quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Sobre sonhos e objetivos...

Certas pessoas tem dificuldade para entender que objetivos e sonhos dependem de sacrifícios.

Alguns contam seguir um sonho, ter um planejamento de vida, entretanto querem tudo para ontem, tudo do jeito que querem, tudo sem abrir mão de nada. É a famigerada dificuldade de lidar com frustrações, com pedidos não atendidos, com adiamento de algumas satisfações.

O imediatismo é um grande obstáculo e pode fazer com que sonhos jamais se realizem.

Lembro sempre da história do "marshmallow".

Essa ânsia pelo aqui e agora termina por gerar dificuldades financeiras.

Ontem mesmo fomos ao shopping porque a Izabel, após três meses sem comprar absolutamente nada, queria procurar uma roupa para o Ano Novo. Andamos um pouco e fomos na loja de sempre. Uma blusa linda e "caríssima" no meu conceito de "caro". Ok! Ela iria pagar! Apenas sugeri que para uma peça desse valor, a pessoa deveria pensar no mínimo vinte e quatro horas. Nem chegamos no carro para ir embora e ela já tinha desistido.

Essa ânsia pelo aqui e agora termina por gerar dificuldades profissionais.

A pessoa consegue chegar em determinada posição almejada por muito tempo e descobre que sua prioridade é, por exemplo, a família. Claro que família deve sempre ser prioridade, entretanto em determinados momentos profissionais é preciso uma conversa para que todos cedam um pouco, esperem para desfrutar alguns momentos, entendam a necessidade de abdicar temporariamente alguns compromissos sociais.

Essa ânsia pelo aqui e agora termina por gerar dificuldades amorosas.

Um casal com diversos compromissos em razão das exigências financeiras maiores no início do casamento, também um exemplo, precisa trabalhar mais, dedicar mais tempo ao trabalho e um termina por não entender o outro. Pode também acontecer de um deles precisar auxiliar um filho em um trabalho escolar, mas o outro quer agora, exatamente agora, atenção, carinho e conversa. E lá começam ou continuam os atritos.

É... treine o adiamento da satisfação e certamente terá uma vida mais equilibrada, tranquila e com menos frustrações não administradas... somos adultos e deveríamos agir como tal!

Um comentário:

  1. O imediatismo é uma das principais causas do endividamento e de problemas pessoais e profissionais mesmo.

    O que explica uma pessoa comprar uma coisa sem nunca usar? Um carro para trocar 6 meses depois, uma roupa que não gosta, um sapato que não serve. Eu ainda não consigo entender uma senhora que trabalha comigo. Ela mora com a irmã, a irmã vive na internet procurando "promoções", dai liga para essa senhora que trabalha comigo e dai ela começa a tentar nos convencer do quão imperdível é tal coisa.

    Pois bem, num desses dias ela falou de um site que dentre outras coisas vende sapato. Disse "olha como está barato". E depois disse que a irmã dela para aproveitar os preços, compra mesmo que o número seja menor. Eu disse que isso era um absurdo e ela retrucou dizendo que valia a pena mesmo que não servisse!!

    Roupa menor pode acontece um milagre de emagrecer e entrar. Ok. Mas como que o pé vai encolher pra entrar no sapato? Como poderia essa pessoa ter visto vantagem nisso? Ah, ok, pode vender. Mas vai ter que vender mais barato ainda. Certamente se ela pensasse um pouco mais iria rever a tentação, acho.

    Mas o imediatismo sempre procura estar presente, mesmo que a gente garganteie ter controle, e dar uma lição de moral em alguns. No fim a gente peca também quando menos percebe.

    Um dia eu inventei de comprar uma capa original para meu iPhone. Caro que só ela. E pela cor, sabia que não teria uma felicidade plena, mas mesmo assim comprei. E não satisfeita comprei um produto que achava que iria proteger de pegar sujeira. Igualmente caro, quase 40,00 o tubo.

    No primeiro dia de capa, não sei se foi na minha mesa, se foi uma hora tinha emprestado meu telefone pra minha chefe falar, sei que nesse dia apareceu um risco a caneta azul, quase neon para meus olhos que não queriam ver aquilo numa capa clara. Tentei em casa passar o tal produto e saiu a cor do negócio, ou seja, antes tivesse ficado o risco. Teve que ir fora, e todo absurdo por uma capa paga, foi também. Hoje ele está perfeito com uma de 15,00, sem quase parecer que tem capa. E eu no fundo sabia que teria esse problema, só não poderia imaginar que era no dia em que colocado em uso...

    ResponderExcluir