domingo, 9 de agosto de 2015

Sobre vacas gordas e vacas magras...

Conversava hoje com minha norinha e ela perguntou qual a previsão para a crise econômica brasileira. Oito anos? perguntou ela. Respondi que pelo que tenho lido e acompanhado podemos chegar a dez anos de um período muito ruim economicamente.

A Constituição Federal estabelece reposição salarial pela inflação (veja: não é aumento salarial), é apenas reposição do poder aquisitivo, para servidores, juízes e todos os demais trabalhadores de forma anual.

Os juízes ficaram anos sem a tal reposição. As perdas chegavam a quase 40% do valor nominal dos subsídios e foi estabelecida uma reposição de 20%, sendo 5% ao ano para os próximos quatro anos. Devemos, acaso eu não me engane, estar no terceiro ano e... esses quatro anos tiveram inflação e não há qualquer previsão ou possibilidade de outras reposições.

Enfim, não estou aqui reclamando, mas quando a pessoa opta por uma carreira pública abre mão de muitas outras oportunidades. Quem assume como juiz, por exemplo, não pode ter qualquer outra atividade remunerada, exceto magistério.

Os servidores que estão em greve amargam nove anos sem qualquer reposição e todas as demais categorias através de seus sindicatos conseguem uma reposição salarial, senão integral pelo menos que não deixe os salários nove anos sem qualquer índice para repor o valor nominal.

Continuando a conversa, lembramos que todas as profissões tem épocas boas e épocas ruins, tendo ela aprendido com o pai e eu com a vida que nas ocasiões boas temos que fazer reservas para suportar as épocas ruins... mais ou menos como os insetos que armazenam a comida durante o verão para que possam aguentar o inverno.

Assim fazemos em casa... poupamos por diversas razões, para evitar gastos supérfluos e desnecessários, evitar a acumulação, facilitar a organização e limpeza, realizar sonhos, poder ter experiências diferentes em viagens, ter condições de aplicar no aprimoramento pessoal... e também para enfrentar as épocas em que a remuneração ou o mercado nos tire o poder aquisitivo.

Como você faz para se preparar para a época de "vacas magras"?

3 comentários:

  1. Sou funcionária pública e esse ano não tivemos aumento de salário. :(
    E o mais triste é que meu Pis/Pasep só no ano que vem! (Pois é, ganho tão pouco que estou na faixa dos que tem direito a receber.)

    Estou passando como posso pela crise, já que não tem muito de onde cortar mais gastos. Não viajo, não como fora, não tenho carro, não compro eletrônicos...

    ResponderExcluir
  2. Acho que o principal é cortar o gasto com alimentação fora de casa. Só esse final de semana fiz a idiotice de comer em quatro locais diferentes porque não deixei nada preparado e na hora da fome meu marido fica enchendo, culminando em um rodízio que era R$60,00 por pessoa, muito ruim, sem gosto ou gosto de comida descongelada às pressas. Pelo menos aprendi aonde não ir e a sempre deixar alguma coisa pronta de antemão.Outra coisa que se pode economizar é avaliar o custo/benefício de comprar remédios genéricos. Às vezes são mais caros que os originais, às vezes vem em menor quantidade e vc tem que comprar mais caixas ou envelopes para acabar algum tratamento. Tem que ficar atento com os vendedores tentando empurrar o que seja mais caro ou tenha menor quantidade.Passei por isso hoje, pedi o remédio humano do meu cachorro e o atendente trouxe as caixas de costas.Desconfiei. Fui olhar e tinham somente 20 unidades em cada caixa, sendo que a receita da veterinária era de 30 unidades por caixa, sendo necessário que fosse o genérico para ser assim e eles não tinham. Sempre tenho problema nesse lugar, mas perto de casa não tem outras opções.

    ResponderExcluir
  3. O que acho lamentável em nosso país é o extremo abismo entre cargos e salários. Alguns ganham demais e reclamam de perdas salariais, falta de reajuste pela inflação, enquanto temos pessoas vivendo à margem da sociedade com um salário mínimo vergonhoso. Enquanto nossos governantes governarem para poucos privilegiados, infelizmente o país vai continuar assim.
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderExcluir