era o meu discurso. Chegando aqui em Fortaleza resolvi mudar o rumo da prosa, entrar no mar, pisar na areia e fiquei surpresa com o tanto que o Pedro se divertiu e saiu dizendo que adora o mar.

Alguns preços para quem se interessar em conhecer Fortaleza com a observação de que são passeios saindo de Aquiraz e não sei dizer o preço saindo de Fortaleza:
passeio de buggy R$ 150,00/R$ 200,00 (para a família)
transfer aeroporto in R$ 90,00 out R$ 80,00 in/out R$ 170,00 (para a família)

beira mar/feirinha R$ 40,00 (por pessoa)
show de humor na praia do futuro R$ 40,00 (por pessoa)
pirata bar R$ 40,00 (por pessoa)
ipark R$ 40,00 (por pessoa)
city tour R$ 60,00 (por pessoa)
cumbuco R$ 60,00 (por pessoa)
canoa quebrada/morro branco/praia das fontes R$ 75,00 (por pessoa
crianças até 04 anos cortesia, entre cinco e nove anos desconto de 50% sobre o valor do passeio
não inclui entrada em atrações

Beach Park R$ 170,00 por pessoa, R$ 160,00 para menor de 12 anos por dia
                    R$ 230,00 por pessoa para três dias

Almoço ou jantar no hotel R$ 25,00/R$ 30,00 por pessoa. Se resolver comer comida de verdade no Beach Park, e não fast food, prepare-se para gastar R$ 70,00/R$ 80,00 por pessoa.

Faltou contar do banho frio. Até então eu detestava água fria, mas o chuveiro do hotel terminou por funcionar em duas temperaturas: quente escaldante ou frio gelado. Logicamente optei pelo frio gelado e terminei com minha frescura de somente tomar banho quente. Mais uma mania superada!!!

E quanto aos valores da viagem terminou que o sistema dos envelopes ajudou muito esse mês e o valor reservado para passeios foi utilizado bem pouco, permanecendo a maior parte dele guardado para outros locais que possamos conhecer em outras férias.

Como não poderia faltar um contratempo rs ... o Pedro entrou no mar com o celular, logicamente sem querer e por ter esquecido que tinha levado o aparelho. Ficou muito chateado e foi a hora de passar uma importante lição: acidentes acontecem com qualquer um e o importante é ter uma poupança para também atender esses imprevistos. Logo ele já estava calculando como ia pagar o conserto e pelas contas dele deu tudo certo.

6 comentários:

  1. Não conheço fortaleza, mas pareceu divertido pelo que contastes, só não simpatizei com a refeição de 70/80 por pessoa...

    Já parei num hotel que era maior que meu apartamento tb... em fort lauderdale quando tinha 14 anos e até hoje (ou seja, pouco tempo depois rs) nunca parei em algo parecido, tirando um de curitiba que era grandinho também, maior que o apertamento de sp. Acho muito bom esses hotéis, mas é meio questão de sorte né, claro que se pagar muitos $$$$ dai basta pagar, mas pra pagar um preço comum acho que é sorte...

    Sou meio ignorante no assunto de recreacionistas.... não tenho nada contra mas acho que o divertido mesmo é estar entre a família mesmo, tem vezes que nitidamente é o que uma criança precisa e os pais ficam dando o mundo mas não percebem que só o que falta é atenção, fazer as atividades juntos, enfim, eu prefiro e sempre agiria da forma que agiu agora de atividade junto com eles.

    Mas eu não simpatizei com esse horário aí, não parece de férias e sim do dia a dia laboral... pra mim tem que ser no mínimo 10h ou 12h, acho que me daria mal nesse quesito por aí por cima...rs, e já vi o contrário, em ushuaia é nove e pouco da noite e tá parecendo que é cinco da tarde, uma barbaridade assim, mas isso não tira o meu sono ao ver no relógio que já é de noite.. só que é estranho tu ir dormir com a claridade isso é.

    Banho gelado eu tenho pouca simpatia, mas se for pelando de quente num lugar quente, acho que resta pouca opção né...

    O Pedro molhou a tela do celular? Consegui fazer proeza parecida com o meu e até hoje estou enrolando para consertar, levei um susto com o preço e fui de por no arroz, fiz tudo que o google mandava mas ainda tem manchas que só trocando o negócio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meus horários são assim... de segunda a domingo, inclusive feriados e férias... não tenho o hábito de dormir até tarde! Agora, se eu pudesse e não é sempre que posso: dormiria todo dia uma hora depois do almoço! rs

      Olha... ele não só molhou a tela como o celular inteiro... entrou com o celular no mar e enferrujou até aquela peça de colocar o chip... essa semana mando para o conserto porque nem ligar não liga mais...

      Excluir
    2. Ziula eu que sou de um lugar que até meados dos anos 90 era a tríplice fronteira brasil - argentina - uruguai e tu que gosta das sestas? como assim? Eu sempre detestei as sestas deles pois tem que ir lá depois das 16h, que antes é tudo fechado, e botam até pijama. Nunca consegui gostar mas acordar mais tarde nasci simpatizando rs, fim de semana perdi o hábito mas pelo menos é mais tarde que durante a semana, mas em férias, antes das 10h proibido....rs e a preferência mas dai depende se não é viagem onde perderia de conhecer o local, é ao meio-dia..rs

      Esse celular não deu perda total? pois pra consertar o meu que é só trocar o lcd, custa a "bagatela" de 800 (e por isso que ainda está sem indo até onde aguento) ... até capa que detesto passei a usar sempre depois do incidente...

      Excluir
    3. Adriana, adoro adoro adoro dormir depois do almoço... rs

      O celular deu perda total, enferrujou até o lugar onde coloca o chip, mas a apple não faz troca de lcd ou conserto de celulares... você paga R$ 750,00 (achei que era R$ 600,00) e eles mandam um celular novo, então essa semana mandei o do Pedro e mês que vem troco o meu que quebrou a tela...

      Excluir
  2. Férias para acordar cedo não dá. Mas deve ser o hábito de audiências de manhã (óoodio de quem inventou isso). Nunca durmo cedo, nem quando sou obrigada a acordar cedo. Ontem tomei dois dramins e...não dormi cedo. Isso deve ser alguma coisa nos genes, não sei. Eu de férias meu dia começa depois do meio-dia e vai até depois da meia noite, não tem jeito. A viagem parece ótima e econômica mas só funciona para mim se puder ser no horário vespertino e noturno. Dependendo do hotel nem tem café tão cedo. Quando fui para Foz gargalhei alto quando a fulana da agência perguntou se eu queria passeio saindo às 7hs (Teria que acordar o que? 5hs e sair sem café!!! loucura. E para o P-A-R-A-G-U-A-Y, nem morta).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriela, não tem jeito de dormir até mais tarde! O café da manhã era servido a partir das 07h30, então tínhamos algumas coisinhas para comer no apartamento porque todos acordam cedo... rs... e com fome...

      Excluir