terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Cartão de crédito e a revolta...

Meu cartão de crédito foi clonado novamente e outra vez para compra de passagens aéreas por alguém. Cartão bloqueado não foi problema considerando que todas as compras de final de ano foram feitas no débito para entrar o novo ano "limpa" de qualquer valor referente ao ano anterior, mesmo porque agora vem IPVA, IPTU, escola, material escolar.

Entretanto, esse não é o assunto do post!

Já mencionei por aqui que entreguei a cada um dos meus filhos um cartão de crédito, logicamente com limite para o devido treinamento. Pedro com doze anos e Izabel com dezenove ano passado receberam cada qual um "cartãozinho mágico" que independe de dinheiro.

A coisa toda ia indo muito bem. Chegou no limite e o cartão não passa mais, embora nunca tenham reclamado do tal limite. Acerto feito uma vez por mês com dedução dos valores gastos nos cartões da mesada de cada um. Uso do cartão também para emergências. Enfim, tudo sob controle!

Semana passada o Pedro desistiu do cartão. Perguntei a razão e ele disse "estou gastando demais e não estou vendo". Informou inclusive que descadastrou o cartão da Sony onde comprava jogos e atualizações e agora vai usar sistema diferente para reassumir o controle.

Hoje a Izabel, que está viajando, disse pelo aplicativo "eu odeio cartão de crédito". Fui verificar o que tinha ocorrido e ela informou que não quer mais o cartão, tendo feito um rolo que não consegue entender e acabou gastando o dinheiro errado do cartão de débito porque não sabia a quantas andava o cartão de crédito, tendo ficado inclusive sem dinheiro para pagar a faculdade.

Ok, percebe-se claramente que o problema não é o cartão e sim a falta de controle, sendo que até entendo porque está em férias na casa do pai em Florianópolis, teve Ano Novo, encontro com as amigas. Mesmo assim não me mexi e ela falou "vou ser gente grande e me virar sozinha para sair desse enrosco!".

Acredito que consiga sair mesmo porque economizou bons valores durante do ano. Somente alertei que mexer na poupança é adiar sonhos e ela ponderou que tem que arcar com a responsabilidade da irresponsabilidade com que agiu.

Pois é... descontrole... adiamento de sonhos... a única certeza que tenho é de que aprendeu a lição! E assim é que as pessoas aprendem cedo.

Dia desses eu estava conversando com a manicure e ela lá, toda faceira, me contando que não comprava nada parcelado. Achei esquisito porque não é o normal das pessoas e fui perguntando. Ela falou que fazia estágio em algum lugar, ganhava R$ 200,00 por mês, comprou um celular em não sei quantas prestações de R$ 160,00 e já paga a segunda prestação foi em uma quermesse e esqueceu o celular no banco da praça, quando retornou é claro que o aparelho não estava mais lá. A moça continuou pagando as prestações do celular que não mais estava na sua posse. Essa também aprendeu da pior maneira.

E quero ver se adio o desbloqueio do cartão de crédito o máximo possível... só não vejo jeito para passagens aéreas em que me parece a única opção a compra pelo cartão de crédito...



Um comentário:

  1. Bah, mas eu se fosse tu passaria a controlar esse cartão de forma mais rigorosa, no meu quando teve compras não realizadas por mim deixei um bom tempo sem usar o outro fornecido por eles após o bloqueio por raiva, e só não tinha cancelado pois era meu primeiro, dai deixava de lembrança..rs, mas nunca mais deixei pra verificar fatura quando chega, sempre vejo constante. E engraçado que a cabelereira no interior também estava nos contando que o cartão dela tentaram tirar passagem, no cartão dela, e que ligaram para ver se ela autorizava e ela disse que não e estava com raiva lá do cartão dizendo que nunca mais ia utilizar depois que pagasse a fatura.

    O jeito é controlar bem em cima e se possível, usar um com valor mais baixo só.

    Cartão pode ser um meio bem cômodo ou um inferno, a gente tem que saber usar e além de saber usar tem que cuidar onde usa. Eu uso pra pontos, embora, pra onde ele junta pontos eu particularmente tenho como terceira opção, mas quebra um galho de vez em quando, por isso uso.

    Mas todo cuidado é pouco e já tive esse sentimento do Pedro , quando cadastrado ele na app do celular e teve um valor x lá em dólares que parecia tão pouquinho na hora que clicava, mas depois descadastrei de lá, de vez em quando me dá umas coceiras pra por de novo, mas tenho me comportado.

    ResponderExcluir