quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Destralhe deve ser constante...

Estou de molho essa semana e para não me atirar em uma cama fui organizar os destralhes que fiz nos últimos tempos e que havia colocados em sacolinhas.

Vestidos lindos e caros que não me servem mais e não vou esperar emagrecer... foram para minha norinha que agora trabalha com meu filho...













Toalha preta que comprei para o Pedro ir viajar e depois ele ficou se queixando de que soltava pelos...










Sapatos da Izabel que estavam apenas enchendo o armário e não eram usados... um dia às 06h00 fui no quarto dela, mostrei um por um e fui tirando o que não tinha utilidade...
 

Roupas do Pedro e da Izabel... algumas coisas minhas...










Destralhe do Pedro feito por conta... ele estava incomodado com a bagunça do quarto...










E os armários vão ficando mais fáceis de arrumar e a casa mais organizada...

Álbuns de fotografia que não mais serão usados... 










Você costuma ir retirando as coisas que não tem mais utilidade?

2 comentários:

  1. Oi Ziula,
    Meus sinceros sentimentos pele imensa perda que você teve. Vou colocar você e sua família em minhas orações para que todos você acalmem os corações e encontrem com o tempo a paz.Sinto muito mesmo.
    Bem, eu me rendi a você, no bom sentido. Estou me desfazendo de muitas coisas e confesso que às vezes me arrependo e sinto saudades de alguma coisa que destralhei. Estou aprendendo a valorizar mais o que eu tenho e não o que eu destralhei. É um processo complicado para quem está começando. Eu relamente acreditava que precisava de mais de 40 batons! Hoje eu tenho 30 que para muita gente é muito mas, para mim é uma vitória. Comecei com um projeto tímido inspirado em você: vou ficar seis meses sem compras. Limitei o que é permitido que são: produtos para tratamento de pele, reposição de alguma coisa de casa que quebrar e livros. O resto nada!!! Nada de roupas, sapatos, acessórios, maquiagem, coisas para casa, revistas e por aí vai...Quero ver como eu vou lidar com isso e o que vou aprender. Comecei no dia 30 de outubro e estou me sentindo leve e feliz (OK, eu sei que só se passaram 15 dias, mas para mim é um dia de cada vez. Cada dia uma conquista).
    Muito obrigada pelos textos e por me fazer entender que não é só deixar de comprar é o porque deixar de comprar. Preciso de tanta coisa material assim para ser feliz? As coisas materiais realmente me deixam felizes? No meu caso realmente não. Tenho que fazer uma busca muito maior.
    Continue sempre escrevendo e nos mostrando que é sim possível e muito mais fácil ser feliz com menos.
    Abraços com carinho,
    Rúbia Andréa

    ResponderExcluir
  2. Destralhar nos deixa realmente mais leves! Parar de comprar bobagens também! Eu tenho tentado não comprar besteiras. As minhas últimas compras foram chocolates e uma caixa organizadora. Tem sobrado mais dinheiro e mais tempo. Não preciso mais ficar escondendo sacolas de compras no armário. Admito que é um processo muito longo e difícil... estou longe ainda de dizer que o destralhe que tenho feito está ideal, ainda falta muita coisa e ainda falta eu desapegar de muita coisas. Sempre volto nos mesmos lugares e uma coisa que não consegui destralhar uma vez, já em outra vez consigo e assim vai.
    Infelizmente minha mãe não tem o mesmo pensamento que eu. Ontem fui na casa dela e eu e minha irmã tentamos arrumar um quartinho que tem de bagunça. Fiquei chocada com as coisas que vi. Torneiras quebradas, tubos, milhões de fios sei lá de onde, coisas enferrujadas, pedaços de madeira, pedaços de coisas quebradas, pedaços de paninhos, jornais velhos, listas telefônicas velhas, papéis amarelados, pregos e parafusos soltos, caixas de telefone, garrafas vazia, vidros, portas, vassouras quebradas, quanta coisa! Ela diz que é porque pode precisar um dia! Não conseguimos arrumar quase nada ... separamos um monte de coisas em sacos para ela poder olhar, pois não ia jogar fora sem a autorização dela. Acho que as coisas por lá começaram a desandar depois que ela ficou sem poder mais ter uma funcionária para ajudá-la com as tarefas domésticas (o que tem a deixado muito cansada) e também em virtude de um problema de saúde grave que ela teve juntamente com uma decepção sofrida. Acredito que foi à partir daí, mas agora é hora de ajeitar as coisas. Um tempo atrás eu e minha irmã fizemos um destralhe com ela no qual retiramos muita coisa, tipo louças quebradas, milhões de ímãs de geladeiras desbotados, vasilhas plásticas, potinhos, objetos quebrados ... imagine que encontrei um vaso de cristal quebrado e duas taças também de cristal, quebradas, que ela dizia guardar pq um dia iria consertar, coisas que estavam oferecendo um enorme perigo de alguém se cortar nestes objetos. Bandejas e objetos de prata que ela guardava pq dizia que um dia ia restaurar. Um conjunto enorme de enciclopédias dos anos 70 que ela não queria se desfazer pq alguém poderia “precisar”. Enfim, conseguimos retirar muita coisa mas ontem vi que ainda tem milhares de tralhas. Imagino quando partirmos para o quarto dela. Ela fica dizendo que não quer que a gente fique remexendo as coisas dela. Expliquei que não quero invadir as coisas dela e sim facilitar a sua vida. Mas não tem jeito, ontem tive que ser dura com ela e disse que ela parecia que era acumuladora. Acho que fez algum efeito porque ela me telefonou hoje dizendo que estava retirando algumas coisas para jogar fora e outras para doar.

    ResponderExcluir