segunda-feira, 20 de outubro de 2014

O post que não foi - a coisa não estava feia...

Esse post seria de como "meti o pé na jaca" e esculhambei meu orçamento... felizmente minha previsão estava incorreta...

Ainda não tinha conseguido fechar o mês de agosto e setembro, finalizar as planilhas. Motivo? Medo... viagem para o Paraguai com algumas compras, depois Porto Alegre para a formatura, depois São Paulo para o visto... daí emendou outubro com viagem para Porto Alegre novamente e depois Rio de Janeiro... então, bateu o pânico e eu nem queria saber o que gastei.

Conta aparentemente sob controle pois o saldo ainda era "azul", mas... pensei que teria que mexer na poupança e que não teria valores para repor a poupança e outros que deveriam ir para lá não poderiam, o que prejudicaria o plano de colocar todos os valores que não eram salário (ação da TAM, terço das férias, restituição do imposto de renda, etc) na poupança.

Dessa forma eu ia adiando a tarefa e sempre incomodada com isso. Aliás, achei que não fechava as planilhas desde junho de tão assustada e mantendo distância das anotações.

Ontem tomei coragem e enfrentei a situação. Agosto faltava apenas finalizar, setembro precisava de todos os lançamentos e outubro fiz as anotações até o dia 15 (data do último extrato). Qual não foi minha surpresa ao verificar que "devo" pouco para mim mesma dos valores que me dispus a economizar, as viagens estão todas pagas porque feito o pagamento à vista ou para o vencimento do cartão cuja fatura já chegou. 

Assim, mais uma vez gastei energia mental com o que não precisava. Se tivesse sentado já no final de agosto e fechado aquela planilha teria poupado muita preocupação.

Penso que o resultado decorre do trabalho desses últimos anos. Acostumei a não gastar e termina sempre por sobrar alguma coisa no final do mês e os valores inesperados vão integralmente para a poupança.

Está certo que terminei por gastar nesse período em alguns itens que não posso mencionar como estritamente necessários, mas é preciso também realizar um ou outro sonho de consumo.

Você já chegou a sentir medo e deixar de fazer as planilhas por essa razão?

2 comentários:

  1. Medo de fazer planilhas? De forma alguma, preguiça pode ser, essa me acompanha pra tudo.

    Um dia eu disse para uma colega fazer isso e ela disse "credo, tá louca? ", sugeri pela enorme quantidade de contas que ela tinha, o que recebia apesar de nem ser ruim, ia tudo pra pagar cartão e faltava. Por outro lado essa mesma colega vendia algumas coisas para complementar a renda dela, e dai tinha uma planilha com tudo bonitinho, colorido, de quem pagou, quem não pagou, quem devia o quê, enfim, bem completa. Dai que não dava pra entender...se via eu anotar coisa no meu celular que na época que trabalhava com ela era um blackberry e dai tinha tipo um excel, me xingava, claro que de brincadeira, isso só porque eu tentei ver quanto gastava em restaurante durante o almoço.

    Eu simpatizo com planilhas, uso também para a parte da remuneração variável que tenho que fazer pra demonstrar o que foi feito além da despesa para reembolso e nessa também guardo, deixo pra usar o salário tentando guardar parte também e sem privações e dá, só a gente não torrar por aí.

    Esses dias fomos comer num shopping e pra não pagar estacionamento compramos duas garrafas de refrigerante 600ml no supermercado de lá, se não fosse isso seria estacionamento + 3 latas ao preço de 5,00. Saiu 2,45 cada garrafa de 600ml, sobrou até pra levarmos para a aprendiz que como eu é viciada em coca-cola e ela ficou bem faceira e ainda gastamos bem menos, 1/4 praticamente do que seria.

    ResponderExcluir
  2. "preguiça pode ser, essa me acompanha pra tudo."
    Também tenho preguiça, medo não. Sei que gastei e que vou ter que pagar, então pra que adiar o inevitável, né? MAs que dá uma dor no coração quando a planilha fica vermelha, isso dá.

    ResponderExcluir